NOTICIAS DO RIBATEJO EM SUMARIO E ACTUALIZADAS PERIODICAMENTE - "A Imparcialidade Na Noticia" - UMA REFERÊNCIA NA INFORMAÇÃO REGIONAL -
Sexta-feira, 6 de Junho de 2014
SANTARÉM: Aproveite o que Santarém tem para lhe oferecer este fim de semana

 

 

Esta sexta-feira, dia 6 de junho, a partir das 15h00, tem lugar o Tradicional Cortejo de campinos, cavaleiros, amazonas e atrelagens, por ocasião dos 50 anos da Praça de Toiros de Santarém.

O cortejo sai do CNEMA às 15h00, às 16h15 os participantes recebem a benção na Praça Marquês Sá da Bandeira (Largo do Seminário), pelas 16h30 fazem nova paragem na Praça do Município onde se prevê a entrada no cortejo do Executivo Municipal. Há nova paragem na Taberna do Quinzena e na Praça de Toiros, onde será homenageado Celestino Graça neste que é o ano das comemorações da Praça de Toiros Monumental Celestino Graça. O cortejo regressa ao CNEMA por volta das 19h00 onde vai jantar.

Das 15h00 às 20h00 há Recolha de Sangue, numa Unidade Móvel, à entrada do Hospital Distrital de Santarém, organizado pelo Grupo Dadores Sangue Pernes que apela à comparência de todos, para que possam continuar a salvar vidas.

Também esta sexta-feira, às 21h30, a peça de teatro Slot Instantâneos – Impro sobe ao palco do Teatro Sá da Bandeira.

 

Quantas palavras são necessárias para se contar uma história?
E quantas histórias se podem esconder por detrás de uma só palavra?

É este o desafio de Slot, o novo espetáculo de improviso teatral, dos Instantâneos.

Ao longo de 60 minutos, Slot levará atores e público numa descoberta conjunta de cenas, momentos e diálogos, que se irão entrelaçar entre si, através de combinações surpreendentes e imprevisíveis.

Aleatoriamente, a sorte empurra os atores para um salto no escuro. Quem será o próximo?

Duração: 60’ Classificação: M/16 Preço: 5€ | 7,5€ Bilhete para Duelo Improvisado e Slot

 

Às 21h30 há C de…Cenário - “Arsénico e as Rendas Velhas” pelo Veto Teatro Oficina, no Auditório do Círculo Cultural Scalabitano - Teatro Taborda.

Uma comédia negra sobre duas senhoras de idade que envenenam os seus inquilinos para os livrarem dos males do mundo. Isto, enquanto lidam com três sobrinhos desequilibrados.

Freddy pensa ser George W. Bush, Jonathan é um criminoso que, depois de uma operação plástica mal sucedida, parece mais um Frankenstein e John é um crítico de teatro que descobre o segredo das tias no mesmo dia em que decide casar com a vizinha do lado.

José Ramos encena a comédia de Joseph Kesselring que marca o regresso deste grupo aos palcos.

Para mais informações, contacte o Círculo Cultural Scalabitano, através do telefone: 243 321 150, das 14h00 às 20h0 ou através do e-mail: circuloscalabitano@gmail.com

A partir das 22h00, há C…de Cores - Inauguração da Exposição de Imagens e Postais sobre “Santarém Antiga” da coleção privada de Joaquim Martinho da Silva, no Hall do Círculo Cultural Scalabitano.

Esta exposição vai refletir semanalmente uma zona da cidade: Marvila [6 a 12jun.]; Porta do Sol e Bairros Ribeirinhos [13 a 19jun.]; Vila e Fora de Vila [20 a 26jun. | 27jun. a 4julho].

Para mais informações, contacte o Círculo Cultural Scalabitano, através do telefone: 243 321 150, das 14h00 às 20h0 ou através do e-mail: circuloscalabitano@gmail.com

 

No sábado, dia 7 de junho, decorre um Passeio com História - Safari Fotográfico no Tejo, com saída às 09h30, em frente à antiga Escola Prática de Cavalaria, organizado pelo CCRS – Centro Cultural Regional de Santarém.

 

Às 10h00, partida dos barcos em Valada, visita ao museu palafita do outro lado do rio. Visita às ilhas dos Íbis e dos Cavalos selvagens. Chegada às 12h30. Leve almoço e faremos Picnic junto à praia de Valada.

Das 9h30 às 13h00 há Recolha de Sangue e angariação de eventuais Dadores de Medula, aberta a toda a comunidade, levada a cabo pelo Grupo de Dadores de Sangue dos Serviços Sociais da CGD, nas instalações da CGD, na Rua Teixeira Guedes, em Santarém (junto aos CTT), a favor do Instituto Português de Sangue e da Transplantação.

 

A partir das 10h00, a Parada da antiga Escola Prática de Cavalaria é palco do Itinerário Histórico do 25 de Abril, com testemunhos do Coronel António Garcia Correia e de Leonel Martinho do Rosário.

 

A mais conhecida coluna do golpe militar foi comandada pelo capitão Salgueiro Maia. A sua função não era tomar nenhuma unidade, mas sobre­tudo atrair para o Terreiro do Paço, no centro de Lisboa, à beira do Tejo, as unidades afectas ao regime. Pouco depois da 1 da manhã, Salgueiro Maia acorda as suas tropas, na Escola Prática de Cavalaria de Santarém, e manda formar. Na parada fez um discurso que se tornou famoso: «Há diversas modalidades de Estado: os Estados socialistas, os Estados corporativos e o estado a que isto chegou! Ora, nesta noite solene, vamos acabar com o estado a que chegámos. De maneira que quem quiser vem comigo para Lisboa e acabamos com isto. Quem é voluntário sai e forma. Quem não quiser vir não é obrigado e fica aqui.» Todos se oferecem como voluntários. Dos 500 em serviço só 240 podem seguir para Lisboa. Antes das 6 da manhã a coluna entra em Lisboa e toma posição no Terreiro do Paço.

 

Este evento livre convida à participação de todos – miúdos, graúdos, curiosos, especialistas – para uma caminhada com história, no espaço público. Não será necessária pré-inscrição para participar, no entanto aconselhamos a pontualidade nos pontos de encontro ao longo dos itinerários.

 

Será distribuída uma brochura de apoio com um mapa da revolução e com um conjunto de cópias de materiais – fotografias, autocolantes, panfletos – da época. 

Integrado no Itinerário do 25 de Abril, publicaremos ainda um pequeno livro que se oferecerá como registo dos roteiros desenhados e contará com apontamentos históricos, imagens da época e testemunhos de quem fez e presenciou a revolução de Abril.

 

O Itinerário Histórico do 25 de Abril vai realizar-se em Lisboa, Porto, Peniche e Santarém, em dois fins-de-semana, nos dias 7 e 8 de Junho, 5 e 6 de Julho. O roteiro seguirá, num passeio, os lugares do golpe militar e da revolução, e será acompanhado por testemunhos militares e civis, protagonistas anónimos e célebres deste período, bem como por historiadores que guiarão os participantes.

 

O Itinerário do 25 de Abril é comissariado pelo Arquitecto José Mateus, tem a coordenação científica da Doutora Raquel Varela e a orientação pedagógica da Professora Susana Gaudêncio. Promotor: Governo de Portugal. Produtor: FCSH – Universidade Nova de Lisboa.

 

HISTORIADORES:

 

Ana Ferreira, António Simões do Paço, António Sanches, Britta Baumgarten (Sociol.), Constantino Piçarra, Giulia Strippoli, Joana Alcântara, Jorge Fontes, Maria Rodrigues, Pedro Ferreira, Teresa Medina (Profª.).

 

TESTEMUNHOS CIVIS E MILITARES:

 

A. Garcia Correia, Carlos Cruz Oliveira, Carlos Jorge Mota, Carlos Pratas, Isabel do Carmo, Miguel Real, Fernando Matos Silva, Fernando Pereira, Gilberto Rua, Jorge Carvalho Pisco, Jerónimo Franco, José César de Sá, José Fontão, José Galamba, José Manuel Costa Neves, Luís Pimentel, Mário Tomé, Miguel Real, Nuno Catarino Anselmo, Otelo Saraiva de Carvalho, Paulo Esperança, Rodrigo da Nóbrega Pizarro, Rodrigo de Sousa e Castro, Sérgio Fernandez, Sérgio Valente. 

 

 

Das 09h00 às 18h00 há Mercado de Velharias, no Largo do Rossio, em Pernes, numa organização da Junta de Freguesia de Pernes.

Móveis, utensílios agrícolas, moedas, livros, discos, loiças são alguns dos objetos que poderá encontrar em mais uma edição do Mercado de Velharias, no Largo do Rossio em Pernes.

Às 15h00 tem lugar a inauguração da 51ª Feira Nacional de Agricultura / 61ª Feira do Ribatejo, que conta com a presença de Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara municipal de Santarém, de Assunção Cristas, Ministra da Agricultura de Portugal e de Isabel Garcia Tejerina, Ministra da Agricultura de Espanha.

À noite o palco está a cargo de Pedro Abrunhosa & Comité Caviar.

A 51ª Feira Nacional de Agricultura / 61ª Feira do Ribatejo, realiza-se de 7 a 15 de junho e que incide principalmente na “Produção Nacional”, tema que servirá de base para realçar a importância do setor agrícola português, decorre uma vez mais no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, espaço que comemora este ano o 20º aniversário.

Em 2014, a Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo volta a integrar o Salão Prazer de Provar que reúne no mesmo espaço os melhores vinhos, azeites, queijos, enchidos, méis, compotas, frutas, entre outros bens alimentares, a FERSANT – Feira Empresarial da Região de Santarém, numa parceria com a NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém e a Lusoflora de Verão – Exposição e Venda de Flores e Plantas de Portugal. O certame terá patente uma exposição de maquinaria agrícola, equipamentos e serviços de agricultura, artigos comerciais, bem como a representação de associações e cooperativas do mundo agrícola.

Durante a 51ª Feira Nacional de Agricultura também será dado destaque ao sector florestal com uma área de exposição, apresentação e demonstração comercial dedicada aos interessados neste ramo.

Com uma ampla participação dos agentes do sector, quer como participantes (agricultores e técnicos) quer como organizadores (empresas e instituições), as “Conversas de Agricultura”, vão continuar a ser o centro das atividades relacionadas com esta área.

A diversidade de espaços, a par das tradicionais zonas gastronómicas, de artesanato ou de venda comercial diversa, dão resposta a um conjunto bastante alargado de público que visita a feira, profissional ou consumidor final.

A animação tradicional e popular será uma constante ao longo do evento. Durante nove dias recria-se um ambiente tradicional com Ranchos Folclóricos, Grupos de Música Tradicional, Grupos de Música Popular, Grupos de Acordeões, Cantadores ao Desafio, Danças, Sevilhanas, Danças de Salão, entre outros

 

Às 15h00 há C de… Convívio - Encontro das Tricotadeiras de Santarém, no Espaço C, no Círculo Cultural Scalabitano.

As Tricotadeiras de Santarém são um grupo de amigas que se encontram no primeiro Sábado de cada mês para conviverem sob o tema da paixão que têm em comum: o Tricot. A troca de experiências, o convívio e a partilha estão abertos a quem se queira juntar. http://tricotadeirasdesantarem.blogspot.pt/

Para mais informações, contacte o Círculo Cultural Scalabitano, através do telefone: 916 319 990 / 918 926 506 ou através do e-mail  espaco.c13@gmail.com ou do Facebook/Espaço C | M/12

 

Às 11h30 e 16h00 há Hora do Conto, na Livraria Aqui Há Gato. Entrada Livre

 

Vamos ouvir histórias que nos fazem sonhar, rir, pensar e imaginar. Momentos que nos fazem acreditar que o mundo da fantasia pode estar tão perto...

Duração: 30’ Classificação: dos 0 aos 80!

 

Às12h00 e 16h30 há Oficinas de Arte, na Livraria aqui Há Gato.

 

Com muita arte e imaginação vamos por as mãos à arte, e sentir que todos nós somos artistas! (Oficinas de Expressão Plástica, ver programa especifico em www.aquihagato.org)

Duração: 60’ Classificação: M/4 Preço: 6€

 

Às 18h00, o Teatro Sá da Bandeira acolhe a Audição de Dança “Carmen Suite”, realizada pela coreógrafa: Marta Ferreira, que conta com as alunas das Classes de Dança do Conservatório de Música e Dança de Santarém.

 

Carmen Suite, adaptado pela Professora Marta Ferreira para as classes de dança do Conservatório de Música e Dança de Santarém, com crianças e jovens bailarinas dos 5 aos 30 anos de idade, terá a sua estreia a 7 de junho. Este é um bailado que combina o ballet clássico e a dança contemporânea, com laivos de Flamenco, contando a história de Carmen, uma bela e sedutora cigana que a todos enfeitiça, mas cujo destino a atraiçoa.

Com a magnífica música de Rodin Shchedrin, arranjo da original e inesquecível ópera Carmen de Georges Bizet, este será sem dúvida um espetáculo que não deve perder.

 

No domingo, dia 8, o II Cruzeiro Religioso do Tejo - procissão fluvial, em honra de Nossa Senhora dos Avieiros e do Tejo bem como de outros santos da devoção dos pescadores ribeirinhos, que evoca as tradições das populações ribeirinhas taganas, passar por Santarém, com partida às 10h30 de Alfange para Valada.

Este cruzeiro fluvial, que foi dividido em 8 etapas, está a ser realizado entre os dias 17 de maio e 15 de junho, pelo rio Tejo, desde Alvega (Abrantes) até a Paço de Arcos (Oeiras), e segue com as embarcações tradicionais taganas, engalanadas, transportando a imagem de Nossa Senhora dos Avieiros e do Tejo, bem como outras imagens de santos de devoção dos pescadores de cada comunidade representada.

Das 14h30 às 18h30 decorre a 1ª Mostra de Artesanato local, na Sede do Rancho Folclórico do Vale de Santarém.

O Rancho Folclórico do Vale de Santarém associa-se ao movimento da arte de fabricar objetos com as nossas próprias mãos, atribuindo-lhes valor, quer de cariz sentimental, quer da beleza em si demonstrada! É uma apresentação de vários tipos de artesanato, compilado numa agradável tarde.

 

 

Até dia 17 de junho, inscreva-se no 5º Torneio de Futebol 7, organizado pelo Atlético Clube de Pernes , que vai decorrer de 20 de junho a 19 de julho.

 

As equipas têm que ter o mínimo de 10 jogadores e o preço de inscrição 30€ a equipa + 10€ por jogador. Os jogos realizam-se às terças, quintas e sextas-feiras às 20h45 e 22h00. Inscrições no AthleticBar ou através dos números de telemóvel : 926 946 280 / 913 690 706.

 

De 1 a 30 de junho, visite o Núcleo Museológico do Tempo - Torre das Cabaças com Destaque para o Relógio da Torre.

 

A estrutura do relógio de torre de Santarém associou duas lógicas técnicas para cumprir as funções horárias. Primeiro, a ‘máquina do tempo’, de pesos, de oscilador e escape – uma forma mecânica de medição das horas. Associado ao engenho, o sino de tanger transmitia periodicamente à comunidade os resultados do primeiro. O atual relógio foi fabricado na região de Morez, em França. O engenho tem três tambores (para movimento, toque das horas e repetição) servidos por um escape de cavilhas que mantém as oscilações do pêndulo. Este oscilador, com relevo de Febo (deus da Luz da mitologia greco-latina), é de madeira e de ferro fundido. Uma ventoinha de duas pás reduz a velocidade do toque das horas através de travagem aerodinâmica. O sistema motor de força constante possui uma manivela para enrolamento manual da corda (cabo de aço), o que obrigava à existência de um encarregado municipal especializado com a função de “dar corda”, corrigir as variações de marcha, olear e conservar o relógio. Em 1876 a máquina foi modernizada por Augusto César dos Santos, relojoeiro lisboeta, passando a receber um mostrador com corda para 8 dias no movimento de pêndulo e 36 horas no movimento das horas. A obra implicou a montagem de um novo martelo, cordas de tecido de arame e miniatura apropriada. A estrutura seria protegida por vitrina de madeira envidraçada, ao centro da casa da máquina. Dele saíam os cabos que acionavam o martelo do sino e os pesos que pendiam para o piso inferior. O custo total rondou os 6.050 escudos, pagos em prestações pelo município.

Horário: quarta-feira a domingo das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 | Tel. 243 377 290 / 912 578 970

 

Também de 1 a 30 de junho, visite o USCI - Centro de Interpretação Urbi Scallabis, Uma experiência a não perder, no Jardim Portas do Sol.

 

O Centro de Interpretação Urbi Scalabis concilia, de forma harmoniosa, a dimensão turística e a vertente científica, fruto de um aprofundado trabalho de estudo e investigação.

A área expositiva oferece uma fácil abordagem no domínio inovador da interatividade, que lhe permitirá, à distância de um toque digital, Identificar e localizar o valor do património arquitetónico, a riqueza da tumulária, a abundância da heráldica e a qualidade da azulejaria que a cidade ostenta e que, muitas vezes, os escalabitanos e os turistas desconhecem.

Horário: quarta-feira a domingo das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 | telf. 243 357 288

 

De 1 a 30 de junho, visite a Exposição “Metal que (nos) mata”, patente na Sala de Leitura Bernardo Santareno.

 

A guerra e a arte de guerrear tem acompanhado a história da Humanidade, orientando parte dos seus esforços para o desenvolvimento e fabrico de armas, verdadeiros instrumentos de morte, que visam, em última instância, garantir o frágil equilíbrio das potências, legitimar a autoridade dos Estados e camuflar a subtileza do determinismo que condiciona os comportamentos coletivos e individuais.

Entre o dia 1 e 30 de junho visite a mostra "Metal que (nos) mata". Fique a conhecer um interessante conjunto de armas brancas e de fogo da coleção de armaria do Museu Municipal de Santarém.

Horário: segunda a sexta-feira das 9h30 às 18h00 e sábados das 9h30 às 12h30

 

Até dia 14 de junho, viste a Exposição de Fotografia "LONDRES, PARIS, MADRID: CIDADES INSPIRADORAS" de João Fazenda, no Fórum Actor Mário Viegas – CCRS – Centro Cultural Regional de Santarém. Entrada Livre

 

"A viagem é sempre uma grande fonte de inspiração para mim, que, segundo penso e sinto pode melhorar a minha vida. Abre-me horizontes, aumenta-me os conhecimentos, põe-me em contacto com outros povos, outras gentes, outras realidades. Questiona-me sobre as minhas verdades.

A fotografia é o meio que utilizo para expressar essa inspiração.

Nesta exposição apresento imagens a cores de cidades especialmente inspiradoras para mim - Londres, Paris e Madrid - obtidas nestes últimos anos, com os olhos bem abertos, em curtas mas proveitosas estadias."

João A. Fazenda

De segunda a sexta-feira das 16h00 às 18h30 e sábados das 10h30 às 13h00 |

 

De 1 a 15 junho, estão abertas as inscrições para exames de licenciatura em Jazz Performance – Trinity College London, nos  Músicos Associados – 1ª Época 2014.


Inscrições abertas para os cursos de Guitarra Eléctrica, Voz, Bateria, Saxofone, Piano e Baixo Eléctrico com acesso aos Exames Oficiais de nível 4 a 6 (Licenciatura) do Quadro Europeu de Qualificações - Trinity College London.

Horários disponíveis de 2ª a sábado. Os Exames serão realizados na Escola de Jazz e Música Moderna Músicos Associados em Santarém – Centro Oficial de Exames.
Informações: através do telefone 243 098 708 – atendimento permanente - ou www.musicosassociados.com | atendimento na escola de 4ª a 6ª das 15h às 20h.

Local: Escola Músicos Associados – traseiras do W-Shopping – Rua Nuno Velho Pereira nº9

 

Também de 1 a 30 de junho, estão abertas as inscrições para exames oficiais Trinity College London, nos Músicos Associados – 1ª Época 2014.

 

Inscrições abertas para os cursos de Guitarra Eléctrica, Voz, Bateria, Saxofone, Piano e Baixo Eléctrico com acesso aos Exames Pop/Rock Trinity College London. Horários disponíveis de 2ª a sábado.

Informações: através do telefone 243 098 708 – atendimento permanente - ou www.musicosassociados.com | atendimento na escola de 4ª a 6ª das 15h00 às 20h00
Local: Escola Músicos Associados – traseiras do W-Shopping – Rua Nuno Velho Pereira nº9.

 



publicado por Noticias do Ribatejo às 16:58
link do post | comentar | favorito

pesquisar
 
Junho 2019
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9

18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


posts recentes

Vamos eleger a Rainha das...

Entroncamento recebe o me...

SUSPENSÃO NO ABASTECIMENT...

Torres Novas – 4 detidos ...

PERCURSO PEDESTRE DA MATA...

Concerto de Cordis & Vito...

SUSPENSÃO NO ABASTECIMENT...

TEMAS DE SAÚDE: Serviço N...

56ª Feira Nacional de Agr...

Ser presente é uma escolh...

Ministro da Agricultura m...

Colégio de Fátima vence E...

Semana Aberta da Universi...

Secretário de Estado da E...

POLIEMPREENDE ATRIBUI 4.5...

Projeto AgriEmpreende rec...

FNA 19 continua a debater...

Circulação de Trânsito | ...

24 horas a pedalar em Cor...

Políticos de Palmo e Meio...

Crédito Agrícola distingu...

NOVO ESPAÇO DO CIDADÃO AG...

Atribuído prémio de Melho...

Operação Baco 2019

Sons de Verão animam as ...

Fim de Semana da Ativida...

Chamusca recebe de 11 a 1...

1300 crianças passam “UM ...

Jornalista Fernando Corre...

Conversas de Agricultura ...

arquivos

Junho 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

tags

todas as tags

subscrever feeds