NOTICIAS DO RIBATEJO EM SUMARIO E ACTUALIZADAS PERIODICAMENTE - "A Imparcialidade Na Noticia" - UMA REFERÊNCIA NA INFORMAÇÃO REGIONAL -
Terça-feira, 27 de Junho de 2017
REVISÃO DO PDM LEVOU TRÊS DEZENAS DE TÉCNICOS AO TERRENO
  • Câmara Municipal convidou entidades responsáveis por dar parecer à proposta de Revisão de PDM do Cartaxo para uma visita ao concelho.
  • Cerca de três dezenas de técnicos percorreram as freguesias do concelho e visitaram cinco empresas que são exemplo do tipo de dificuldades que o atual PDM coloca ao desenvolvimento económico, à criação de postos de trabalho e à fixação de pessoas no território municipal.
  • Pedro Magalhães Ribeiro fez “balanço muito positivo desta iniciativa” que permitiu aos técnicos compreenderem “a proposta do município, as necessidades específicas de cada tipo de empresa e ver todas as dúvidas esclarecidas pelos empresários e pelos autarcas”.
  • A visita foi acompanhada pelos presidentes de Junta de Freguesia “conhecedores profundos dos entraves que o atual PDM coloca ao desenvolvimento das suas terras, à manutenção e reconversão de património edificado e à atração de população jovem”, com especial atenção “para as alterações que propomos para Valada, impedida de qualquer tipo de crescimento”.
  • Técnicos municipais das áreas de urbanismo e de gestão territorial acompanharam os técnicos das entidades, o que “se mostrou facilitador de todo o processo. Foi muito bom constatar que questões decorrentes da proposta apresentada em papel, foram facilmente clarificadas nos locais que visitámos”.

 

 

 

Na sequência da entrega da Proposta de Revisão de PDM às entidades que vão emitir parecer técnico – reunião que teve lugar no passado dia 24 de maio na sede do Município –, Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, convidou as vinte e cinco entidades envolvidas, a participarem numa visita de trabalho ao concelho e a algumas empresas que enfrentam dificuldades de crescimento pelas limitações impostas pelo atual PDM.

 

A visita decorreu no dia 20 de junho, passada terça-feira, ao longo de todo o dia. O presidente de Câmara, o vice-presidente, Fernando Amorim, a vereadora Sónia Serra, responsável pelos pelouros do Ambiente, Urbanismo e Desenvolvimento Económico, o presidente da Assembleia Municipal, Gentil de Sousa Duarte e o primeiro secretário, Augusto Parreira, assim como os presidentes de Junta de Freguesia, acompanharam os técnicos das entidades e os técnicos municipais numa visita que “permitiu aos empresários apresentarem os seus problemas a quem vai decidir, permitiu aos técnicos das entidades conhecer as empresas, as suas atividades e ambições de crescimento, assim como, avaliarem no local as implicações e detalhes da nossa proposta e aos autarcas exporem os problemas do seu território”.

 

Presidente da Câmara destacou importância estratégica do PDM no desenvolvimento do território

No balanço final da visita, Pedro Magalhães Ribeiro considerou atingido o maior objetivo “que nos tínhamos proposto ao fazer este convite, contrariar qualquer possibilidade de que esta Revisão, que construímos no terreno em estreita ligação com as pessoas e com as empresas”, se pudesse transformar “nesta fase crucial para a sua aprovação, num documento de gabinete”.

 

Durante todo o dia, técnicos municipais e equipa técnica responsável pela proposta, técnicos e responsáveis das entidades, presidentes de Junta de Freguesia e empresários “esclareceram dúvidas, confirmaram no terreno a exatidão do trabalho que entregámos, falaram entre si, partilharam expectativas e o município mostrou como esta Revisão do PDM é urgente e é crucial para o desenvolvimento futuro do concelho”, referindo que “queremos que o Cartaxo possa afirmar que cumpriu escrupulosamente a legislação nacional e regional que condiciona este documento, mas também que se bateu pela conquista de um PDM amigo do investimento e do ambiente, da criação de postos de trabalho e da valorização dos nossos recursos naturais”.

 

Para o autarca é “essencial que possamos valorizar os que querem investir no nosso concelho, sem empresas não haverá postos de trabalho e assistiremos ao crescente envelhecimento da população porque não conseguiremos fixar os jovens. Não vale a pena fingirmos que há soluções milagrosas, ou que o problema não existe. Este é um passo enorme, mas apenas um, no combate pelo futuro sustentável do concelho”.

 

A proposta de revisão do PDM “que estas entidades vão analisar e sobre a qual vão emitir parecer”, constitui-se como um dos “momentos mais importantes para o nosso futuro, a par da construção das ETAR e da solução encontrada para a fixação de empresas no Valleypark”.

 

Visita percorreu todas as freguesias e cinco quatro empresas

Vale da Pinta foi um dos destinos da visita onde os técnicos fizeram a primeira paragem do dia. “Escolhemos a empresa My Camp”, porque “quisemos mostrar como a iniciativa privada, apesar dos inúmeros entraves, tem conseguido ao longo dos anos, criar postos de trabalho e contribuir para a dinamização da economia local”. A empresa, sedeada na Quinta da Broeira, tem atividade há mais de 20 anos e acolhe milhares de crianças e jovens em campos de férias ou programas escolares, para além de organizar eventos empresariais.

 

A My Camp “é exemplo de outras empresas que prestam serviços de excelência, são reconhecidas nacional e internacionalmente, contratam localmente criando postos de trabalho diretos e indiretos e precisam saber que podem planear o seu futuro, que podem crescer e que não serão condicionadas por imposições que estão desfasadas em relação à sua real atividade”, afirmou o presidente da Câmara.

 

Em Pontével, os técnicos visitaram as instalações da antiga Agroseber, abandonadas há mais de uma década e recentemente adquiridas pelaempresa Best-Farmer, do Grupo Gerónimo Martins. A vereadora Sónia Serra explicou que a classificação proposta para esta exploração é extensível a todas as explorações pecuárias do concelho.

 

As instalações serão recuperadas e transformadas para criação de gado bovino da raça Angus, destinada a comercialização nos pontos de venda do Grupo, que obedece a processos rigorosos e ao cumprimento de boas práticas quer de tratamento dos animais, quer nos cuidados ambientais a que a unidade estará obrigada. O investimento previsto é superior a 5 milhões de euros, entre reconstrução das instalações e aquisição de equipamento. A unidade do Cartaxo será a sede operacional e escritório da empresa, criando cerca de duas dezenas de postos de trabalho diretos, para além do papel que terá na dinâmica económica local – quer pela contratação de serviços e produtos, quer pela aquisição de milho aos produtores locais.

 

Os técnicos seguiram para a Flora Garden, empresa com sede na Lapa, que presta serviços de jardinagem. A empresa tem 120 trabalhadores e pretende expandir o seu negócio na área de tratamento de resíduos verdes. Com uma estação de compostagem para tratamento dos resíduos que produz e que reutiliza, a empresa cumpre já os pressupostos da economia circular e do desenvolvimento sustentável da sua atividade. Para que possa expandir esta área de negócio, a Flora Garden ambiciona valorizar este produto, acrescentando á produção de composto orgânico, o seu tratamento com vista à comercialização.

 

A empresa tem certificação em Sistema de Gestão Ambiental, Sistema de Gestão de Qualidade e Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho, mas o PDM atual acarreta problemas como a impossibilidade de ter pontos de água ou de eletricidade junto à estação de compostagem.

 

Durante a tarde, depois da passagem por Vila Chã de Ourique, a visita centrou-se em Valada e em Vale da Pedra. Esta última, para que os técnicos pudessem confirmar no terreno a limitação que o atual perímetro urbano coloca à freguesia que mais cresceu nos últimos anos. Em Valada, último destino da visita, para além da análise a questões como as limitações impostas pela RAN e REN, foram ainda abordadas as dificuldades que a freguesia enfrenta por estar em Zona Ameaçada por Cheias.

 

A Coudelaria Luís Bastos e a Quinta das Varandas, onde têm sede empresas ligadas à exploração agrícola, à comercialização de equipamentos e materiais equestres, assim como, à criação e treino de cavalos de desporto de alto rendimento, foram as empresas visitadas. Quer a Coudelaria Luís Bastos, quer a Quinta das Varandas, são reconhecidas pela excelência do trabalho que desenvolvem, têm projetos que serão criadores de postos de trabalho num segmento especializado, com potencialidades de crescimento e atuam a nível internacional.

 

Pedro Magalhães Ribeiro destacou a necessidade de “criarmos condições para que estes empresários possam continuar a trabalhar no concelho”, lembrando que “a sua ação tem a maior relevância não só ao nível da criação de postos de trabalho, mas também da dinamização turística de um território com enorme potencialidade”.

 

As limitações colocadas aos empresários são também “sentidas pela população da freguesia” – a classificação que impede “novas construções em Valada, Porto de Muge e Reguengo, e que limita a recuperação e reafetação de muitas edificações, não se justifica”, afirmou Pedro Magalhães Ribeiro que defende “a necessidade de encontrar um equilíbrio que impeça o abandono destas aldeias pela população e que permita aos mais jovens fixar aqui a sua residência e os seus negócios. Sem pessoas não haverá desenvolvimento sustentável do território”.

 

Entidades já têm data indicativa para entrega de pareceres

O processo de Revisão do PDM aguarda agora a que todas as entidades emitam parecer, o que deverá acontecer até ao dia 29 de julho. Caso venha a ser necessário, a autarquia pode voltar a contactar as entidades para consensualizar posições que garantam pareceres positivos, sendo esperado que até ao próximo dia 22 de setembro a CCDR-LVT entregue ao município o seu relatório final.

 

A Câmara Municipal do Cartaxo disponibiliza, para além dos canais de comunicação existentes, o mail pdm@cm-cartaxo.pt para que todos os interessados possam suscitar quaisquer esclarecimentos sobre o processo de revisão do PDM e até ao final do próximo mês terá todo o processo disponível no site do município.



publicado por Noticias do Ribatejo às 14:38
link do post | favorito

Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

pesquisar
 
Setembro 2019
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
14

20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


posts recentes

Inscrições para a Univers...

Município do Entroncament...

JORNADAS DE CULTURA ATÉ 2...

Festival de música Cartax...

Tertúlia Festa Brava orga...

“Quando ela… é ele!” teat...

Professores dos 3 Agrupam...

CARTAXO VOLTA A APRESENTA...

Jovens atores da Chamusca...

Tomar dá o corpo ao manif...

Programa de Educação Pare...

“Chamusca das Três Graças...

ERROS GROSSEIROS NA ELABO...

Festival de música Cartax...

Há apoios do Portugal 202...

‘Santarém em Cena’ reúne ...

Teatro Sá da Bandeira ini...

Ceyceyra Medieval a 21 e ...

TEMAS DE SAÚDE: Doente on...

"O medo tem alguma utilid...

Município de Azambuja ass...

Ano letivo 2019-2020 arra...

Tomar – Prisão preventiva...

Arroz é rei em novo event...

PSD visita operação de li...

Fórum Cultural em Arruda ...

CÂMARA MUNICIPAL DO CARTA...

Santarém retoma liderança...

União de Tertúlias de Aza...

Mercado de Outono e ofici...

arquivos

Setembro 2019

Agosto 2019

Julho 2019

Junho 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

tags

todas as tags

subscrever feeds