NOTICIAS DO RIBATEJO EM SUMARIO E ACTUALIZADAS PERIODICAMENTE - "A Imparcialidade Na Noticia" - UMA REFERÊNCIA NA INFORMAÇÃO REGIONAL -
Sexta-feira, 26 de Setembro de 2014
SANTARÉM: Aproveite o que Santarém tem para lhe oferecer este fim de semana

sexta-feira

 

 

Esta sexta-feira, dia 26 de setembro,prosseguem as Jornadas Europeias do Património, que pretendem “transformar a cidade num espaço dinâmico para a arte e cultura, através das mais variadas formas de expressão artística”.

 

Às 15h00, tem lugar uma visita guiada - Histórias na Cidade - Conhecer a cidade através de lendas e histórias de Santarém, com percurso a iniciar na Janela Manuelina na Praça Sá da Bandeira – Lenda D. Pedro I, 'o Justiceiro' e os assassinos de Inês de Castro, passagem pelo Núcleo Museológico do Tempo – Lenda da Torre das Cabaças, Igreja de Sta. Maria de Alcáçova – Excerto Capítulo XXVIII de Viagens na Minha Terra |Chafariz d'El Rei – Episódio da Tragédia da Rua da Amargura, Igreja do Milagre – Lenda do Santíssimo Milagre, Igreja do Hospital (Nossa Senhora de Jesus do Sítio) - Episódio de Pedro Escuro, para públicos escolares.

 

Às 18h30, a Sala de Leitura Bernardo Santareno promove a palestra “Reiki e as Curas Cristicas - Da energia cósmica aos milagres”, proferida por Carlos Silva – Terapeuta e Formador em Xamanismo Universal e Reiki. “Reiki e as Curas Cristicas- Da energia cósmica aos milagres”

 

Entre as 15h00 e as 19h00prosseguem as atividades inseridas nas Jornadas Europeias do Património com Animação de rua pelas ruas da Cidade.

A partir das 21h30 tem lugar a Palestra - Convid'Arte, proferida por Susana Gonçalves (doutora em História da Arte) e Jorge Estrela (pintor e Mestre em História da Arte) sobre a pintura 'A Sonata', de Gaspare Traversi, na Casa-Museu Braamcamp Freire.

 

Às 22h15, a Casa-Museu Braamcamp Freire acolhe um espetáculo de dança - Recriação da pintura “A Sonata”, de Gaspare Traversi, interpretada pela Seção de Dança do Círculo Cultural Scalabitano, dirigido pela professora e coreógrafa Encarnação Noronha.

A partir das 23h00, a música prossegue na Casa-Museu Braamcamp Freire com um Concerto íntimo com Pedro Salvador.

Pedro Salvador é songwriter e compositor. Natural de Santarém, reside em Lisboa desde 2010. Dos seus projetos destacam-se o Nó, em que assume a voz principal e a 2a guitarra, e a colaboração como compositor e cocriador das peças da coreógrafa Madalena Victorino.

Inicia o seu projeto em 2006 com a apresentação do cd-demo “The End of Silence”, composto por canções em que a voz e a guitarra são pautadas por atmosferas de melancolia, nostalgia e da vida bucólica.

Nos anos seguintes, os “pedais”, “processadores” e “loopstations” tomaram conta da guitarra acústica e lançaram as canções para sonoridades mescladas de rock n´roll, blues, folk, electrónica e soundscapes pigmentados de noise e avant-garde.

 

Às 21h00, o Fórum Actor Mário Viegas é palco do Colóquio e Concerto “O Simbólico na Arte”, que assinala a comemoração das Jornadas Europeias do Património  e que conta com a participação do historiador de arte Vítor Serrão, que vai apresentar a temática "Expressões de Arte em Santarém" e de Manuel Gandra que vai falar do "Simbolismo na Arte", com moderação do historiador Jorge Custódio.

 

Esta sessão conta com um concerto pela cantora lírica Hélia Castro e pelo Conservatório de Música de Santarém.

 

Esta iniciativa é organizada pelo CCRS – Centro Cultural Regional de Santarém e a entrada custa 2 euros.

 

Sábado

 

As atividades promovidas, no âmbito das Jornadas Europeias do Património, prosseguem às 10h00 com visita guiada – Histórias na Cidade, no Centro Histórico.

A Escola Superior de Educação de Santarém vai realizar um percurso turístico de histórias ligadas ao património arquitetónico da Cidade de Santarém - Histórias na cidade, no âmbito das Jornadas Europeias do Património.

Este percurso turístico de lendas e episódios históricos, organizado pelo Projeto Arte na Rua, tem lugar na Praça Sá da Bandeira (Largo do Seminário.

 

Às 11h30 e 16h00 há Teatro de Fantoches, na Livraria Aqui há Gato. Entrada livre.

 

Uma história que vai encantar crianças e adultos! Formas animadas que nos trazem a beleza da conjugação das artes plásticas com o teatro e a literatura para a infância. 

Vamos ouvir histórias que nos fazem sonhar, rir, pensar e imaginar. Momentos que nos fazem acreditar que o mundo da fantasia pode estar tão perto...

Duração: 30’ Classificação: dos 0 aos 80!

 

Às 12h00 e às 16h30 há Oficinas de Arte, na Livraria Aqui há Gato.

Com muita arte e imaginação vamos por as mãos à arte, e sentir que todos nós somos artistas! (Oficinas de Expressão Plástica, ver programa especifico em www.aquihagato.org)

Duração: 60’ Classificação: M / 4 Preço: 6€

 

As iniciativas das Jornadas Europeias do Património prosseguem das 15h00 às 19h00 há animação de rua em várias artérias da cidade de Santarém.

À mesma hora há dança na Rua Capelo Ivens com MADLIFE CREW.

 

 

Às 16h00 e às 20h00 há C…de Concerto - A Roda dos Amigos - Música para Crianças, no Auditório Teatro Taborda – Círculo Cultural Scalabitano.

Um grupo de Bons Músicos e ainda para mais Amigos, sentou-se à roda do universo musical de José Barata Moura e recuperou e adaptou um dos mais interessantes reportórios de música para crianças, mas do qual todos nós somos Fãs.

Classificação: Para Todos. Para mais informações, contatar o Círculo Cultural Scalabitano, através do telemóvel – 918 926 506, do e-mail - espaco.c13@gmail.com ou do Facebook/Espaço C.

As atividades promovidas no âmbito das Jornadas Europeias do Património prosseguem às 17h00 , com uma recriação da Romaria das Festas de Santa Iria, em Honra de Nossa Senhora da Saúde, pelas ruas do Centro Histórico de Santarém, com o seguinte percurso: Largo da Piedade, Praça Sá da Bandeira (Largo do Seminário), Rua Capelo Ivens, Canto da Cruz, Rua 1º de Dezembro, Largo de Marvila, Praça Visconde Serra do Pilar, Rua Serpa Pinto, Praça Sá da Bandeira (Largo do Seminário), Rua Cidade da Covilhã, Jardim da Liberdade, Av. António dos Santos e Rua Vasco da Gama.

À mesma hora tem lugar uma visita guiada - NO TEMPO DO FORAL, à Vila de Pernes.

Pelas 18h30 tem lugar a Palestra - ALMADA NEGREIROS E O RIBATEJO, na Casa-Museu Passos Canavarro

Às19h00 é inaugurada a Exposição - FESTAS DE SANTA IRIA, no W Shopping.

A Praça Visconde Serra do Pilar (parede da Igreja de Marvila) acolhe, a partir das 21h30, VÍDEOARTE - Arte e Cultura a Céu Aberto. Nesta iniciativa vão ser projetados filmes de curta duração sobre património cultural – “Santarém”, filme de Aquilino Mendes, 1938, 5’ – cedido pela Cinemateca-Museu do Cinema e retratos de artistas, cedidos pela Cinemateca-Museu do Cinema e diversos filmes sobre arte urbana e retratos de artistas, numa organização do Projeto Arte na Rua do IPS – Instituto Politécnico de Santarém.

Nesta sessão vão ainda ser exibidos os filmes: “Scalabis”, documentário de Arnaldo Coimbra, 1936, 29', sobre Santarém: monumentos e Exposição-Feira Distrital de Santarém, inaugurada a 17 de maio de 1936 - Cinemateca-Museu do Cinema; “A Nau”, filme de Zm, 2014, 4'Violant, filme de André Cunha, 2014, 5’; “Presque rien”, filme de Carlos Ouro, 2014´, 1' e “Auto-retrato”, filme de Rutes Nunes, 2006, 1'.

À mesma hora a Casa do Campino recebe Artes Circenses e Malabarismo de fogo, a que se seguem, a partir das 22h00, exposição de artesanato, Vídeoarte, concertos com as bandas INKILINA, SAZABRA e VULTURE e atuação dos Djs: HUMA-NOYD, HUGO PEDROSA e ANIMAL PRINTS, no Palco Juventude.

 

Às 18h00, o Centro de Desporto e Cultura do Verdelho acolhe o 53º Aniversário do Rancho Folclórico do Verdelho que organiza um Festival de Folclore, altura em que chegam os grupos.

Às 20h00 tem lugar o desfile e entrega de prendas e a partir das 21h00, têm início as atuações dos grupos participantes: Rancho Folclórico do Verdelho – Santarém - Ribatejo, Rancho Folclórico de Salvador do Monte – Amarante – Porto, Grupo de Danças e Cantares de Sermonde - Sermonde – Gaia, Grupo Folclórico do Centro Cultural Moldavo – Moldávia e Rancho Folclórico Rosas do Mondego – Casal da Misarela – Coimbra.

 

domingo

 

No domingo, dia 28, das 09h00 às 13h00, há Recolha de Sangue no Teatro Clube Ribeirense, na Ribeira de Santarém, numa organização do Grupo Dadores de Sangue de Pernes.

 

As comemorações das Jornadas Europeias do Património têm início às 9h00 com Mostra de Artesanato na Praça Sá da Bandeira, patente até às 21h00.

Das 13h00 às 19h00 há MASTERCLASSES, no Jardim da República e Palácio Landal: artes circenses com PAULO WARDOG, artes plásticas com MASSIMO ESPOSITO e dança pelo JARDIM DE TANGO.

Às 14h30 volta a ter lugar uma visita guiada - Histórias na Cidade, pelo Centro histórico, com início na Praça Sá da Bandeira e às 16h00 há Peddy Paper - À DESCOBERTA DO PATRIMÓNIO, pelo Centro Histórico.

Entre as 15h00 e as 19h00, o Jardim da República acolhe atividades infanto-juvenis.

Às 18h00 há Música no Museu pelo Conservatório de Música de Santarém, na Casa-Museu Braamcamp Freire.

 

Às 16h00 há Teatro de Bolso, na Livraria Aqui Há Gato.

O Aqui Há Gato abre as suas portas para o Teatro de Luz Negra! Faremos da nossa casa uma verdadeira sala de teatro! Um Teatro de Bolso onde tudo poderá acontecer!

Duração: 30’ Classificação: para todos Preço: €2 - Gratuito para crianças até 12 meses

 

Também às 16h00 há Tarde de Folclore Ribatejano, no Centro Cultural das Fontainhas.

 

O Rancho Folclórico do Bairro de Santarém, Graínho o e Fontainhas organiza mais uma edição da Tarde de Folclore Ribatejano, que conta com a presença do Grupo Infantil de Danças Regionais de Santarém, Grupo Académico de Danças Ribatejanas e do Rancho Folclórico do Bairro de Santarém, Graínho o e Fontainhas.

 

Esta iniciativa está integrada nas comemorações do centenário de nascimento de Celestino Graça, fundador dos grupos presentes.

 

Estas iniciativas são organizadas pela Câmara Municipal de Santarém, em parceria com a Escola Superior de Educação de Santarém, a União de freguesias da Cidade de Santarém, a Junta de Freguesia de Pernes, a União de freguesias de S. Vicente do Paúl e Vale de Figueira, a Fundação Passos Canavarro, a Associação de Estudo e Defesa do Património Histórico-Cultural de Santarém, o Círculo Cultural Scalabitano, o Conservatório de Música de Santarém, a Comissão de Festas da Ribeira de Santarém, população da Ribeira de Santarém, o Centro de Cultura e Desporto O Alvitejo, a Associação Comercial e Empresarial de Santarém, a Sociedade Recreativa Operária, O Espaço C, o Cineclube de Santarém, a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, o El Galego e o W Shopping.

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia que envolvem cerca de 50 países, tendo como objetivo a sensibilização dos cidadãos para a importância da proteção do Património.

 

Em permanência

 

Durante o mês de setembro, de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 18h000, estão patentes as seguintes iniciativas na Biblioteca Braamcamp Freire: o Arquivo Histórico-Mostra Documental - “Falam documentos de outras eras”, a par da iniciativa “Vamos Ler…” Mário Cláudio e da Coleção de arte contemporânea ‘Manuela de Azevedo’, naCasa-Museu Anselmo Braamcamp Freire.

 

A Sala de Leitura Bernardo Santareno acolhe a Exposição “Metal que se Ostenta”, até dia 30 de setembro, de segunda a sexta-feira das 09h30 às 18h00 e a partir de 20 de setembro, também aos sábados das 09h30 às 12h30.

Aproveite ainda para visitar o Centro de Interpretação Urbi Scallabis – USCI - Uma experiência a não perder, no Jardim Portas do Sol, de quarta-feira a domingo, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

 

Visite o Núcleo Museológico do Tempo - Torre das Cabaças, de quarta-feira a domingo, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. Para mais informações, contatar: 243 377 290.

 



publicado por Noticias do Ribatejo às 15:05
link do post | comentar | favorito

pesquisar
 
Setembro 2019
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
14

16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


posts recentes

"O medo tem alguma utilid...

Município de Azambuja ass...

Ano letivo 2019-2020 arra...

Tomar – Prisão preventiva...

Arroz é rei em novo event...

PSD visita operação de li...

Fórum Cultural em Arruda ...

CÂMARA MUNICIPAL DO CARTA...

Santarém retoma liderança...

União de Tertúlias de Aza...

Mercado de Outono e ofici...

ATIVIDADES PRIMEIRO FIM D...

ELA É UMA MÚSICA OCUPA VA...

Espaço Cidadão em Aveiras...

Politécnico de Santarém a...

Centro Cultural recebe se...

X Maratona BTT NO TRILHO...

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A...

CÂMARA ENTREGOU FICHAS ES...

"Love Conquers All", no J...

Rock na Aldeia 2019

Município de Azambuja ass...

Parabéns Cátia Mateus!......

O Movimento Juntos pelo R...

Joana Bagulho toca Carlos...

NERSANT Business soma já ...

TEMAS DE SAÚDE: Sequelas ...

Não nascemos para sermos ...

‘Os homens e as mulheres ...

Sessões de Yoga para cria...

arquivos

Setembro 2019

Agosto 2019

Julho 2019

Junho 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

tags

todas as tags

subscrever feeds