No âmbito do 51.º aniversário do Rotary Club de Santarém, Ricardo Gonçalves,Presidente da Câmara de Santarém, recebeu no passado dia 22, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, António Mendes, Governador do Rotary Club Distrito 1960 e Francisco Infante Mendes, Presidente do Rotary Club de Santarém, agradecendo a presença destes ilustres membros do clube rotário, do Presidente da União de Freguesias da Cidade de Santarém, Carlos Marçal bem como dos demais companheiros da comitiva.
António Mendes, Governador do Distrito 1960 enalteceu o apoio que a Câmara Municipal e também a União de Freguesias da Cidade Santarém dão ao Rotary, que é precioso para alcançarem os seus objetivos, nomeadamente na erradicação da poliomielite, na educação e alfabetização e promoção de bolsas de estudo. O Governador do Distrito 1960 acrescentou que “os clubes rotários lutam de uma forma voluntária. É a nossa maneira de estar para criar uma sociedade melhor, iluminada e através destas ações todas, o fio último, é criarmos a paz. Não há caminhos para a paz, a paz é o caminho. É assim que nós a vamos construindo”.
A cerimónia continuou com a inauguração da rotunda Rotary Club de Santarém (rotunda que faz a ligação a Almeirim e próximo do Convento de S. Francisco) pelo Presidente da Câmara de Santarém, pelo Presidente da União de Freguesias da Cidade de Santarém, pelo Governador do Distrito 1960 e pelo Presidente do Rotary Clube de Santarém.
Na cerimónia, que contou com a presença de Companheiros Rotários e Senhoras da Casa da Amizade do Rotary Clube de Santarém para além de outros convidados, foi feita alusão ao lema deste ano do Rotary “Faça o Rotary Brilhar” e Ricardo Gonçalves referiu não poder deixar de elogiar esta identificação toponímica, que é um complemento ao marco rotário existente naquele mesmo local tendo afirmado que “o que fica para além da pedra é o trabalho e a obra. Esta é a obra visível. Mas há uma grande obra invisível que durante muitos anos o Rotary Club de Santarém fez e só há alguns anos é que começaram a dar conhecimento do trabalho que faziam” mencionando que apenas as pessoas que sentiram “as suas vidas melhoradas pelos homens bons que procuram a paz, que querem que a paz reine entre os homens” conheciam o seu trabalho.
Seguidamente procedeu-se à plantação da Árvore da Amizade, em memória de José Manuel Cordeiro, em frente a sua casa em S. Bento, pelo Presidente do Rotary Club de Santarém e pelo Governador do Distrito 1960. Francisco Infante Mendes, Presidente do Rotary Club de Santarém proferiu algumas palavras sobre o significado desta homenagem “a plantação de uma árvore em Rotary significa a paz, a cooperação e a amizade entre os homens, é isso que pretendemos com esta árvore mas também homenagear a memória do nosso companheiro José Manuel Cordeiro”. No final, Maria Crisanta Cordeiro, viúva do homenageado, agradeceu todo o simbolismo deste gesto referindo que as palavras proferidas “demonstram a estima e a amizade que sempre tiveram pelo José Manuel Cordeiro”.