Finalizado o ano 2020 e após análise aos últimos doze meses a Resitejo/RSTJ, mesmo perante esta pandemia, cumpriu os seus objetivos na recolha seletiva voltando a atingir e ultrapassar mesmo as metas que lhe estavam fixadas.
Assim tendo em comparação o ano de 2019 foram recolhidas:
3.065 Toneladas de Vidro
3.694 Toneladas de Papel
4.090 Toneladas de Plástico
As quantidades de resíduos recolhidos seletivamente em 2020 representa um aumento de 15% face a 2019.
Apesar dos resultados obtidos em 2020 a Resitejo/RSTJ tem em marcha a implementação de vários projetos para que em 2021 os resultados a atingir sejam iguais ou superiores aos obtidos em 2020.
Assim esta empresa intermunicipal tem em implementação dois projetos apoiados pelos fundos comunitários (POSEUR), que representam um investimento no montante superior a 6 milhões de euros.
Deste montante cerca de 5 500 mil euros serão investidos na modernização da unidade de tratamento mecânico, adaptando a mesma para a receção dos bioresíduos para a partir daí transformar os mesmo em composto de grande qualidade para uso agrícola e os 700 000 € restantes para a implementação da recolha porta a porta de embalagens nos cinco concelhos que ainda não se encontram servidos por este tipo de recolha (Alcanena, Torres Novas, Tomar, Ferreira do Zêzere e Santarém).
Com a realização destes investimentos a Resitejo/RSTJ pretende retirar da deposição em aterro de mais de dez mil toneladas de matéria orgânica e aumentar a quantidade de resíduos a enviar para reciclagem em mais 1 200 toneladas de embalagens.
Para a obtenção destes resultados, para além dos investimentos atrás descritos, a Resitejo/RSTJ irá aumentar o número de ações de sensibilização a realizar nos dez concelhos que constituem o seu núcleo acionista estando, para tal, a proceder ao recrutamento de mais 6 colaboradores para a área de sensibilização ambiental, propondo-se assim a realizar um maior contacto pessoal junto dos cerca de 200 000 habitantes que constituem o seu universo.