NOTICIAS DO RIBATEJO EM SUMARIO E ACTUALIZADAS PERIODICAMENTE - "A Imparcialidade Na Noticia" - UMA REFERÊNCIA NA INFORMAÇÃO REGIONAL -
Sexta-feira, 11 de Julho de 2014
SANTARÉM: Aproveite o que Santarém tem para lhe oferecer este fim de semana

 

 

Até dia 11 de julho, das 10h00 às 19h30, tem lugar o 5º Atelier de Verão, na Sala Polivalente do Círculo Cultural Scalabitano, no Teatro Taborda.

 

Num ambiente descontraído e, simultaneamente, de desenvolvimento pessoal e artístico, este ateliê promove a ocupação dos tempos livres de Verão a crianças e jovens dos 6/8 anos, 12/13 anos e +13 anos.

O programa inclui: ballet, barra de chão, Coro, expressão dramática, expressão plástica, hip-hop e pontas.

 

Para mais informações, contate o Círculo Cultural Scalabitano, através do telefone - 243 321 150, das 14h00 às 20h00 ou através do e-mail - circuloscalabitano@gmail.com

 

 

Esta sexta-feira, dia 11 de julho, assista aos jogos Scalabis Water Fun, promovidos pela Câmara de Santarém, com início às 21h00, no Complexo Aquático Municipal e com entrada gratuita.

 

Os jogos Scalabis Water Fun vão reunir equipas dos Municípios de Almeirim, Azambuja, Benavente, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior e Santarém e uma CILMT. Cada equipa é constituída por 6 elementos no mínimo, podendo cada equipa inscrever suplentes até um total máximo de 12 pessoas.

 

Os Scalabis Water Fun incluem quatro jogos que todas as equipas têm que completar: Toca a Vestir, Quebra o Gelo, Salvamento com o Barco e Monta a Esplanada.

 

Estes jogos, semelhantes aos Jogos Sem Fronteiras, em tempos transmitidos pela RTP, surgem como culminar de um ano de atividades promovidas pelos 11 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CILMT), no âmbito do programa MAIS Lezíria. Este ano a atividade final coube a Santarém.

 

 

Às 21h30, o Teatro Sá da Bandeira é palco do Concerto final do Projeto Notas Soltas, do Conservatório de Música de Santarém – Coro e Orquestra que vão interpretar um Medley dos Muse.

Bilhetes à venda na secretaria do Conservatório de Música de Santarém.

 

 

Também às 21h30, estreia a Peça de Teatro “O cultivo das flores de plástico”, de Afonso Cruz, Combate ao estigma, no Fórum Actor Mário Viegas. Entrada: 2 Euros e oferta de bens alimentares a favor da Cáritas Interparoquial de Santarém

 

A partir do livro “O cultivo das flores de plástico” de Afonso Cruz, que retrata o dia a dia de quatro sem-abrigo, personagens com quem nos cruzamos diariamente nas ruas. A peça de teatro retrata o combate ao estigma, permitindo uma reflexão sobre a indiferença com que a sociedade de consumo olha para estas pessoas. Esta reflexão permite-nos questionar sobre o que é mais importante nas nossas vidas. Ignoramos um problema que é nosso.

 

Afonso Cruz consegue também transpor para a peça algumas das perturbações psicológicas de muitos sem-abrigo, que diariamente lutam pela sobrevivência.

 

Interpretação: António Silva, Eduardo Vieira, Paula Ortiga e Vera Ferreira

Encenação: Alda Rosa e Carla Ferreira (Hospital Distrital de Santarém)

 

 

No sábado, dia 12, às 10h30, há Pintura para Bebés, na Livraria Aqui Há Gato.

 

Porque é desde pequenino que o artista se revela, vamos descobrir cores, tintas, sentimentos, sorrisos, olhares... onde a criatividade e a alegria caminham de mãos dadas!

Duração: 60’ Classificação: a partir dos 7 meses até 3 anos inclusive Preço:6€, sujeito a marcação prévia

 

Às 11h00, é inaugurada a Estátua do Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão, junto ao Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão, no Jardim em frente à Casa de Portugal e de Camões (antigo Presídio Militar), iniciativa da Câmara de Santarém e do grupo de amigos do Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão.

 

Durante a sessão é proferida uma comunicação pelos filhos do Professor Joaquim Veríssimo Serrão, Professora Doutora Adriana Conceição Guimarães Veríssimo Serrão e Professor Doutor Vítor Manuel Guimarães Veríssimo Serrão.

 

Às 21h30, o Convento de S. Francisco é palco do Concerto de Verão “Eduarda Soeiro & The New Stars”.

 

A cantora Eduarda Soeiro volta a encantar Santarém com a sua belíssima voz de soprano.

Nesta noite, virá acompanhada pelas vozes prometedoras dos The New Stars que nos trazem músicas mágicas com sabor a velhas recordações. Não vão faltar temas inesquecíveis de musicais como Música no Coração e Fantasma da Ópera e também temas da sua autoria. A realização deste concerto conta com o apoio do Círculo Cultural Scalabitano, da Câmara Municipal de Santarém e do Convento de São Francisco

 

Para mais informações, contate o Círculo Cultural Scalabitano, através do telefone - 243 321 150, das 14h00 às 20h00 ou através do e-mail -circuloscalabitano@gmail.com

 

 

No domingo, dia 13, às 10h00, há Passeios com História - Roteiro dos Hospitais Medievais em Santarém por Ernesto Fonseca, com início no passeio junto à Porta principal do Tribunal (Jardim da Liberdade), organizado pelo CCRS – Centro Cultural Regional de Santarém. Preço: 3 euros

 

Santarém era, no Século XV, a segunda povoação do Reino que mais hospitais possuía, logo a seguir a Lisboa.

As quinze instituições que então existiam foram integradas no Hospital de Jesus Cristo que João Afonso fundou em 1426.

Vamos ver onde se situavam e saber sobre a sua história!

 

Das 14h30 às 18h30, a Sede do Rancho Folclórico do Vale de Santarém acolhe a 1ª Mostra de Artesanato local.

 

O Rancho Folclórico do Vale de Santarém associa-se ao movimento da arte de fabricar objetos com as nossas próprias mãos, atribuindo-lhes valor, quer de cariz sentimental, quer da beleza em si demonstrada! É uma apresentação de vários tipos de artesanato, compilado numa agradável tarde. Esta ação é realizada ao 2º domingo de cada mês no mesmo horário. Apareça e veja por si mesmo a qualidade que nos caracteriza.

 

 

Até dia 31 de julho, visite a Exposição Coletiva “ARTE EM 10. Perspetivas da Agressividade no Mundo”, na Sala de Leitura Bernardo Santareno, de segunda a sexta-feira das 9h30 às 18h00.

 

10 Artistas (portugueses e estrangeiros) todos Mestrandos no Curso de Artes Plásticas na Escola Superior de Artes e Design, Caldas da Rainha, reúnem os seus trabalhos numa Exposição Coletiva  que vai estar patente ao público na Sala de Leitura Bernardo Santareno no período de 11 de junho a 31 de julho.

10 perspetivas que se centralizam na  temática dominante -  Agressividade no Mundo, com diversas técnicas , diversos materiais,  estilos, conceitos e imaginação.

 

Até dia 31 de agosto, visite o Arquivo Histórico-Mostra Documental “Falam documentos de outras eras”, na Biblioteca Braamcamp Freire, de segunda a sexta-feira das 9h30 às 18h00.

Livro de registo de alvarás de estabelecimentos insalubres, 1943-1966.

 

Até dia 31 de agosto, visite a Exposição Bibliográfica “ 2014 - Ano Europeu da Saúde Mental e do Cérebro”, na Biblioteca Braamcamp Freire, de segunda a sexta-feira das 9h30 às 18h00.

 

O ano 2014 surge como o Ano Europeu da Saúde Mental e do Cérebro, uma iniciativa que engloba mais de 200 organizações que representam doentes, comunidades científicas e profissionais de saúde. As doenças cerebrais e os problemas de saúde mental afetam hoje mais de um quarto da população europeia.

Esta iniciativa poderá potencialmente aumentar a sensibilização para todas as doenças cerebrais e todos os problemas de saúde mental na União Europeia. Poderá ainda estimular o desenvolvimento e a implementação de planos de ação aos níveis local, regional e europeu.

A Biblioteca Municipal de Santarém associa-se a esta comemoração com uma Exposição Bibliográfica que vai estar patente nos meses de julho/agosto.

 

Até dia 31 de agosto, a Sala de Leitura Bernardo Santareno acolhe a Exposição Viagens em 4Ls - Autores e ilustradores de Palmo e meio, de segunda a sexta-feira das 9h30 às 18h00.

 

No âmbito da Oferta dos Recursos educativos do Município de Santarém, a Sala de Leitura Bernardo Santareno levou a efeito o  projeto Viagens em 4 Ls (Letras, Livros, Leitura, Leitores).

Neste contexto, foram produzidas várias histórias pelas crianças das escolas que aderiram ao projeto.

Com o intuito de desenvolver a capacidade criativa das crianças, construíram-se histórias coletivas tendo como base um fantoche de dedo que previamente foi distribuído aleatoriamente pelas crianças. As histórias  foram iniciadas pela Animadora e continuadas por todas as crianças e professoras, onde foram inserindo a sua personagem  (fantoche) e formando a narrativa. Depois de terminada a história. As histórias ganharam vida, sendo também ilustradas pelas crianças, dando origem a vários livros, que podem ver na Sala de Leitura Bernardo Santareno.

 

Até dia 31 de agosto, visite o Núcleo Museológico do Tempo - Torre das Cabaças, com destaque para o Relógio da Torre, de quarta-feira a domingo das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

 

A estrutura do relógio de torre de Santarém associou duas lógicas técnicas para cumprir as funções horárias. Primeiro, a ‘máquina do tempo’, de pesos, de oscilador e escape – uma forma mecânica de medição das horas. Associado ao engenho, o sino de tanger transmitia periodicamente à comunidade os resultados do primeiro.

O atual relógio foi fabricado na região de Morez, em França. O engenho tem três tambores (para movimento, toque das horas e repetição) servidos por um escape de cavilhas que mantém as oscilações do pêndulo. Este oscilador, com relevo de Febo (deus da Luz da mitologia greco-latina), é de madeira e de ferro fundido. Uma ventoinha de duas pás reduz a velocidade do toque das horas através de travagem aerodinâmica. O sistema motor de força constante possui uma manivela para enrolamento manual da corda (cabo de aço), o que obrigava à existência de um encarregado municipal especializado com a função de “dar corda”, corrigir as variações de marcha, olear e conservar o relógio. Em 1876 a máquina foi modernizada por Augusto César dos Santos, relojoeiro lisboeta, passando a receber um mostrador com corda para 8 dias no movimento de pêndulo e 36 horas no movimento das horas. A obra implicou a montagem de um novo martelo, cordas de tecido de arame e miniatura apropriada. A estrutura seria protegida por vitrina de madeira envidraçada, ao centro da casa da máquina. Dele saíam os cabos que acionavam o martelo do sino e os pesos que pendiam para o piso inferior. O custo total rondou os 6.050 escudos, pagos em prestações pelo município.

Para mais informações contate através do telefone – 243 377 290 ou do telemóvel – 912 578 970.

 

Aproveite para visitar, até dia 31 de agosto, o Centro de Interpretação Urbi Scallabis - USCI - Uma experiência a não perder, de quarta-feira a domingo das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, no Jardim Portas do Sol.

 

O Centro de Interpretação Urbi Scalabis concilia, de forma harmoniosa, a dimensão turística e a vertente científica, fruto de um aprofundado trabalho de estudo e investigação.

A área expositiva oferece uma fácil abordagem no domínio inovador da interatividade, que lhe permitirá, à distância de um toque digital, Identificar e localizar o valor do património arquitetónico, a riqueza da tumulária, a abundância da heráldica e a qualidade da azulejaria que a cidade ostenta e que, muitas vezes, os escalabitanos e os turistas desconhecem.

Para mais informações, contate através do telefone: 243 357 288.

 

Até dia 31 de agosto, a Sala de Leitura Bernardo Santareno acolhe a Exposição “Metal que se Ostenta”, de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 18h00.

 

Visite a mostra “Metal que se ostenta” dedicada à medalhística. As medalhas são objetos metálicos interpretados, à luz da numismática, como verdadeiros documentos históricos. Através deles, obtém-se dado sobre as cunhagens, formas de governo, língua, religião, tradições comerciais, situação da economia e até mesmo o grau de sofisticação dos povos. Não perca esta mostra, onde poderá ficar a conhecer parte da coleção de numismática do Museu Municipal de Santarém.

 

 

A Exposição de Arte contemporânea ‘Manuela de Azevedo’, está patente até dia 31 de agosto, na Biblioteca Municipal de Santarém, de segunda a sexta-feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

 

Na Casa-Museu Anselmo Braamcamp Freire encontra-se em exposição parte do espólio artístico de Manuela Ferreira de Azevedo, doado à Câmara Municipal de Santarém no final da década de 80, espólio esse que contempla reconhecidos artistas nacionais e internacionais.

De 1 de Julho até ao final de Setembro estará em destaque trimestral uma obra da autoria de José Herculano Stuart Carvalhais: Passeio Publico, desenho a tinta-da-china s/ papel, atribuído ao 2º quartel do séc. XX.

 

Até dia 31 de julho, aproveite para visitar a Exposição Coletiva “Arte em 10. Perspetivas da Agressividade no Mundo”, na Sala de Leitura Bernardo Santareno.

 

10 Artistas, portugueses e estrangeiros, todos mestrandos no Curso de Artes Plásticas na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, reúnem os seus trabalhos numa Exposição Coletiva. 10 perspetivas que se centralizam na temática dominante - Agressividade no Mundo, com diversas técnicas , diversos materiais, estilos, conceitos e imaginação.

 

Até 17 de agosto, a Casa Pedro Álvares Cabral/Casa do Brasil acolhe a Exposição de pintura “Lugares e etcetera” de António Albino Gonçalves.

 

“Lugares, são todos aqueles locais por onde andamos e que por vários motivos fazem parte das nossas vidas e das nossas memórias. Há lugares que nos despertam os sentidos … tocar algo, ouvir uma melodia, o cheiro do mar e o olhar para algo que eternizamos no nosso coração”.

António Albino Costa Gonçalves nasceu em Sines em 1944. Profissionalmente esteve sempre ligado à decoração. O gosto pela pintura esteve sempre presente, mas só após a reforma se dedicou com mais interesse a esta atividade. Trabalha com aguarela, guache, tinta da china e carvão.



publicado por Noticias do Ribatejo às 13:00
link do post | comentar | favorito

pesquisar
 
Outubro 2019
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
12


23
24
25
26

27
28
29
30
31


posts recentes

Recolha de Sangue e Dador...

“A Vida da Locomotiva 135...

Crianças do Cartaxo apren...

BOMBEIROS DA FREIXIANDA A...

CONSTRANGIMENTOS E EVENTU...

O COMÉRCIO LOCAL DÁ AS BO...

TEMAS DE SAÚDE:

Intimidade

Município de Santarém co-...

Câmara Municipal de Salva...

REMODELAÇÃO DA SINALIZAÇÃ...

Análise de investimento r...

Santarém – Prisão prevent...

ENSINO SUPERIOR NO DISTRI...

Entroncamento comemora o ...

CARTAXO REFORÇA APOIO À V...

Conversas com Café… Comun...

Branca de Neve e os Sete ...

Dia Mundial da Alimentaçã...

Concursos Nacionais no CN...

A renovada Sinagoga de To...

Temporada da Música 2019

NERSANT está em Macau a p...

Centro Cultural Azambujen...

Tomar recebe Seminário Na...

Grupo Tradicional "Os Cas...

Município de Azambuja com...

Anselmo Borges em Tomar d...

Arranque do ano letivo 20...

CONSTRANGISMENTOS E EVENT...

arquivos

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Julho 2019

Junho 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

tags

todas as tags

subscrever feeds