A Rotunda Circulo Cultural Scalabitano (CCS) situada entre o edifício da Direção Geral de Finanças de Santarém (antigo Banco de Portugal), o Palácio da Justiça e o Jardim da Liberdade, foi inaugurada este sábado, dia 25, pelas 10 horas.
Esta cerimónia contou a presença de Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), António Pinto Correia, Presidente da Assembleia Municipal de Santarém, Susana Pita Soares, António Carmo, Luís Farinha, Ricardo Segurado e Inês Barroso, Vereadores da CMS, Carlos Marçal, Presidente da União de Freguesias da Cidade, Eliseu Raimundo, Presidente do CCS, Joaquim Botas Castanho, Presidente da Assembleia do CCS, entre outros Autarcas e Populares que se associaram ao evento.
Na sua intervenção, Ricardo Gonçalves falou da importância do Circulo Cultural Scalabitano enquanto promotor cultural da nossa Cidade. O Presidente da Câmara considera ser de elementar justiça esta homenagem ao CCS, instituição fundada em julho de 1954, através da atribuição do nome de uma Rotunda, numa das artérias principais de Santarém.
Carlos Marçal lembrou o percurso histórico do CCS, que considera ser um elemento fundamental “na promoção e dinamização da ação cultural, cumprindo, de forma exemplar, os objetivos nos seus Estatutos”.
O Presidente da União de Freguesias da Cidade, lembrou que o CCS tem hoje uma vasta oferta cultural, artística e desportiva de quem são exemplo o Veto-Teatro Oficina, a Orquestra Típica Scalabitano, o Coro, a Dança e o Esgrima. O Autarca considera que “Santarém está grata ao CCS pela Excelência do trabalho desenvolvido em prol da cultura e divulgação da sua cidade”.
Eliseu Raimundo agradeceu o “reconhecimento que a CMS e a União de Juntas de Freguesia da Cidade quiseram manifestar para com o CCS ao atribuir o seu nome a uma Rotunda da cidade de Santarém”.
O Presidente do CCS lembrou que a sua Instituição sempre assentou nos valores da Cidadania, Autonomia, Afetividade, Familiaridade e Solidariedade. Apesar dos seus 60 anos, o CCS “quer continuar a ser, uma associação de referência no panorama cultural local, regional e nacional, promovendo, apoiando e dinamizando a cultura nas suas componentes educativa, formativa e social”.
O Coro do CCS teve a missão de abrilhantar a cerimónia com a interpretação dos temas: “Signore delle Cima”, de Giuseppe De Marzi, e “As Sete Mulheres do Minho”, de Zeca Afonso.
Zeferino Silva homenageado com nome de Rua em São Domingos
Inserida nas Comemorações do 25 de abril, a Rua Zeferino Silva, ex-autarca de Santarém (antiga Rua Nova) foi inaugurada este sábado, dia 25, pelas 9h30, em São Domingos.
Esta cerimónia contou a presença de Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), António Pinto Correia, Presidente da Assembleia Municipal de Santarém, Susana Pita Soares, António Carmo, Luís Farinha, Ricardo Segurado e Inês Barroso, Vereadores da CMS, Carlos Marçal, Presidente da União de Freguesias da Cidade, Zeferino Silva, ex-autarca homenageado, entre outros Autarcas e Populares que se associaram ao evento.
Ricardo Gonçalves considera Zeferino Silva um amigo, que já fez muito por Santarém e por essa razão ser de toda a justiça prestar-lhe esta homenagem.
Por seu turno, Carlos Marçal afirmou que se estava ali a prestar “homenagem ao homem, ao cidadão e ao amigo que com dedicação, amor ao seu trabalho, espírito solidário e de cidadania, tão bem tem sabido utilizar, para levar bem longe o nome de Santarém e do Ribatejo”.