O Conselho Técnico da Região dos Templários da Federação do Folclore Português e o Município de Tomar levam a efeito a recriação de uma romaria do princípio do século XX, no domingo 8 de maio em Tomar.
O evento inicia-se pelas 9h45 com a saída dos romeiros de várias ruas da cidade para o local da romaria, o Jardim do Mouchão, onde estarão disponíveis produtos tradicionais. De seguida os romeiros deslocam-se para a Igreja de São João Baptista, onde terá lugar a missa às 10h30. A procissão tem início por volta das 12h00 com o seguinte percurso: Praça da República, Rua Serpa Pinto, Avenida Marquês de Tomar, Jardim do Mouchão, Avenida Marquês de Tomar, Rua Silva Magalhães e Praça da República. As fogaças são aí benzidas e depois são acompanhadas pela Banda Republicana Marcial Nabantina até ao Jardim do Mouchão, onde durante a tarde haverá leilão de fogaças, tocadores de instrumentos tradicionais, cantadores ao desafio, jogos tradicionais (com a colaboração do Calma - Clube de Actividades de Lazer e Manutenção) e bailarico até às 17h30.
Participam nesta recriação os ranchos folclóricos do concelho de Tomar e da região dos Templários, o Grupo de Gaiteiros dos Brasões, bem como a Banda Republicana Marcial Nabantina.
O evento tem o apoio da Federação do Folclore Português, do Município de Tomar, da Paróquia de São João Baptista e da União de Freguesias de São João Baptista e Santa Maria dos Olivais.
Pede-se aos moradores das ruas do percurso da procissão que coloquem colchas nas janelas.
A organização convida a população a estar presente para assistir a esta recriação de uma romaria no domingo 8 de maio e relembrar as vivências do passado.