NOTICIAS DO RIBATEJO EM SUMARIO E ACTUALIZADAS PERIODICAMENTE - "A Imparcialidade Na Noticia" - UMA REFERÊNCIA NA INFORMAÇÃO REGIONAL -
Sexta-feira, 16 de Maio de 2014
SANTARÉM: Empresas podem aceder a apoio a fundo perdido para a certificação do Sistema de Gestão de Segurança alimentar

 

A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém, encontra-se a dinamizar o RibaCertifica, projeto que permite, através da concessão de apoio a fundo perdido, com uma taxa base de financiamento de 50%, a obtenção de certificação das empresas dos diferentes sistemas de gestão, nomeadamente, o Sistema de Gestão de Segurança Alimentar (SGSA), em conformidade com a ISO 22000:2005.

O SGSA permite a implementação de um sistema através de requisitos aplicáveis em todas as fases da cadeia alimentar - do produto, ao supermercado, ao restaurante, passando pela distribuição / transportadora.

A implementação de um SGSA tem inerentes diversas vantagens competitivas. O aumento da competitividade dos produtos na disputa de outros mercados, eliminado o risco de não-aceitação dos produtos em mercados exigentes (ex. exportação), a confiança dos clientes atuais e potenciais; a credibilização dos produtos da empresa, como seguros, em termos de saúde dos consumidores e o melhoramento do funcionamento da organização nos seus diferentes níveis, são exemplos de algumas das vantagens de possuir esta certificação.

Para além da certificação do sistema de gestão da segurança alimentar, este projeto contempla ainda outros tipos de certificação, nomeadamente a Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9001:2008); a Certificação do Sistema de Gestão Ambiental (ISO 14001:2004) e a Certificação do Sistema de Gestão de Energia (ISO 50001:2012).

No âmbito do apoio do RibaCertifica, são contempladas todas as ações inerentes ao desenvolvimento do sistema selecionado, nomeadamente, o diagnóstico, a capacitação das empresas e respetivos colaboradores sobre a Norma, e outras questões relacionadas com a mesma; conceção e implementação do sistema selecionado; sensibilização a todo o pessoal sobre o Sistema implementado e eventuais alterações; e pré-auditoria de preparação à Certificação. O projeto engloba ainda a auditoria de concessão da Certificação, a realizar pela entidade certificadora. Em suma, este projeto integra todas as fases necessárias para a implementação do sistema de gestão, bem como, a auditoria de certificação.

 

 

NERSANT realizou Assembleia Geral

 

A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém, reuniu em Assembleia Geral no dia 14 de maio, pelas 17h30. A Presidente da NERSANT, Maria Salomé Rafael sintetizou o Relatório e Contas da associação e fez um balanço da atividade da associação.

A Presidente da Direção da NERSANT começou por referenciar a atividade mais emblemática desenvolvidas pela associação nos últimos 3 anos. Maria Salomé Rafael referiu a consolidação económica e financeira da associação; a apresentação de várias propostas técnicas ao Ministério da Economia para medidas de apoio às empresas, algumas delas adoptadas; as reuniões com vários Ministros e Secretários de Estado sobre diversas temáticas; o fortalecimento do AgroCluster Ribatejo; a criação do ACE da construção civil; a assinatura de protocolo com o Banco BES, com a criação de uma linha preferencial de 60 milhões de euros e a aprovação de um conjunto alargado de projetos de apoio às empresas. Neste último, a dirigente da NERSANT salientou a certificação para empresas, o apoio a projetos TIC´s nas empresas; a formação de 600 empresários no MOVE- Formação Ação, a formação para trabalhadores das empresas, o apoio a 250 empresas na internacionalização, a criação do NERSANT Business, que na 2ª edição trouxe 100 empresários estrangeiros a Portugal, a dinamização da promoção integrada do Turismo, através da marca criada VIVER O TEJO, a criação e Dinamização do Portal CLUB NERSANT; e, por fim, a criação e dinamização do Portal Sítio do Empreendedor: mais de 400 ideias e 2 centenas de empresas criadas.

Respeitando a ordem de trabalhos da convocatória da Assembleia Geral, o Relatório e Contas da associação referente ao ano de 2013 foi aprovado por unanimidade, assim como foi também aprovada a proposta da direção para a aplicação de resultados.

 

 

A 25.ª edição da FERSANT - Feira Empresarial da Região de Santarém, está a chegar. O certame, que se realiza a par da Feiro, a Nacional da Agricultura, no CNEMA, inaugura já no próximo dia 07 de junho. Neste momento, os espaços disponíveis para a mostra de empresas está totalmente ocupado.
 

A FERSANT tem vindo a assumir-se como um importante espaço de trocas comerciais e conhecimento entre as empresas da região, que se tem verificado quer pelo número de visitantes, quer pelo número de empresas e entidades interessadas em mostrar os seus serviços ou produtos neste espaço. Neste momento, a capacidade da nave B, onde se realiza a feira empresarial, está completamente esgotada, estando todos os espaços já reservados.

António Campos, Presidente da Comissão Executiva da NERSANT, falou sobre o crescente sucesso desta feira. “A FERSANT é muito mais que um espaço meramente expositivo. É um espaço onde os empresários se podem encontrar, e conhecer reais oportunidades de negócio. Para além disso, a NERSANT aposta numa feira não só meramente expositiva, mas com num carácter mais dinâmico. Paralelamente ao certame, são realizadas diversas atividades de apoio ao tecido empresarial regional, o que acaba por criar networking entre as empresas expositoras e visitantes”, afirmou. A feira, continuou, “oferece uma quantidade de oportunidades a quem a visita e a quem nela expõe, seja qual for o setor de atividade. Por este motivo, a feira tem crescido, afirmando-se como um espaço privilegiado para a realização de negócio, quer entre empresas ou entidades expositoras, quer entre estas e as centenas de empresários que visitam a feira para fazer prospeção de negócio”.

A FERSANT realiza-se no CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, em Santarém e decorre em paralelo com a Feira Nacional da Agricultura. O certame inaugura dia 07 de junho e decorre até dia 15 do mesmo mês.

Para mais informações sobre a FERSANT, os interessados devem contactar o Departamento de Associativismo, Marketing e Eventos, através dos contactos dame@nersant.pt ou 249 839 500.

 

Congresso da NERSANT lança novo Plano Estratégico do Ribatejo para o Portugal 2020

Sec. Estado Pedro Lomba promete democratizar o acesso à informação sobre fundos comunitários

 

 

Arrancou hoje o Congresso da NERSANT "Melhor Território, Mais Competitividade", em Tomar. O evento é o culminar de um conjunto de reuniões levadas a cabo pela associação junto das empresas, entidades e Concelhos da Região do Ribatejo para obter contributos e necessidades empresariais com o objetivo de lançar o novo Plano Estratégico para o período de fundos estruturais Portugal 2020.

"Este Congresso marca o início de um novo ciclo, com a apresentação do novo Plano Estratégico de Inovação e Competitividade para a Região e das novas prioridades para as empresas. Ciclo esse claramente focado na geração de conhecimento, na transferência de conhecimento, na aplicação do conhecimento nas empresas e numa maior visibilidade e posicionamento internacional da Região e do seu tecido empresarial", adiantou Salomé Rafael, Presidente da NERSANT, na sua intervenção inicial, onde aproveitou para fazer um resumo do trabalho elaborado no último quadro comunitário, período no qual a NERSANT cumpriu 90% do plano a que se comprometeu.

Por seu turno, Pedro Lomba, Secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto do Desenvolvimento Regional, afirmou que o Governo vai "democratizar o acesso à informação sobre fundos comunitários”. Reconhecendo “o trajeto dinâmico e inteligente do tecido empresarial da Região do Ribatejo", afirmou que "a correção das assimetrias regionais, a valorização do território e a coesão nacional correspondem a opções fundamentais do Portugal 2020", revelando que este instrumento “privilegiará as regiões mais desfavorecidas do país visto que receberão 93% do financiamento disponível” e que "as PME estarão na primeira fila dos destinatários do Portugal 2020". Para terminar, o governante afirmou que o país "não pode desperdiçar a oportunidade do Portugal 2020. Será uma condição fundamental para um novo patamar de desenvolvimento, prosperidade, competitividade e coesão territorial".

Anabela Freitas, Presidente da Câmara Municipal de Tomar, referindo-se ao programa Portugal 2020, afirmou que "é fundamental uma coresponsabilização dos atores públicos e privados e o estabelecimento de relações mais dinâmicas entre empresas e centros de saber".

A sessão prosseguiu com a moderação de António de Andrade Tavares, Presidente da Assembleia Geral da Nersant, que aproveitou para deixar ao Governo uma mensagem no sentido de "não serem criados entraves às empresas" e que "os empresários portugueses possam ter as mesmas condições que as empresas com quem competem".

Joaquim Oliveira Martins, da OCDE, salientou que "as regiões mais pequenas têm um papel preponderante para o crescimento e as cidades têm um papel muito importante em termos de mecânica da produtividade. As cidades com mais população têm mais produtividade". O responsável afirmou ainda que "a OCDE entende que não se pode fazer política regional numa ótica de compensar regiões desfavorecidas”, porque “cria dependência e não desenvolvimento". "Tem que se identificar o capital territorial e criar vantagens absolutas, que ali existem e não existem noutros sítios", prosseguiu.

Por seu turno, Rui Monteiro, da CCDR-Norte, afirmou que "as regiões são capazes de se afirmar diferenciando-se no mercado internacional", através da "construção das vantagens competitivas".

Piedade Valente, do COMPETE, alertou para o facto de "o tecido empresarial português ainda ter um elevado número de empresas de pequena dimensão” e que “a esta situação está associada uma fraca propensão para modelos colaborativos entre os vários atores". "Temos dificuldade na matéria do trabalho em rede. Temos também alguma dificuldade no investimento em fatores de inovação para além do equipamento produtivo, que nos permita produzir com maior competitividade. Todos os outros fatores de inovação estão um pouco esquecidos", prosseguiu, afirmando ainda que espera "ter os novos programas do quadro Portugal 2020 a funcionar durante o segundo semestre, para Setembro ou Outubro".

Já Augusto Medina, da SPI, salientou que "a região do Ribatejo desenvolveu uma iniciativa de clusterização muito relevante. O AgroCluster é um exemplo daquilo que deve ser feito". Afirmou ainda que a "a NERSANT é, porventura, uma das únicas senão a única organização com uma atuação abrangente sobre o território. Tem exercido ações em vários dos domínios que vão ser prioritários nos próximos anos". Fazendo nota que no novo quadro "é preciso sofisticar algumas dessas apostas”, ressalvou que “a NERSANT tem a vantagem de ter uma boa capacidade de gestão de projetos".

Para terminar, Luís Mira Amaral esclareceu que "não basta políticas públicas. As PME têm que pegar no conhecimento dos centros de saber para criarem novos produtos e se diferenciarem da concorrência. Há aqui na região do Ribatejo um embrião para termos um centro de inovação". Referindo-se especificamente ao financiamento, afirmou que "não há problemas de crédito" mas sim "um problema de liquidez e um problema de risco de crédito. Espero que com o suavizar do programa de austeridade haja mais mercado e que haja mais linhas de crédito". No que se refere aos transportes, realçou que "exportar por via rodoviária está condenado. O país tem que apostar na ferrovia e nos portos".

O Congresso "Melhor Território, Mais Competitividade" decorre até amanhã no Hotel dos Templários, em Tomar.É um projeto da NERSANT, cofinanciado pelo Compete, União Europeia, Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.



publicado por Noticias do Ribatejo às 16:27
link do post | comentar | favorito

pesquisar
 
Agosto 2022
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


posts recentes

...

Torneio de Sueca do Conce...

Comemorações do Dia Inter...

Município da Chamusca atr...

Município de Azambuja dá ...

AS PISCINAS MUNICIPAIS DO...

Chamusca recebe “Rua das ...

MERCADONA ABRE HOJE LOJA ...

Requalificação de Arruame...

Galeria Municipal do Entr...

Recolhas gratuitas de lix...

Município de Santarém mar...

Entroncamento vai ter cur...

Cineteatro da Chamusca re...

Município de Santarém apo...

REI E RAINHA DAS VINDIMAS...

Entroncamento realiza Tor...

Município de Azambuja vol...

“Artéria” – Programa de A...

Candidaturas abertas para...

VI Festa do Emigrante

Município de Azambuja com...

Já avançou a empreitada d...

Programa de Voluntariado ...

SUSPENSÃO NO ABASTECIMENT...

Associação Cultural e Rec...

AZAMBUJA: Empreitada de R...

Recolha de Sangue e Dador...

Assembleia Municipal apro...

CÂMARAS MUNICIPAIS DO CAR...

tags

todas as tags

arquivos

Agosto 2022

Julho 2022

Junho 2022

Maio 2022

Abril 2022

Março 2022

Fevereiro 2022

Janeiro 2022

Dezembro 2021

Novembro 2021

Outubro 2021

Setembro 2021

Agosto 2021

Julho 2021

Junho 2021

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Junho 2020

Maio 2020

Abril 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Julho 2019

Junho 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

DIRECTOR/rRESPONSÁVEL: António Centeio
Rua do Jardim, 2090-078 Alpiarça Telemóvel: 933 088 759
subscrever feeds