NOTICIAS DO RIBATEJO EM SUMARIO E ACTUALIZADAS PERIODICAMENTE - "A Imparcialidade Na Noticia" - UMA REFERÊNCIA NA INFORMAÇÃO REGIONAL -
Quarta-feira, 1 de Abril de 2015
SANTARÉM: Plano de Ação para o Centro Histórico de Santarém apresentado no Palácio Landal

7.jpg

O Plano de Ação para o Centro Histórico de Santarém foi apresentado, pelo executivo municipal, no dia 30 de março, no Palácio Landal, em Santarém.

 

Ricardo Gonçalves, presidente da autarquia scalabitana, Luís Farinha, vereador com o pelouro do Turismo e Susana Pita Soares, vereadora com o pelouro da Cultura, apresentaram as bases fundamentais da 1ª fase do Plano de ação para o Centro Histórico que tem como principal objetivo a sua revitalização, reposicionando-o como um dos locais privilegiados da cidade, para viver e trabalhar.

 

No âmbito do Plano, foi apresentado o portal do Centro Histórico – http://centrohistorico.cm-santarem.pt – com o sloganEncontra-me em Santarém, onde os munícipes poderão consultar a legislação, eventos, bem como dar contributos para a sua melhoria.

 

Ricardo Gonçalves referiu que o Centro Histórico simboliza a história e a memória dos scalabitanos, e que, neste momento, existe um desafio coletivo que tem como objetivo a revitalização do centro da cidade de Santarém.

 

Mencionou também o projeto Rota das Catedrais, um projeto pioneiro que levou à requalificação da Sé, do Convento Santa Clara e também à criação do Museu Diocesano, “mais uma âncora no nosso centro histórico e que recentemente foi premiado pela Entidade Regional de Turismo de Alentejo e Ribatejo como um dos projetos mais empreendedores ao nível do turismo nesta região. Com a apresentação da 1ª fase do Plano de Ação para o Centro Histórico de Santarém, a autarquia pretende desenvolver um conjunto de ações estratégicas para o centro histórico e em simultâneo atrair o contributo de todos os cidadãos interessados na sua revitalização.”

 

O Edil apresentou a visão do Plano que consiste em conseguir afirmar o centro histórico como um território “vivo e vivido, reposicionando-se como um dos locais privilegiados da cidade para viver, trabalhar e estarmos uns com os outros, como diz o slogan Encontra-me em Santarém. (…) É preciso promover o regresso dos habitantes, turistas, empresas e do comércio. É necessário aumentar a procura do centro histórico como destino cultural, religioso, comercial e empresarial. Esta é a finalidade do que queremos atingir com este plano.”

 

A partir do dia 13 de Abril passará a funcionar no Palácio Landal, o Gabinete do Centro Histórico, espaço privilegiado de apoio e contacto com os Munícipes e visitantes do Centro Histórico de Santarém. No âmbito deste gabinete, foi criado o “Observatório do Centro Histórico”, que vai acompanhar e monitorizar todos os planos a implementar, bem como recolher as informações necessárias à sua adaptação às reais necessidades do Centro Histórico. Em maio, junho e setembro serão realizadas sessões participativas, com o objetivo de “discutir o próprio centro histórico”. O Presidente da Câmara referiu que o Plano agora apresentado é um plano dinâmico, em construção constante, pelo que o contributo de todos é indispensável ao sucesso da sua concretização.

 

Os 3 eixos estruturantes do Plano de Ação são a Consolidação Urbana; o Desenvolvimento Sustentável e Empreendedorismo e a Cultura e o Património e Turismo.

Ao visitar o portal – http://centrohistorico.cm-santarem.pt – podem visualizar-se mais informações acerca da 1º fase doPlano de Ação para o Centro Histórico de Santarém, bem como deixar contributos ou sugestões de inclusão do Plano.

8.jpg

 

Aproveite o que Santarém tem para lhe oferecer este fim de semana  

 

quarta-feira

 

Esta quarta-feira, dia 1 de abril, às 21h30, passa o filme “Cavalo Dinheiro”, de Pedro Costa, no Teatro Sá da Bandeira, pelo Cineclube de Santarém, integrado nas comemorações do 41º aniversário do 25 de Abril.

 

O filme teve estreia mundial na 67ª edição do Festival de Cinema de Locarno, na Suíça, altura em que o cineasta português foi galardoado com o Prémio de Melhor Realizador e o prémio da Federação Internacional de Cineclubes.

 

Enquanto, a 25 de Abril de 1974, os capitães faziam a revolução, no bairro das Fontainhas o povo procurava Ventura [o cabo-verdiano já antes apresentado nos filmes "Juventude em Marcha" (2006), "No Quarto da Vanda" (2000) ou "Ossos" (1997)]. Hoje, demolido em nome do progresso, o bairro já não existe. Perdido num país assombrado pela guerra colonial, pela revolução e pela descolonização, Ventura revisita os seus fantasmas pessoais que se vão moldando aos fantasmas de Portugal.

 

“Cavalo Dinheiro” percorreu quase quarenta festivais de cinema, em todo o mundo. O filme é uma história política e poética em que Pedro Costa recorda alguns dos fantasmas da história do Portugal, em particular da Revolução dos Cravos, e onde recupera a personagem Ventura e o universo das Fontainhas, depois de “Ossos”, “No quarto de Vanda” e “Juventude em marcha”. “Enquanto os jovens capitães fazem a revolução nas ruas, o povo das Fontainhas procura o seu Ventura que se perdeu no bosque”.

 

Título original: Cavalo Dinheiro | De: Pedro Costa | Género: Drama | Outros dados: POR, 2014, Cores | Inserido no Programa das Comemorações do 41º Aniversário do 25 de Abril em Santarém

Org. Cineclube de Santarém, CM Santarém

Mais informações em: http://cineclubesantarem.wordpress.com

(Duração) 104’ (Classificação) M/12 (Preço) 4€ / 2€ Sócios Cineclube

 

Até dia 5 de abril, Santarém é palco do Encontro – “Arte e Educação com os Artenautas da Liberdade”, promovido pela Comunidade do Mestrado em Arte e Educação (MAE) da Universidade Aberta. As entradas nas diversas iniciativas são gratuitas.

 

“Somos ArteNautas da Liberdade! Em Santarém a Liberdade vive-se e celebra-se numa história a resgatar, descobrir, inspirar, envolver, contar, cantar, pintar, fotografar, filmar, teatrar, criar, inventar, sonhar.”

 

Às 21h00, a Casa Pedro Álvares Cabral/Casa do Brasil, acolhe - Tendências Internacionais da Animação Sociocultural, por Marcelino Lopes - Cinema Negro no Diálogo Brasil-África II, por Celso Prudente - Retroação do Dia.

 

quinta-feira

 

Esta quinta-feira, dia 2 de abril, no âmbito do Encontro – “Arte e Educação com os Artenautas da Liberdade”, promovido pela Comunidade do Mestrado em Arte e Educação (MAE) da Universidade Aberta, o Convento de S. Francisco acolhe, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 17h30 - Oficina Música, Canto e Liberdade I e II, por Maria João Veloso. Às17h30 - MAEs Experiências de Liberdade V.

 

Às 21h00, a Casa Pedro Álvares Cabral/Casa do Brasil, acolhe - Cinema e Liberdade, por Maria do Céu Marques; Realidade Virtual e Aumentada, por Vítor Cardoso e Retroação do Dia.

 

Esta quinta-feira tem início o Santarém Cup - um torneio de Futebol 7 que abrange 3 escalões: sub-10, sub-11 e infantis e numa 1ª fase participam 16 equipas por cada escalão divididas em 4 grupos (A, B, C e D) de 4 equipas, num sistema de todos contra todos (cada equipa realiza 3 jogos), organizado pela Associação Académica de Santarém.

 

Numa 2ª fase (Apuramento de Campeão) os dois primeiros classificados de cada grupo vão disputar entre si os quartos-de-final.

 

Esta competição envolve a participação de 48 equipas, cerca de 600 atletas e respetivas comitivas, sendo disputado em vários campos do Concelho - Campo da Escola Superior Agrária (sintético), Estádio Municipal de Santarém (relva natural) e Campo de jogos El Galego na Moçarria (sintético) - resultado das parcerias com outros clubes do concelho de Santarém.

 

Este torneio pretende a divulgação do futebol formação, bem como a promoção do concelho e da cidade de Santarém.

 

Mais informações em: www.cm-santarem.pt | http://local.sapo.pt/municipios/santarem |https://www.facebook.com/CamaraMunicipaldeSantarem | http://www.associativismo.cm-santarem.pt

 

De 2 a 5 de abril, a Santa Casa da Misericórdia de Pernes, em parceria com a Paróquia da Nossa Senhora da Purificação de Pernes, promove Celebrações Pascais.

Às 21h30, é celebrada a “Missa Vespertina da Ceia do Senhor”

 

Na sexta-feira Santa, dia 3 de abril, é marcada pela “Celebração da Paixão”, pelas 15h00 e pela Procissão do Senhor Morto, que sai pelas 21h30, da Igreja da Misericórdia.

 

No sábado-Santo, dia 4 de abril, pelas 21h30, decorre a “Solene vigília Pascal na Noite Santa da Páscoa”

No domingo de Páscoa, dia 5 de abril, pelas 12h00, é celebrada a Missa Solene de Páscoa e, pelas 19h00, o Coro das Colaboradoras da Santa Casa da Misericórdia de Pernes, protagoniza o Concerto Pascal, na Igreja Matriz de Pernes. A entrada é livre.

 

sexta-feira

 

Esta sexta-feira, dia 3 de abril é dia de Tributo a Salgueiro Maia, na data do seu falecimento. Às 11h00, familiares, entidades públicas e oficiais e todos aqueles que quiserem associar-se à homenagem, junto à sua estátua, no Jardim dos Cravos.

No âmbito do Encontro – “Arte e Educação com os Artenautas da Liberdade”, promovido pela Comunidade do Mestrado em Arte e Educação (MAE) da Universidade Aberta, o Santarém Hotel acolhe, às10h00 - Oficina Expressão Dramática, Teatro e Liberdade, por Amílcar Martins.

Das 15h00 às17h30 - Oficina de Conto de Histórias, por Amílcar Martins e Teresa Alexandrino.

Às 17h30 -MAEs Experiências de Liberdade VI.

Das 21h00 às 22h30 - Projeto CIV Young Storytellers, por Teresa Alexandrino e Amílcar Martins; Matemática, Estatística e Arte, por Teresa Oliveira e Amílcar Oliveira; Retroação do Dia.

 

Nos dias 3 e 4 de abril, Santarém é palco do 12º Torneio Internacional de Hóquei em Patins Cidade de Santarém, no Pavilhão Desportivo Municipal.

 

Nesta edição participam pela 1ª vez o Club Patin Irlandesas de Sevilha que traz 4 equipas nos escalões de benjamins, escolares, sub-13 (infantis) e sub-15 (iniciados), o Clube Naval Setubalense e o Grupo Desportivo de Fabril. Para além dos escalões referidos também os bambis (4, 5 e 6 anos) vão participar no torneio. Além destas equipas participam Parede Futebol Club, União Desportiva Vilafranquense, Associação Desportiva Oeiras, Hóquei Clube da Lourinhã, Futebol Clube Oliveira do Hospital, União Futebol do Entroncamento e Associação Académica de Coimbra. A bater vários recordes relativamente a edições anteriores vão realizar-se 49 jogos em dois dias, com a presença de 30 equipas e um número estimado de 390 praticantes e dirigentes.

 

Também nos dias 3 e 4 de abril, o Atlético Clube de Pernes organiza o 10º Torneio Formação Troféu Comendador, no Parque Desportivo do Atlético Clube de Pernes

 

Participam neste torneio os escalões Sub9, Sub10, Sub11, Infantis, Iniciados e Juniores.

A Federação Portuguesa de Futebol associa-se a esta organização oferecendo uma camisola da Seleção Nacional autografada pelo selecionador Fernando Santos.

Também o jogador Maxi Pereira do Sport Lisboa e Benfica, oferece a camisola que vai utilizar no jogo com o V. Setúbal, que vai ser autografada por todo o plantel principal. Ambas vão servir para a angariação de mais fundos para o futebol de formação do ACPernes.

Mais informações em: www.cm-santarem.pt | http://local.sapo.pt/municipios/santarem |https://www.facebook.com/CamaraMunicipaldeSantarem | http://www.associativismo.cm-santarem.pt

 

Das 18h30 às 19h30 há aula de Kizomba, na Associação Internacional Luso-Brasileira.

Kizomba é uma dança originária de Angola. As aulas são dadas pela professora Rute Alexandre.

(Preço) 20 € / aluno por mês; 25 € / casal por mês; 15 € inscrição

 

sábado

 

No sábado, dia 4 de abril, às 12h00 e às 16h30, há Oficinas de Arte, na Livraria Aqui Há Gato.

“Os bebés vão descobrir que os livros estão cheios de segredos. Os pais vão aprender novas técnicas para fazer com que os mais pequeninos ganhem o gosto pelas histórias e pelos livros, para que quando crescerem se tornem grandes leitores.”

Duração: 30’ I Classificação: dos 0 aos 3 anos inclusive I Preço: 6€ - sujeito a marcação prévia.

 

Às 11h30 e às 16h00, há Hora do Conto, na Livraria Aqui Há Gato. Entrada livre.

Vamos ouvir histórias que nos fazem sonhar, rir, pensar e imaginar. Momentos que nos fazem acreditar que o mundo da fantasia pode estar tão perto...”

(Duração) 30’ (Classificação) dos 0 aos 80!

 

Inserido no Encontro – “Arte e Educação com os Artenautas da Liberdade”, promovido pela Comunidade do Mestrado em Arte e Educação (MAE) da Universidade Aberta, o Santarém Hostel acolhe: das 10h00 às 13h00 - Oficina MAE Performance da Liberdade, por Amílcar Martins, Carlos Fragateiro, Celso Prudente, Pedro Curado e Teresa Alexandrino; das 15h00 às 17h30 - Oficina Investigação em Arte e Educação, por Amílcar Martins, Carlos Fragateiro, Teresa Alexandrino, Pedro Curado e Celso Prudente e das17h30 -18h00 - MAEs Experiências de Liberdade VII

Retroação do Dia

 

Às 17h30 há Sevilhanas, na Associação Internacional Luso-Brasileira.

 

Sevilhanas é uma dança originária de Espanha. As aulas são dadas pelo professor Jorge Santos.

(Idades) para todas as idades (Preço) 35€ / mês; 15 € inscrição

Horários: sábados das 17h00 às 18h00 (crianças); das 18h00 às 19h30 (adultos)

 

Às 21h30, a peça de Teatro “Panorama” de Silly Season – Artistic Collective, sobe ao palco do Teatro Sá da Bandeira.

 

“Cinco corpos e três esfinges de oxigénio. O seu movimento interroga a História, que tende a repetir-se numa espiral. A ação anula-lhes o percurso e fá-los transparentes. O vazio alicia-os e o medo assombra-os. Caminha-se rumo ao mistério e nunca nenhum lugar é o suficiente. O medo pode perder-se ou fazê-los perderem-se, porque a História é um labirinto. A História é tudo o que têm, a História é tudo o que perdem – um presente envenenado. A juventude é fugaz e a velhice é uma certeza. E então o que fazer? É assim que começa.”

 

Criação SillySeason: Ana Sampaio e Maia, Cátia Tomé, Ivo Silva, João Leitão e Ricardo Teixeira | Apoio à Cenografia: José Capela | Desenho de Luz: Sara Garrinhas | Produção: Ana Bandeira e SillySeason.

(Duração) 60’ (Classificação) M/16 (Preço) 7,5€ público Geral 5€ desconto estudante / +65 anos

 

 

Domingo

 

No domingo, dia 5 de abril, último dia do Encontro – “Arte e Educação com os Artenautas da Liberdade”, promovido pela Comunidade do Mestrado em Arte e Educação (MAE) da Universidade Aberta, o Santarém Hostel acolhe diversas iniciativas: das 10h00 às12h00 - Manifesto de MAEs Liberdade;Retroação e Avaliação e sessão de encerramento do MAE Encontro da Liberdade, que conta com a participação de representantes da autarquia de Santarém, Universidade Aberta, Coordenação do MAE, Professores, Estudantes do Mestrado em Arte e Educação e Membros da Comissão Artística, Cultural e Científica do MAE Encontro da Liberdade.

 

 

Em permanência:

 

Até dia 7 de abril, visite a Exposição “p e r c u r s o” - 40 anos de pintura, desenho, gravura, cerâmica e escultura”, de Mário Rodrigues, no CCRS – Centro Cultural Regional de Santarém – Fórum Actor Mário Viegas, com entrada livre. Esta exposição integra o programa do 35º aniversário do Centro Cultural Regional de Santarém/30º aniversário do Fórum Actor Mário Viegas. A Exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 16h00 às 18h30 e aos sábados, das 10h00 às 13h00.

 

Até dia 30 de abril, visite a Exposição de Pintura “Paredes”, de Fernanda Narciso, na Casa Pedro Álvares Cabral/Casa do Brasil. A exposição pode ser visitada de terça-feira a sábado das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 (exceto feriados).

Como diz a artista “quando nascemos as paredes são os suportes onde nós deixamos que vivam os gigantes, as borboletas mágicas ou os comboios de chumbo, que desinquietam o nosso dormir, mas também são os grandes écrans que refletem o sorriso da nossa mãe. Elas aconchegam, separam, caem, e nós voltamos a ergue-las, porque somos nós que as construímos… mas nenhum de nós está preparado para a guerra dos muros”.

 

Até dia 30 de abril, está patente a Mostra Documental - “Falam documentos de outras eras”, na Biblioteca Municipal Anselmo Braamcamp Freire, de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 18h00.

 

“Folha de registo da despesa que se fez com os reparos da Calçada de Som Nicolao em semana finda em 13 de Marco de 1819, elaborada por Domingos Joze da Costa, escrivão. A despesa foi paga por José Matias, rendeiro do Real d’Água da Câmara, a  Manuel da Fonseca, mestre das Obras públicas, por mando de Joaquim Rafael do Valle, Cavaleiro da Ordem de Cristo e Desembargador Provedor da Vila de Santarém.” (conforme original – BMS)

 

 

Visite o Núcleo Museológico do Tempo -Torre das Cabaças, até dia 30 de abril, de quarta-feira a domingo, das 09h00 às 12h30 e das 14h00h às 17h30 (sob marcação através do telefone - 912 578 970.

 

A Torre das Cabaças, ou Cabaceiro – como o vulgo a denomina -, é na realidade uma Torre Relógio, género arquitetónico introduzido em Portugal desde os primórdios do século XV.

A designação popular fixou-se nos finais do século XVIII, derivada das sete ou oito cabaças de barro colocadas na estrutura de ferro que suporta o enorme sino de bronze datado de 1604.

As cabaças – identificadas pelo povo como sendo as cabeças ocas dos vereadores municipais, numa tradição anedótica reportada ao tempo de D. Manuel I – servem de ressonância no tanger das horas, espalhando o som em várias direções.

Do conjunto de cabaças primitivas apenas subsistem quatro, vidradas a amarelo e verde. As restantes quatro são mais recentes, sendo três delas vidradas a castanho e colocadas em 1933, por altura do restauro da DGEMN. A sua forma e configuração são distintas. As mais antigas têm o colo praticamente fechado e os buracos de ressonância mais abertos; as do restauro de 1933 têm o colo aberto e os buracos de ressonância mais espaçados. A abertura inferior servia para as enfiar na estrutura de ferro forjado superior, sobre espigão.

 

Até dia 30 de abril, visite a Exposição - Coleção de arte contemporânea ‘Manuela de Azevedo’, na Biblioteca Municipal Anselmo Braamcamp Freire, de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

 

Encontra-se em exposição parte do espólio artístico de Manuela Ferreira de Azevedo, doado à Câmara Municipal de Santarém no final da década de 80, espólio esse que contempla reconhecidos artistas nacionais e internacionais.

Até ao final de Junho, poderá disfrutar do seu XX Destaque trimestral: Serigrafia policromada s/ papel, 1976, Intersepções, da autoria de Emília Nadal.

 

Aproveite para visitar o Centro de Interpretação - Urbi Scallabis – USCI, no Jardim Portas do Sol, de quarta-feira a domingo, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

 

Instalado no Jardim Portas do Sol, o Centro de Interpretação Urbi Scalabis concilia, de forma harmoniosa, a dimensão turística e a vertente científica, fruto de um aprofundado trabalho de estudo e investigação.

A área expositiva oferece uma fácil abordagem no domínio inovador da interatividade, que permite, à distância de um toque digital identificar e localizar o valor do património arquitetónico, a riqueza da tumulária, a abundância da heráldica e a qualidade da azulejaria que a cidade ostenta e que, muitas vezes, os escalabitanos e os turistas desconhecem.

Para mais informações, contacte, através do telefone - 243 357 288.



publicado por Noticias do Ribatejo às 18:44
link do post | comentar | favorito

pesquisar
 
Outubro 2019
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
12

18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


posts recentes

CARTAXO REFORÇA APOIO À V...

Conversas com Café… Comun...

Branca de Neve e os Sete ...

Dia Mundial da Alimentaçã...

Concursos Nacionais no CN...

A renovada Sinagoga de To...

Temporada da Música 2019

NERSANT está em Macau a p...

Centro Cultural Azambujen...

Tomar recebe Seminário Na...

Grupo Tradicional "Os Cas...

Município de Azambuja com...

Anselmo Borges em Tomar d...

Arranque do ano letivo 20...

CONSTRANGISMENTOS E EVENT...

Lançamento do Guia Percur...

Município do Cartaxo cele...

Município do Cartaxo cele...

Discoteca Lipp’s reabre p...

FESTA DAS VINDIMAS EM VIL...

Exposição e concerto evoc...

Mudança

Quarta edição do CTX META...

Núcleo Interpretativo da ...

Ourém recebeu workshop so...

Município do Cartaxo prom...

Comemorações do Dia Mundi...

NERSANT promove sessão de...

Gonçalo Salgueiro dá espe...

CARTAXO: Sociedade Filarm...

arquivos

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Julho 2019

Junho 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

tags

todas as tags

subscrever feeds