NOTICIAS DO RIBATEJO EM SUMARIO E ACTUALIZADAS PERIODICAMENTE - "A Imparcialidade Na Noticia" - UMA REFERÊNCIA NA INFORMAÇÃO REGIONAL -
Sexta-feira, 29 de Agosto de 2014
SANTARÉM: Aproveite o que Santarém tem para lhe oferecer este fim de semana

 

 

Esta sexta-feira, dia 29 de agosto, tem início o 42º Festival Nacional de Folclore no Vale de Santarém, a partir das 21h30, com Baile com Daniel Matos, organizado pelo Rancho Folclórico do Vale de Santarém.

 

As festas populares de S. Vicente do Paúl, têm início hoje, com um baile popular com o grupo SKB, seguido de música ao vivo com os The Peorth no bar jovem do recinto de festas.

 

As Festas no Secorio também têm início esta sexta-feira; às 12h00. Às 19h00 abre a quermesse e às 22h00, Baile com David C. A partir das 02h00, a música prossegue com o Dj Alameiras.

 

 

No sábado, dia 30, prossegue o 42º Festival Nacional de Folclore do Rancho Folclórico do Vale de Santarém, às 10h30 com Zumba. Às 11h00 há aula de Balance e Yoga e às 18h00, tem lugar a Receção aos grupos folclóricos que participam no Festival, na zona verde: Rancho Folclórico da Paróquia do Divino Salvador de Vilar de Andorinho, de Vila nova de Gaia - Douro Litoral, o Rancho Folclórico de Mundão, de Viseu - Beira Alta, o Rancho Folclórico e Etnográfico "Os Oleiros", das Caldas da Rainha – Estremadura, o Rancho Folclórico de S. Guilherme, de Leiria - Beira Litoral e o Rancho Folclórico do Vale de Santarém, Santarém – Ribatejo.

 

Às 20h45 decorre o Protocolo de entrega de lembranças aos ranchos, no átrio da Junta de Freguesia do Vale de Santarém e às 21h15, a Entrega de diplomas aos alunos do Vale de Santarém que estiveram no Quadro de Excelência nas escolas secundárias de Santarém, no ano escolar de 2012/1013;

O Desfile com os grupos participantes, tem início às 21h30, junto à Junta de Freguesia até ao Jardim do Vale de Santarém e às 22h00 tem início o Festival.

 

As Festas de S. Vicente do Paúl prosseguem este sábado, com uma Missa na Igreja Matriz, seguida de Procissão até ao jardim onde decorre a Festa.

 

A festa prossegue com danças de Salão com a Escola de Dança Desportiva do Clube de Andebol S. Vicentense. À noite sobe ao palco a Banda VIP com o DJ Kristoff a encerrar, no bar jovem.

 

Este sábado, as Festas do Secorio prosseguem às 10h00 com a 2ª Caminhada Secorio com vida, pelos Trilhos do Paúl.

 

Às 15h00 tem lugar a abertura da quermesse e às 16h00 há Missa pela Padroeira Nossa Senhora do Livramento. A partir das 17h00, tem lugar o Torneio de Tiro ao Alvo de Pressão de Ar 4,5 e às 22h00 há Baile com o Grupo Musical Ritmo Certo. A partir das 02h00, a música está a cargo do Dj Richie.

 

Às 11h30 há Hora do Conto, na Livraria Aqui Há Gato. Entrada livre.

 

“Vamos ouvir histórias que nos fazem sonhar, rir, pensar e imaginar. Momentos que nos fazem acreditar que o mundo da fantasia pode estar tão perto...”

Duração: 30’ Classificação: dos 0 aos 80!

 

Às 11h30 há Teatro de Fantoches, na Livraria Aqui Há Gato. Entrada livre.

 

“Uma história que vai encantar crianças e adultos! Formas animadas que nos trazem a beleza da conjugação das artes plásticas com o teatro e a literatura para a infância.”

Duração: 30’ Classificação: M / 4

 

Às 12h00 há Oficinas de Arte, na Livraria Aqui Há Gato.

 

“Com muita arte e imaginação vamos por as mãos à arte, e sentir que todos nós somos artistas! (Oficinas de Expressão Plástica, ver programa especifico em www.aquihagato.org)”

Duração: 60’ Classificação: M / 4 Preço: 6€

 

Também este sábado, tem lugar a apresentação da Equipa de Veteranos do Atlético Clube de Pernes 2014/2015, a partir das 17h00, com jogo de apresentação entre o Atlético Clube de Pernes e o Grupo Desportivo de Tremês, em Pernes.

A partir das 19h00 há Petiscos à Veteranos e às 22h00, Baile com o Grupo Musical Rocky Baila.

 

No domingo, dia 31, há Recolha de Sangue na Escola EB 2/3 D. Manuel, em Pernes, das 9h00 às 13h00, promovida pelo Grupo de Dadores de Sangue de Pernes.

 

As Festas de S. Vicente do Paúl prosseguem na tarde de domingo com uma picaria e uma exibição de folclore com o rancho folclórico "Os Camponeses" de São Vicente do Paúl e baile a cargo da Banda Krizz.

 

 

As Festas do Secorio prosseguem às 08h30 com Peditório pelas ruas da Freguesia e às 09h00 com Passeio de BTT e Passeio de Motos.

 

A abertura da quermesse tem lugar às 15h00 e a partir das 21h30, tem lugar uma atuação com a Acordeonista Sílvia Alcobia.

 

 

A Biblioteca Braamcamp Freire acolhe, até dia 29 de agosto, a Exposição Bibliográfica “ 2014 - Ano Europeu da Saúde Mental e do Cérebro”, de segunda a sexta-feira das 9h30 às 18h00.

 

O ano 2014 surge como o Ano Europeu da Saúde Mental e do Cérebro, uma iniciativa que engloba mais de 200 organizações que representam doentes, comunidades científicas e profissionais de saúde. As doenças cerebrais e os problemas de saúde mental afetam hoje mais de um quarto da população europeia.

Esta iniciativa poderá potencialmente aumentar a sensibilização para todas as doenças cerebrais e todos os problemas de saúde mental na União Europeia. Poderá ainda estimular o desenvolvimento e a implementação de planos de ação aos níveis local, regional e europeu.

 

A Sala de Leitura Bernardo Santareno acolhe a Exposição Viagens em 4Ls - Autores e ilustradores de Palmo e meio, até dia 29 de agosto, de segunda a sexta-feira das 9h30 às 18h00.

 

No âmbito da Oferta dos Recursos educativos do Município de Santarém, a Sala de Leitura Bernardo Santareno levou a efeito o  projeto Viagens em 4 Ls (Letras, Livros, Leitura, Leitores).

Neste contexto, foram produzidas várias histórias pelas crianças das escolas que aderiram ao projeto.

Com o intuito de desenvolver a capacidade criativa das crianças, construíram-se histórias coletivas tendo como base um fantoche de dedo que previamente foi distribuído aleatoriamente pelas crianças. As histórias  foram iniciadas pela Animadora e continuadas por todas as crianças e professoras, onde foram inserindo a sua personagem  (fantoche) e formando a narrativa. Depois de terminada a história. As histórias ganharam vida, sendo também ilustradas pelas crianças, dando origem a vários livros, que podem ver na Sala de Leitura Bernardo Santareno.

 

O Núcleo Museológico do Tempo - Torre das Cabaças dá Destaque ao Relógio da Torre, até dia 31 de agosto.As visitas podem ser realizadas de quarta-feira a domingo das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

 

A estrutura do relógio de torre de Santarém associou duas lógicas técnicas para cumprir as funções horárias. Primeiro, a ‘máquina do tempo’, de pesos, de oscilador e escape – uma forma mecânica de medição das horas. Associado ao engenho, o sino de tanger transmitia periodicamente à comunidade os resultados do primeiro.

O atual relógio foi fabricado na região de Morez, em França. O engenho tem três tambores (para movimento, toque das horas e repetição) servidos por um escape de cavilhas que mantém as oscilações do pêndulo. Este oscilador, com relevo de Febo (deus da Luz da mitologia greco-latina), é de madeira e de ferro fundido. Uma ventoinha de duas pás reduz a velocidade do toque das horas através de travagem aerodinâmica. O sistema motor de força constante possui uma manivela para enrolamento manual da corda (cabo de aço), o que obrigava à existência de um encarregado municipal especializado com a função de “dar corda”, corrigir as variações de marcha, olear e conservar o relógio. Em 1876 a máquina foi modernizada por Augusto César dos Santos, relojoeiro lisboeta, passando a receber um mostrador com corda para 8 dias no movimento de pêndulo e 36 horas no movimento das horas. A obra implicou a montagem de um novo martelo, cordas de tecido de arame e miniatura apropriada. A estrutura seria protegida por vitrina de madeira envidraçada, ao centro da casa da máquina. Dele saíam os cabos que acionavam o martelo do sino e os pesos que pendiam para o piso inferior. O custo total rondou os 6.050 escudos, pagos em prestações pelo município.

Tel. 243377290 | 912578970

 

Visite o Centro de Interpretação Urbi Scallabis – USCI -  Uma experiência a não perder, no Jardim Portas do Sol, de quarta-feira a domingo das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

 

Instalado no Jardim das Portas do Sol, o Centro de Interpretação Urbi Scalabis concilia, de forma harmoniosa, a dimensão turística e a vertente científica, fruto de um aprofundado trabalho de estudo e investigação.

A área expositiva oferece uma fácil abordagem no domínio inovador da interatividade, que lhe permitirá, à distância de um toque digital, Identificar e localizar o valor do património arquitetónico, a riqueza da tumulária, a abundância da heráldica e a qualidade da azulejaria que a cidade ostenta e que, muitas vezes, os escalabitanos e os turistas desconhecem.

Tel.: 243 357 288

 

A Exposição “Metal que se Ostenta” está patente na Sala de Leitura Bernardo Santareno, de segunda a sexta-feira das 9h30 às 18h00, até dia 29 de agosto.

 

Até 31 de agosto visite a mostra “Metal que se ostenta” dedicada à medalhística. As medalhas são objetos metálicos interpretados, à luz da numismática, como verdadeiros documentos históricos. Através deles, obtém-se dado sobre as cunhagens, formas de governo, língua, religião, tradições comerciais, situação da economia e até mesmo o grau de sofisticação dos povos. Não perca esta mostra, onde poderá ficar a conhecer parte da coleção de numismática do Museu Municipal de Santarém.

 

A Biblioteca Municipal de Santarém acolhe a Exposição de Arte Contemporânea ‘Manuela de Azevedo’  - “XVII Destaque da Coleção de Arte Contemporânea de Manuela de Azevedo”, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, até dia 29 de agosto.

 

Na Casa-Museu Anselmo Braamcamp Freire encontra-se em exposição parte do espólio artístico de Manuela Ferreira de Azevedo, doado à Câmara Municipal de Santarém no final da década de 80, espólio esse que contempla reconhecidos artistas nacionais e internacionais.

Até ao final de setembro estará em destaque trimestral uma obra da autoria de José Herculano Stuart Carvalhais: Passeio Publico, desenho a tinta-da-china s/ papel, atribuído ao 2º quartel do séc. XX.

 

 

 

 

 

Câmara de Santarém assina parceria para a realização da MANIFesta 2014

 

A autarquia Scalabitana assinou ontem, dia 28 de agosto, um Acordo de Parceria com a ANIMAR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local em parceria com a ADSCS - Associação para o Desenvolvimento Social e Comunitário de Santarém e a APRODER – Associação para a Promoção do Desenvolvimento Rural do Ribatejo, com vista à organização da MANIFesta 2014 – X Assembleia, Feira e Festa do Desenvolvimento Local, que decorrer em Santarém, de 9 a 12 de outubro.

Eduardo Figueira, Presidente da ANIMAR, começou por referir “a coincidência temporal, com a celebração dos 40 anos do 25 de abril e os 20 anos da MANIFesta, tendo em conta que foi em Santarém que teve lugar a primeira edição desta iniciativa”.

O Presidente da ANIMAR afirmou que “o movimento autárquico português é um exemplo para o Mundo”.

A partir do mote desta décima edição da X Assembleia, Feira e Festa do Desenvolvimento Local, “Novos e velhos desafios para o desenvolvimento local” pretende-se proporcionar “um momento e um espaço em que as pessoas que trabalham em regiões muito distantes e em contextos muito diferentes, têm a oportunidade de se encontrarem e, através da troca de ideias, tentarem reforçar o seu trabalho”, referiu Eduardo Figueira.

Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara de Santarém referiu ser “uma honra o Município de Santarém fazer parte destas parcerias, caminhar lado a lado, ”tendo em conta que “de mãos dadas, o caminho é mais fácil de se fazer.”

O Presidente da Câmara de Santarém defende que “a Festa permite o ponto de encontro”, uma vez que “quando os objetivos são comuns, devem ser percorridos em conjunto”.

“Todos são bem vindos nesta caminhada, em prol da cultura em Santarém”, referiu Ricardo Gonçalves.

A iniciativa MANIFesta reúne associações de desenvolvimento local, da economia social e solidária, e tem como objetivo trazer a Santarém, após 20 anos, animação cultural no Centro Histórico, através dum programa estruturado em três eixos: a assembleia, através de debates, oficinas temáticas e tertúlias; a feira, em vários locais do Centro Histórico, onde as associações, membros da rede ANIMAR e de todo o País mostram o que têm, seja produtos que queiram vender, seja serviços ou ideias que queiram discutir, e a festa com um conjunto de atividades culturais ao longo dos quatro dias.

A X MANIFesta - Assembleia, Feira e Festa do Desenvolvimento Local e da Economia Social e Solidária pretende mostrar a diversidade de oferta cultural das regiões do país e projetos culturais que tenham a ver com as associações.

Brevemente vai ser apresentado o programa detalhado desta iniciativa.



publicado por Noticias do Ribatejo às 14:16
link do post | comentar | favorito

pesquisar
 
Agosto 2019
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

15
17

23
24

25
26
27
28
29
30
31


posts recentes

FESTIVAL MATERIAIS DIVERS...

Tributo a David Bowie no ...

ANGARIAÇÃO DE FUNDOS

ANGARIAÇÃO DE FUNDOS

Nova temporada do Teatro ...

ABRANTES: SL Benfica conq...

AFINAL, HÁ RUAS ENFEITADA...

ALPIARÇA : NOVO CONTINENT...

CARTAXO: TRÂNSITO ENCERRA...

ABRANTES: Intervenções do...

MUNICÍPIO ATRIBUIU HABITA...

18º Festival de Folclore ...

TAGUS – candidaturas aber...

Novas exposições nas ‘Gal...

Trail das Famílias 2019 n...

FESTAS EM HONRA DE NOSSA ...

Vem aí a 15ª edição dos “...

In. Santarém 2019 | PROGR...

CA Soluções de Crédito Fa...

Fabíola Cardoso propõe cr...

O tempo

1.ºTorneio Solidário Stre...

O Concelho de Azambuja ac...

NERSANT quer simplificar ...

VALADA ACOLHEU DIA INTERN...

13.ª Edição da Feirinha d...

“Galerias com Arte” receb...

MEIO MILHÃO DE EUROS PARA...

Festival de folclore ‘Rio...

CRÉDITO AGRÍCOLA COM RESU...

arquivos

Agosto 2019

Julho 2019

Junho 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

tags

todas as tags

subscrever feeds