NOTICIAS DO RIBATEJO EM SUMARIO E ACTUALIZADAS PERIODICAMENTE - "A Imparcialidade Na Noticia" - UMA REFERÊNCIA NA INFORMAÇÃO REGIONAL -
Terça-feira, 23 de Setembro de 2014
SANTARÉM: No Centro Nacional de Exposições, em Santarém, de 17 a 19 de Outubro

 

Festival Bike – Três dias dedicados ao mundo da bicicleta

 

 

De 17 a 19 de Outubro, o Centro Nacional de Exposições, em Santarém, recebe a 11ª edição do Festival Bike Portugal - Festival Internacional da Bicicleta, Equipamentos e Acessórios e Salão de Ciclismo Profissional, evento que é o espaço privilegiado para conhecer as novidades do mercado e um ponto de encontro para todos aqueles que de forma profissional, desportiva ou de lazer estão ligados a este ramo.

 

O Festival Bike reúne durante três dias as principais empresas do sector e concentra num só local os principais importadores, distribuidores, retalhistas, técnicos, e profissionais que trabalham neste ramo tendo como objectivo a realização de contactos e negócios.

 

Com espaço para venda directa de bicicletas, equipamentos e acessórios, o certame coloca em evidência algumas das principais marcas existentes no mercado, assim como Associações, Centros de Estágio, Clubes, Ginásios, Hotelaria e Ecoturismo, Organizadores de Eventos Desportivos, Suplementos Alimentares, entre muitos outros.

 

Este ano o Festival Bike vai contemplar um espaço para que os criadores individuais de modelos exclusivos de bicicletas as possam expor e apresentar ao público, sendo que os interessados em participar deverão contactar a organização.

 

Simultaneamente, esta feira tem como objectivo promover acções de formação e reunir no mesmo espaço entidades promotoras da bicicleta enquanto meio de transporte alternativo ou para momentos de lazer como a Federação Portuguesa de Ciclismo, Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores da Bicicleta ou a Federação de Triatlo de Portugal, entre outras.

 

Neste âmbito, pretende-se chamar a atenção para as vantagens da utilização da bicicleta e que pode contribuir para o aumento da qualidade de vida, nomeadamente através do exercício físico. Por outro lado, a bicicleta permite uma maior mobilidade ao substituir-se ao automóvel, não polui o ambiente e o seu uso acarreta muito menos custos.

 

Paralelamente, o Festival Bike também pretende estimular a participação do público nos vários eventos que aqui decorrem como workshops, conferências ou sessões de esclarecimento, entre outros.

 

Provas e Demonstrações em Destaque

 

O Festival Bike volta a contar com diversas atividades, proporcionando aos visitantes uma escolha ampla e variada de carácter lúdico e competitivo.

 

É o caso da 10ª Maratona BTT ,  este ano denominada Maratona FestivalBike Liberty, cuja a organização introduziu na zona de chegada e partida uma Fan Zone com jogos para crianças, pinturas e outros divertimentos de forma a que as famílias possam passar o dia de forma agradável  enquanto esperam pelos participantes, familiares ou amigos. 

 

As inscrições já se encontram abertas e os interessados poderão obter mais informações em http://www.maratonafestivalbike.com.

 

4º Downhill Festival Bike decorrerá também no dia 18. Os treinos livres têm início às 10h00 e o desafio começa às 14h00. Cadetes, Juniores, Elites, Master 30, Master 40, Master 50, Femininos e Promoção são as categorias em prova. Os 1º, 2º e 3º lugares de cada categoria terão direito a prémios. Para mais informações os interessados deverão contactar a B.A.D.A - Bike Associação Desporto e Aventura através do telefone 914 641 403, e-mail geral@bikeaventura.com ou do sitio www.bikeaventura.com.

 

O último dia do Festival Bike 2014 será marcado pela realização da VII edição do Duatlo, competição que traz habitualmente ao CNEMA alguns dos melhores praticantes nacionais da modalidade e várias dezenas de atletas de pelotão, de um desporto com cada vez mais adeptos.

 

A grande novidade para este ano é o aumento das distâncias, o que torna esta prova, já clássica no calendário português, mais competitiva e mais disputada. Mais uma vez em circuito fechado, consta de uma corrida de 5 kms, seguindo-se 20 kms de BTT e termina com mais 2 km de corrida, com o enquadramento único e espectacular do CNEMA, que permite ao público assistir a grande parte do desenrolar da competição.

 

Os atletas podem optar por fazer a prova completa ou através formato do Run & Bike, ou seja, a pares, onde um participante assegura os percursos de corrida e outro o circuito de BTT.

 

No dia 19 também de realiza o 7º Mega Passeio de Cicloturismo Lisboa / Santarém iniciativa promovida pela  Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores da Bicicleta (FPCUB). As inscrições são gratuitas para os sócios da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores da Bicicleta (FPCUB) e já estão abertas a todos os interessados e podem ser efectuadas em  https://app.weventual.com/detalheEvento.action?iDEvento=1267.


Uma das atividades mais esperadas da participação da Federação Portuguesa de Ciclismo no Festival Bike é oPasseio das Duas Pontes, que vai realizar-se na manhã do dia 19 de Outubro. A participação é gratuita, mas carece de inscrição prévia. Todos os participantes têm direito a uma entrada gratuita no Festival Bike. As inscrições já estão abertas em http://www.uvp-fpc.pt/registo_evento_prova.php.

 

Ainda no último dia do Festival Bike Portugal, destaque para o 3º Troféu da Juventude, prova que se realiza em colaboração com a Federação Portuguesa de Ciclismo e com o Clube de Ciclismo José Maria Nicolau.

 

Esta prova destina-se a praticantes com idades compreendidas entre os 7 e os 14 anos e o circuito terá a extensão de 900 metros com maior segurança para a prática da modalidade. Os três primeiros de cada escalão, feminino e masculino, e as cinco primeiras equipas terão direito a troféus.

 

A competição inicia-se às 14.30 horas e as inscrições devem ser efectuadas on-line, no site da Federação Portuguesa de Ciclismo em www.uvp-fpc.pt e aplica-se para esta prova o Regulamento Geral das Escolas em vigor.

 

Paralelamente decorrem durante o certame outras provas como o “4º Ciclo Cross”, o “3º Troféu Sprint Bike”, o “Campeonato Nacional de BMX”, o “Campeonato Nacional de Dirt Jumping” ou as Exibições e Demonstrações de Trial.

 

Test – Drive’s e Workshops

 

Possibilitar aos visitantes do Festival Bike e aos profissionais que actuam neste ramo novas aprendizagens é o objectivo dos Workshops e Conferências que se realizam nos três dias da feira.

 

Neste âmbito, a Escola Superior de Desporto de Rio Maior realiza várias acções de formação subordinados a temas como o marketing desportivo, metodologias de treino ou a própria alimentação.

 

Apresentar e analisar as alterações do Novo Código da Estrada é o objectivo da acção “A Bicicleta e o Novo Código da Estrada” promovida pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores da Bicicleta (FPCUB), que se realiza no dia 18 de Outubro, pelas 14h30, no Estúdio do Centro Nacional de Exposições.

 

Paralelamente, alguns dos expositores presentes organizam Test Drive’s para os interessados que querem experimentar novos modelos de bicicletas.

 

Sessões de Autógrafos e Clubes de Ciclismo

 

O Festival Bike Portugal será ainda palco de Sessões de Autógrafos com algumas das grandes figuras do desporto nacional. Pelo Centro Nacional de Exposições vão passar ciclistas de renome, assim como algumas das principais equipas do ciclismo nacional que trarão as suas viaturas de apoio e que irão promover diversas iniciativas relacionadas com a sua actividade.

Festival Bike promove “10 anos, 20 imagens”

Os visitantes do Festival Bike poderão também visitar a exposição de fotografia “10 anos, 20 imagens”. A comemorar 10 anos de existência, o Festival Bike promove uma mostra de 20 imagens, que ilustram aquela que tem sido uma das maiores representações do sector da Península Ibérica. A estes 20 momentos juntam-se os cartazes desde 2004, ano em que se realizou a primeira edição do evento.

Zona de Alimentação com novidades

A zona de alimentação do Festival Bike Portugal vai contar com algumas inovações na edição deste ano.

 

Para além do restaurante O Quinzena, das tasquinhas Damar e Mercearia da Ganhada e do espaço dedicado à doçaria Docemêndoa, este ano estreia-se a Charcutaria Lisboa.

 

Com vários espaços em Lisboa, sem descurar a qualidade, a diferenciação, a frescura dos seus produtos e doexpertise da sua equipa a Charcutaria Lisboa propõe atender os seus clientes em eventos desportivos, gastronómicos e artísticos.

 

No Festival Bike terá ao dispor um conjunto de saladas, tapas, sopas, empadas e sumos de fruta, que proporcionarão momentos frescos e deliciosos a todos os que quiserem provar.

 

Massagens, Duches e Parque de Campismo

 

O conforto e bem-estar no Festival Bike é uma das prioridades da organização. Neste âmbito, a Fisio-massagem volta a proporcionar um espaço de massagens, destinado a visitantes, participantes nas diversas competições e a expositores do certame. O serviço é gratuito e decorre no Sábado e Domingo, 18 e 19 de Outubro, respectivamente.

 

Para quem deseja associar a visita ao evento a um fim-de-semana de campismo, o Festival Bike dispõe de uma zona onde poderá, com toda a segurança, montar a sua tenda e desfrutar das vastas zonas verdes do CNEMA. Paralelamente, estão ao dispor de todos os campistas duches e lavagem de bicicletas, a funcionar em permanência.

 

Estacionamento para Bicicletas

 

O Festival Bike Portugal dispõe de um Parque de Estacionamento para Bicicletas situado na entrada principal do CNEMA. Deste modo, todos aqueles que se deslocam à feira na sua bicicleta, sem participar nas provas desportivas que decorrem durante o evento, poderão fazê-lo com todo o conforto e comodidade, já que poderão deixar a bicicleta em segurança e visitar comodamente as várias áreas do certame.

 

Com cerca de 15.000 m2 de área de exposição coberta, o Festival Bike é a referência do mercado nacional e uma das mais importantes da Europa. Contando com um vasto programa de actividades, o envolvimento de empresas de renome e com a presença de atletas prestigiados, o evento é incontornável.

 

Recorde-se que na edição de 2013, o Festival Bike contou com 118 expositores, 24.800 visitantes e 7.956inscritos nas várias competições.

 

Horários:

 

Sexta-feira, 17/10:          10h00 às 17h (Profissionais)

Sexta-feira, 17/10:          17h às 20h (Público em Geral)

Sábado, 18/10:                 10h às 20h (Público em Geral)

Domingo, 19/10:              10h às 20h (Público em Geral)

 

Entradas:

Bilhete: 6,00 € (Válido para apenas 1 entrada) 
Entrada Gratuita para Crianças até aos 11 anos (inclusive)

Parque de Estacionamento: Gratuito

 

Para mais informações:

 

CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, S.A.

Apartado 331

2001-904 Santarém

Tel: 243 300 300

Fax: 243 300 301

E-mail: geral@cnema.pt

Url: www.cnema.pt

 



publicado por Noticias do Ribatejo às 11:27
link do post | favorito

Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

pesquisar
 
Setembro 2019
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
14

20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


posts recentes

Inscrições para a Univers...

Município do Entroncament...

JORNADAS DE CULTURA ATÉ 2...

Festival de música Cartax...

Tertúlia Festa Brava orga...

“Quando ela… é ele!” teat...

Professores dos 3 Agrupam...

CARTAXO VOLTA A APRESENTA...

Jovens atores da Chamusca...

Tomar dá o corpo ao manif...

Programa de Educação Pare...

“Chamusca das Três Graças...

ERROS GROSSEIROS NA ELABO...

Festival de música Cartax...

Há apoios do Portugal 202...

‘Santarém em Cena’ reúne ...

Teatro Sá da Bandeira ini...

Ceyceyra Medieval a 21 e ...

TEMAS DE SAÚDE: Doente on...

"O medo tem alguma utilid...

Município de Azambuja ass...

Ano letivo 2019-2020 arra...

Tomar – Prisão preventiva...

Arroz é rei em novo event...

PSD visita operação de li...

Fórum Cultural em Arruda ...

CÂMARA MUNICIPAL DO CARTA...

Santarém retoma liderança...

União de Tertúlias de Aza...

Mercado de Outono e ofici...

arquivos

Setembro 2019

Agosto 2019

Julho 2019

Junho 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

tags

todas as tags

subscrever feeds