NOTICIAS DO RIBATEJO EM SUMARIO E ACTUALIZADAS PERIODICAMENTE - "A Imparcialidade Na Noticia" - UMA REFERÊNCIA NA INFORMAÇÃO REGIONAL -
Quarta-feira, 23 de Abril de 2014
SANTARÉM: Aproveite o que Santarém tem para lhe oferecer este fim de semana

 

 Esta quinta-feira, dia 24 de abril, às 22h00, tem lugar o Concerto Comemorativo do 40º Aniversário do 25 de Abril com Pedro Barroso e Manuel Freire - A Arte da Música e de encantar, cantando, no Convento de S. Francisco.

Esta iniciativa é organizada pela AJA – Associação José Afonso – Núcleo de Santarém, Comissão das Comemorações Populares do 25 de Abril de Santarém e Câmara Municipal de Santarém.

Os bilhetes, a 2 Euros, podem ser adquiridos no Posto de Turismo, no Convento de S. Francisco e junto da Comissão das Comemorações Populares do 25 de Abril de Santarém.

 

A partir das 24h00, tem lugar uma Recriação do discurso do capitão Salgueiro Maia às tropas em Parada, antes de partirem para Lisboa, na madrugada de 25 de Abril de 1974, na Parada da antiga Escola Prática de Cavalaria. Posteriormente, sai a coluna militar no seguinte percurso: Ex EPC - Av. do Brasil - Jardim dos Cravos, onde será depositada coroa de flores e regresso à Ex EPC pelo mesmo percurso, em que participam 9 viaturas militares da época e 60 figurantes fardados à época.

A partir das 02h00 há Porco no espeto e animação com DJ Sancho, na Parada da antiga Escola Prática de Cavalaria.

 

No dia 25 de abril (sexta-feira), a partir das 9h00, tem lugar um  Passeio de BTT pelo combro da Vala, numa organização do Movimento Ecologista do Vale de Santarém, com concentração no Jardim do Vale de Santarém.

 

Às 10h00, tem lugar uma Evocação de Fernando Castelo, no Cemitério dos Capuchos, com familiares e Amigos, num fraterno (re)encontro.

 

Também a partir das 10h00,  tem lugar a Corrida Atletismo “Trilhos da Liberdade”, na Póvoa da Isenta, numa organização da Junta de Freguesia.

 

Os Trilhos da Liberdade têm um percurso de 13km em terra batida e trilhos da Póvoa da Isenta. A prova conta com os escalões Seniores e Veteranos de ambos os sexos e é aberta a todos os participantes, maiores de 18 anos, desde que devidamente inscritos.

 

Para mais informações, consulte a página oficial do evento no Facebook: www.facebook.com/events/1423271654581523

 

Entre as 10h00 e as 13h00, o Jardim da Liberdade acolhe, também no âmbito das comemorações do 25 de Abril, demonstração e experimentação de várias modalidades desportivas, promovidas por vários clubes, para além de três aulas de Fitness abertas à população, nos seguintes horários: das 10h00 às 11h00 - Master de Spinning pelos ginásios Scape e Visual. Das 11h30 às 12h15 há Master de Zumba, da responsabilidade do ginásio Bora Lá Zumbar e das 12h15 às 13h00 há Master de Localizada e Alongamentos pelo 100%.

Das10h30 às 12h00 As Cores de Abril vão ser pintadas por crianças, no Jardim da Liberdade. Mil cores de alegria e de vida, numa iniciativa da Associação Aqui há Gato e da Câmara Municipal de Santarém.

 

Às 11h00 há Cravos para Salgueiro Maia, no Jardim dos Cravos, numa Cerimónia que conta com a presença de familiares, amigos e entidades oficiais, Banda da Sociedade Filarmónica da Gansaria e participação de Escolas, com leitura de texto escrito por aluno(a) do Ensino Secundário, numa iniciativa da empresa municipal Viver Santarém e da Câmara Municipal de Santarém.

 

Também às 11h00, o Jardim do Vale de Santarém acolhe uma aula de Zumba, pela Sociedade Recreativa Operária do Vale de Santarém.

 

Às 12h00 tem lugar a Sessão Solene da Assembleia de Freguesia do Vale de Santarém, na Sala da Assembleia da Junta de Freguesia do Vale de Santarém.

 

A partir das 12h00 há Teatro de Fantoches, no Jardim da Liberdade, numa iniciativa organizada pela Associação Aqui há Gato e pela Câmara Municipal de Santarém.

A magia das marionetas com a beleza das artes plásticas e a literatura para a infância.

 

Às 13h00, o Jardim do Vale de santarém acolhe um Almoço, com carnes grelhadas e sardinha assada e Jogos Tradicionais, numa organização da Sociedade Recreativa Operária do Vale de Santarém.

 

A partir das 13h30, decorre o Almoço do 25 de Abril, na antiga Escola Prática de Cavalaria, em Santarém, num convívio festivo de comemoração da Revolução dos Cravos, que conta com a presença de várias entidades oficiais, militares de Abril e público em geral, numa organização da Comissão das Comemorações Populares do 25 de Abril de Santarém e da Câmara Municipal de Santarém.

Os Bilhetes estão à venda no Posto de Turismo e junto dos membros da Comissão das Comemorações Populares do 25 de Abril de Santarém.

 

Às 14h30 tem lugar uma Demonstração pela Escola de Karaté da Sociedade Recreativa Operária do Vale de Santarém, no Jardim do Vale de Santarém e às 15h00 há Torneio de futebol entre alunos da Escola EB1/JL e participação especial de duas equipas da Vitória de Santarém, também no Jardim do Vale de Santarém.

 

A partir das 16h45 há Lançamento de balões, no Jardim do Vale de Santarém.

 

A partir das 17h00, tem lugar o XXXVII Encontro de Coros, na Igreja da Graça, que conta com a participação do Coro da Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso e dos Coros infantil, Juvenil e Adulto do Círculo Cultural Scalabitano.

 

Esta iniciativa com entrada livre é organizada pelos Coros Infantil, Juvenil e Adulto do Círculo Cultural Scalabitano e pretende reforçar o gosto pela música, criando um espaço de contato entre melómanos de todas faixas etárias.

 

Às 17h30 tem lugar a atuação do Rancho Folclórico do Vale de Santarém, no Jardim do Vale de Santarém.

 

Às 20h30, há Noite de Fados no Centro Cultural e Recreativo de Aldeia da Ribeira, que conta com a participação de Liliana Jordão, Carla Roxo, Alcides Cepas e o fado humorístico de Emanuel Moura. Os fadistas vão ser acompanhados à guitarra portuguesa por Paulo Leitão e à viola por Gilberto Silva.

Antes do espetáculo, vai ser servido um jantar que inclui: Caldo verde, bacalhau à lagareiro, doces, café da avó e filhoses. As reservas devem ser efetuadas através do telemóvel 969 168 476.

O evento é organizado pela Escola de Danças de Salão de Aldeia da Ribeira e conta com os apoios da Junta de Freguesia de Alcanede, Centro Cultural e Recreativo de Aldeia da Ribeira e do Portal de Alcanede.

Também esta sexta-feira, a partir das 22h00, há C…de Concerto - Mundo Mandioca Revolucionário, na Sala Polivalente do Círculo Cultural Scalabitano, no Teatro Taborda.

Numa abordagem às sonoridades do mundo que nos transmitem os valores das liberdades e das revoluções a banda Mundo Mandioca volta ao palco do Espaço C para uma noite cheia de bons ritmos.

Para mais informações, contatar o Círculo Cultural Scalabitano | tlm. 916 319 990 / 918 926 506 |espaco.c13@gmail.com | Facebook/Espaço C | | M/12

 

De 25 a 28 de abril, a localidade de Espinheira, em Alcanede, acolhe os Festejos em Honra de Nossa Senhora dos Prazeres.

A festa arranca dia 25 de abril, com a tradicional fogueira, a partir das 20h00. No sábado, o destaque vai para o baile que conta com as atuações de David C. e do Dj Taminta, na Casa de Convívio da Espinheira.

 

Dia 27 de abril, logo pela manhã, a Bandinha da Moca acompanha o peditório pelos lugares da Espinheira e Casais da Espinheira, e às 15h00 realiza-se a celebração da missa em honra da padroeira seguida de procissão. Às 15h00 dá-se início ao arraial e pelas 22h00 a animação fica a cargo de acordeonistas.

O último dia dos festejos, 28 de abril, é reservado para a celebração de uma missa em sufrágio dos membros da comunidade já falecidos, às 16h00, e para o arraial onde vai ser realizado o tradicional leilão de oferendas. As entradas são gratuitas.

 

Nos dias 26 e 27, há Jornada Desportiva no Atlético Clube de Pernes.

 

No sábado, dia 26, às 11h00, tem lugar o jogo Traquinas, entre o Atlético Clube de Pernes e o Núcleo Sportinguista de Rio Maior.

 

Às 15h00, começa o jogo de juniores entre o Atlético Clube de Pernes e União Futebol Clube de Almeirim e às 15h00 o jogo de Benjamins – Torneio Moçarria Cup 14.

 

Às 15h00 decorre uma Exposição canina e prova e cães de parar, que conta com a colaboração do Clube de Caçadores do Vale de Santarém, no Jardim do Vale de Santarém.

Às 16h30 tem lugar um Debate sobre a defesa do ambiente e despoluição da Vala Real, no Salão da Sociedade Recreativa Operária do Vale de Santarém, que conta com a colaboração do Movimento Ecologista do Vale de Santarém.

 

A partir das 21h00, o Salão da Sociedade Recreativa Operária do Vale de Santarém é palco de Canto Livre, com a participação do Grupo AJA Festa – da Associação José Afonso - Núcleo de Santarém.

 

Também às 21h00, tem lugar uma Homenagem aos Presos Políticos, na Sala da Assembleia da Junta de Freguesia, em Vale de Figueira, que conta com a intervenção de ex-presos políticos e espetáculo musical.

Esta iniciativa é organizada pela União de Freguesias de São Vicente do Paúl e Vale de Figueira. 

 

Às 21h30, tem lugar no Teatro Sá da Bandeira, o 2º Ciclo Solidário de Bandas Filarmónicas do concelho de Santarém, pela Sociedade Musical e Recreativa do Xartinho.

A Sociedade Musical e Recreativa do Xartinho foi fundada em janeiro de 1944. Ao longo dos anos, a Banda tem exercido uma grande actividade musical a nível regional e nacional, com concertos, festas populares e romarias, para além de participar em encontros de Bandas Filarmónicas.

 

Este Ciclo Solidário de Bandas de Santarém, com organização a cargo do Município de Santarém em colaboração com as Bandas Filarmónicas do Concelho, teve início em 29 de março com a atuação da Sociedade Filarmónica de Instrução Musical da Gansaria e termina no dia 10 de maio com o concerto com a Sociedade Filarmónica Alcanedense.

 

A partir das 22h30 há Festa/Baile Sempre Abril, com música dos anos 60/70, na Sede do Centro Cultural e Recreativo de Fontaínhas e Graínho, numa organização da Federação de Coletividades de Cultura, Recreio eDesporto do Distrito de Santarém - FCCRDS.

 

Também no sábado, às 22h00, há Festa/Baile “Sempre Abril”, no Centro Cultural e Recreativo das Fontaínhas,numa organização Centro Cultural e Recreativo das Fontaínhas.

 

Música dos anos 60 e 70 com o DJ Bac e algumas surpresas com o amigo Chona.

Entrada livre.

 

 

No domingo, dia 27 de abril, das 09h00 às 13h00, o Grupo de Dadores de Sangue de Pernes  organiza  uma  recolha  de  sangue, no Centro de Ajuda Espiritual, no Largo do Choupal em Santarém.

 

Às16h00, há Teatro de Bolso na livraria Aqui Há Gato.

 

Era uma vez um teatro que saiu de um bolso mágico... Em teatro de Luz Negra que irá encantar o mundo de pequenos e graúdos.

Duração: 30’ Classificação: M / 3 Preço: 2€

 

Também às 16h00, há Teatro para crianças - “A Carochinha” e o “Urso dorminhoco”, pelo Veto Teatro Oficinano Auditório – Círculo Cultural Scalabitano, no Teatro Taborda.

 

Com estas duas histórias, o Veto Teatro Oficina, mostra duas formas diversas de manipular marionetas de luva. Na primeira, a História da Carochinha tudo está à vista dos espectadores. O bonecreiro mostra os bonecos, despidos de efeitos surpresa, narrando ele próprio a história enquanto elemento vivo do espetáculo.

Na segunda história a magia está presente construído pelo que se mostra e pelo que se esconde. O urso é um mandrião que após a intervenção das abelhas se torna um elemento útil, guardando o jardim e assegurando a paz aos seus habitantes.

Informações: Círculo Cultural Scalabitano | telf. 243 321 150 (14h00-20h00) | circuloscalabitano@gmail.com | Colaboração: Taberna do Quinzena

 

Às 17h30, tem lugar o encerramento das Exposições com entrega de lembranças comemorativas do 40º aniversário do 25 de Abril e participação na Exposição Fotográfica “Tempos de Guerra”, no Edifício Aristides Graça.

 

Também às 17h30 há Sabores para Abril, no Teatro Sá da Bandeira, pelo Conservatório de Música deSantarém, num Momento inesquecível de Arte e afeto por professores e alunos, construído pelo entrosamento dossons do Piano, Canto Lírico, Flauta Transversal, Saxofone, Viola Dedilhada, Acordeão, Coro de Câmara, numa iniciativa organizada pela empresa municipal Viver Santarém, Câmara Municipal de Santarém e Conservatório de Músicade Santarém. A entrada é gratuita, mas limitada à lotação da sala.

 

 

No domingo, dia 27, às 10h30, há jogo de iniciados, entre Grupo Desportivo «O Coruchense e o Atlético Clube de Pernes.

 

Das 09h00 às 17h00, há Torneio de Futebol 5 Infantil, no âmbito das comemorações do 76º Aniversário do Cruz de Cristo – Atlético Clube da Póvoa da Isenta, no Campo de Futebol 5 Sintético da Póvoa da Isenta, entre as 9h00 e as 17h00.

 



publicado por Noticias do Ribatejo às 18:00
link do post | favorito

Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

pesquisar
 
Agosto 2022
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


posts recentes

...

Torneio de Sueca do Conce...

Comemorações do Dia Inter...

Município da Chamusca atr...

Município de Azambuja dá ...

AS PISCINAS MUNICIPAIS DO...

Chamusca recebe “Rua das ...

MERCADONA ABRE HOJE LOJA ...

Requalificação de Arruame...

Galeria Municipal do Entr...

Recolhas gratuitas de lix...

Município de Santarém mar...

Entroncamento vai ter cur...

Cineteatro da Chamusca re...

Município de Santarém apo...

REI E RAINHA DAS VINDIMAS...

Entroncamento realiza Tor...

Município de Azambuja vol...

“Artéria” – Programa de A...

Candidaturas abertas para...

VI Festa do Emigrante

Município de Azambuja com...

Já avançou a empreitada d...

Programa de Voluntariado ...

SUSPENSÃO NO ABASTECIMENT...

Associação Cultural e Rec...

AZAMBUJA: Empreitada de R...

Recolha de Sangue e Dador...

Assembleia Municipal apro...

CÂMARAS MUNICIPAIS DO CAR...

tags

todas as tags

arquivos

Agosto 2022

Julho 2022

Junho 2022

Maio 2022

Abril 2022

Março 2022

Fevereiro 2022

Janeiro 2022

Dezembro 2021

Novembro 2021

Outubro 2021

Setembro 2021

Agosto 2021

Julho 2021

Junho 2021

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Junho 2020

Maio 2020

Abril 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Julho 2019

Junho 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

DIRECTOR/rRESPONSÁVEL: António Centeio
Rua do Jardim, 2090-078 Alpiarça Telemóvel: 933 088 759
subscrever feeds