NOTICIAS DO RIBATEJO EM SUMARIO E ACTUALIZADAS PERIODICAMENTE - "A Imparcialidade Na Noticia" - UMA REFERÊNCIA NA INFORMAÇÃO REGIONAL -
Terça-feira, 29 de Abril de 2014
SANTARÉM: "Empresários estão a fazer trabalho extraordinário pelo país" disse Mira Amaral

 

 

Luís Mira Amaral esteve novamente na região do Ribatejo para apadrinhar a realização do plano estratégico de inovação e competitividade 2014-2020 que a NERSANT está a compor para a região. Na reunião, o ex-ministro da indústria elogiou o trabalho dos empresários portugueses.

O jantar-conferência decorreu no Santarém Hotel, localizado nesta cidade, e onde estiveram presentes cerca de 70 empresários do concelho. A NERSANT começou por apresentar o plano estratégico em vigor até 2013, e que foi cumprido quase na totalidade, na expetativa de que os empresários presentes pudessem facultar as suas dificuldades e esperanças em relação ao novo plano de ações, que terá que ser adequado à conjuntura atual.

A SPI - Sociedade Portuguesa de Inovação, é a entidade parceira da NERSANT para a elaboração deste plano estratégico, tendo apresentado algumas das diretrizes já conhecidas do novo quadro comunitário. Realizado este enquadramento, foi a vez de dar voz aos empresários. O debate começou em torno da necessidade de formação profissional adequada às reais necessidades das empresas. “A formação adequada à realidade de cada região é uma mais-valia para o desenvolvimento da mesma”, afirmou um dos presentes.

A discussão prosseguiu, com referência aos elevados custos de energia praticados em Portugal em relação a países como Espanha e França, bem como à má qualidade deste serviço, que afeta severamente as empresas.

Mira Amaral foi respondendo a algumas questões levantadas pelas empresas presentes, tendo corroborado as afirmações dos empresários em relação à energia. “A rede elétrica tem péssima qualidade, o que é desastroso para as empresas”, começou por referir o ex-ministro, acrescentando ainda que é inadmissível que as empresas “tenham custos energéticos superiores aos custos laborais.”

Questionado sobre o banco de fomento e sua funcionalidade para as empresas, Mira Amaral mostrou-se reticente: “o banco de fomento não vai fazer algo que não se faça já”, disse.

No jantar-conferência, os empresários falaram ainda da pesada carga fiscal a que são sujeitos, o que acarreta grandes dificuldades às empresas. Assim como o excesso de burocracia. Um dos empresários chegou mesmo a dizer que “o relatório único é uma carga de informação tão grande que as empresas têm dificuldade no cumprimento das suas obrigações”. Foram ainda referenciados como importantes para o desenvolvimento das empresas da região, os apoios às fusões de empresas, bem como apoios para a internacionalização.

Mira Amaral terminou a sua intervenção falando do próximo quadro comunitário de apoio, referindo que esta é a última grande oportunidade de Portugal se tornar desenvolvido através dos fundos da comunidade europeia, pelo que as empresas não o devem desperdiçar. O ex-ministro afirmou importante a aposta na ferrovia e nos portos. “Poderá haver dinheiro para isto, bem como para a instalação de redes de gás natural e eólicas”, revelou Mira Amaral, acrescentando que há inúmeras empresas portuguesas em condições de aceder a este tipo de programas. “Temos fundos comunitários para desenvolvimento”, concluiu Luís Mira Amaral, que foi ainda severamente crítico em relação à reforma da administração pública. “Não há redução da carga fiscal sem reduzir as gorduras do Estado”, disse, acrescentando que se houve alguém a fazer o trabalho de casa pelo país, foram “os empresários”.

O ex-ministro deixou ainda alguma esperança em relação ao futuro. “Há, de facto, um cheirinho a retoma, alguma movimentação do consumo. Mas acontece que não há investimentos industriais que sustentem a economia. É aqui que entra a banca. E o problema é que neste momento, a banca não quer financiar”, criticou Mira Amaral.

Neste momento, a NERSANT já ouviu os empresários de todos os concelhos do distrito.

 

Criação de plataforma logística é mais-valia para concelho de Coruche

 

 

No âmbito da preparação do seu plano estratégico para a região até 2020, a NERSANT convidou as empresas do concelho de Coruche a marcar presença numa reunião onde foram discutidos as prioridades a retratar no mesmo.

A reunião decorreu no auditório municipal de Coruche, onde estiveram diversas empresas deste concelho. Para enquadrar a realização deste plano estratégico, a NERSANT começou por apresentar as atividades que realizou no anterior plano, bem como as diretrizes do novo quadro comunitário. “A realização deste estudo tem como objetivo a emergência de novas linhas estratégicas para a região, e que deverão ser em concordância com o novo quadro comunitário”, comentou António Campos, Presidente da Comissão Executiva da NERSANT na abertura da reunião, acrescentando que o que se pretende com a reunião “é saber o que pode ser feito para potenciar o sucesso das empresas de Coruche, a nível local, regional e até nacional”, disse.

Uma das empresas presentes começou por afirmar que o maior desafio das empresas é a manutenção da sua competitividade e da sua capacidade transformadora face a outras regiões do país, tendo referido algumas questões que poderão vir a melhorar estes aspetos, como acesso a fontes de energia mais económicas e sustentáveis, a manutenção da mão-de-obra vs deslocalização (problemática da escassez de mão-de-obra especializada e adequada às reais necessidades das empresas), e ainda a desburocratização.

Foi ainda referida a necessidade de reindustrialização do tecido empresarial português, sendo que para isso é necessário que haja “capacidade de investimento em capital fixo”, o que não tem sido fácil atualmente. De igual forma, foi referida a importância de instalar uma plataforma logística na região para servir a indústria agroalimentar do concelho. “Esta plataforma permitira a criação de uma zona de porto seco, o que irá, consequentemente, aumentar a competitividade dos produtos da região e combater a sazonalidade dos mesmos”.

A realização destas reuniões insere-se no âmbiro do projeto INOVRibatejo, através do qual se pretende a realização de um "Estudo estratégico de inovação e competitividade para a Região de Santarém e a definição de ações de apoio às empresas no período 2014-2020". Este plano de ações que a NERSANT quer definir com a ajuda da dos empresários, tem como objetivo melhorar a competitividade as empresas e, consequentemente, do território onde estão inseridas, pelo que as reuniões com empresários se encontram a decorrer em todos os concelhos do distrito de Santarém.

 

 

 

 

Iniciativa "Melhor Território, Mais Competitividade" reúne especialistas no Ribatejo

Congresso da NERSANT debate novo período de fundos estruturais para as empresas

A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém organiza nos dias 15 e 16 de Maio, em Tomar, no Hotel dos Templário, o Congresso Empresarial Melhor Território, Mais Competitividade. O evento é o culminar de um conjunto de reuniões levadas a cabo pela associação junto das empresas, entidades e Concelhos do distrito para obter contributos e necessidades empresariais tendo em vista o novo período de fundos estruturais para as empresas - Portugal 2020. Vai reunir especialistas nacionais e internacionais dos mais diversos sectores: empresarial, territorial, inovação, competitividade, fundos comunitários.

“O Congresso Melhor Território, Mais Competitividade acontece depois de um conjunto de reuniões de trabalho que a NERSANT promoveu por toda a região e que tem como objetivos preparar as nossas empresas para os desafios do novo período de fundos estruturais que se avizinha. Queremos estar na linha da frente e, em conjunto com empresas e agentes públicos e privados, apresentar caminhos para fazer face às necessidades do nosso tecido empresarial e ir de encontro às suas prioridades. Este evento vai de encontro àquelas que são as linhas orientadoras da NERSANT: apoiar as empresas e, ao mesmo tempo, promover o desenvolvimento do território e a sua competitividade”, afirma a Presidente da NERSANT, Maria Salomé Rafael.

O novo período de Fundos Estruturais - Portugal 2020 apresenta-se como muito importante para as empresas portuguesas e apresenta como uma das suas prioridades o aumento da competitividade empresarial num contexto de estratégias inovadoras de criatividade e de especialização inteligente.

De forma a preparar a Região para o novo quadro comunitário, a NERSANT tem vindo a organizar, desde Fevereiro, reuniões com as empresas em todos os concelhos do distrito de Santarém, por forma a perceber as suas necessidades e prioridades até 2020.

Este conjunto de reuniões culmina com a realização do Congresso Empresarial, Melhor Território, Mais competitividade, nos dias 15 e 16 de Maio, no Hotel dos Templários, em Tomar. O evento vai reunir especialistas nacionais e internacionais dos mais diversos sectores: empresarial, territorial, inovação, competitividade, fundos comunitários. Tem como objetivos promover um debate que permita contribuir, estrategicamente, para o desenvolvimento, competitividade e diferenciação positiva do tecido empresarial regional.

O congresso tem início no dia 15 de maio, pelas 15h00, com o painel “Pilares de Desenvolvimento Empresarial (2014-2020)”. No dia 16, o congresso aborda, pelas 9h30, o tema “Inovação e Criatividade” (Painel II), seguindo-se, às 14h30, o terceiro e último painel, dedicado ao tema “Portugal 2020 – Mudanças e Perspetivas”. São esperadas mais de 300 empresas neste evento empresarial.

As empresas interessadas em marcar presença podem fazer a sua inscrição no portal online da NERSANT, em www.nersant.pt. O Congresso Melhor Território, Mais Competitividade é um projeto da NERSANT, cofinanciado pelo Compete, União Europeia, Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.



publicado por Noticias do Ribatejo às 13:32
link do post | comentar | favorito

pesquisar
 
Novembro 2019
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9


17
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30


posts recentes

Município de Santarém apo...

Férias de Natal AAAF – pa...

Livro de Luís Batista “Ca...

Sociedade Ponto Verde e D...

II Festival de Órgão de S...

NERSANT apresenta tendênc...

74º Aniversário do Concel...

Azambuja é o município co...

Mercados de Natal em Deze...

Câmara Municipal de Salva...

É pró menino e prá menina...

CÂMARA MUNICIPAL COM VAGA...

Município de Azambuja ina...

Município do Entroncament...

Premiados Concursos Nacio...

Município do Entroncament...

Continuam os convívios de...

Ribatejo apresenta-se com...

Junta de Freguesia de Alc...

Comemoração do Dia Mundia...

Liga de Amigos da Secção ...

Câmara de Azambuja aprovo...

Município de Azambuja com...

Avisan’19 recebe Exposiçõ...

Município da Chamusca pro...

MUNICÍPIO DO CARTAXO CELE...

Câmara Municipal de Salva...

“Dia do Refeitório Aberto...

“É pró menino e prá menin...

CA Juniores dá asas à ima...

arquivos

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Julho 2019

Junho 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

tags

todas as tags

subscrever feeds