NOTICIAS DO RIBATEJO EM SUMARIO E ACTUALIZADAS PERIODICAMENTE - "A Imparcialidade Na Noticia" - UMA REFERÊNCIA NA INFORMAÇÃO REGIONAL -
Terça-feira, 27 de Março de 2018
Santarém reforça programa das Comemorações do 25 de Abril e quer ser o palco das Comemorações Nacionais do 50º Aniversário da Revolução dos Cravos

Santarém reforça programa das Comemorações do 25 de Abril_27-03-2018

 

 

 

O Programa das Comemorações do 44º aniversário do 25 de Abril, em Santarém, foi apresentado hoje, dia 27 de março, em conferência de imprensa, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, por Inês Barroso, Vice-Presidente da Câmara de Santarém, Jorge Rodrigues, Vereador da Câmara de Santarém, Joaquim Correia Bernardo, João Madeira Lopes e Tiago Fernandes, da Comissão das Comemorações Populares do 25 de Abril de Santarém, numa coorganização da Câmara Municipal de Santarém, da Comissão das Comemorações do 25 de Abril e da AJA - Associação José Afonso.

 

Inês Barroso, enalteceu o “empenho, resiliência e determinação” da Comissão das Comemorações Populares do 25 de Abril de Santarém, na organização do programa das comemorações do 25 de Abril – “data tão importante na história de Portugal, para a qual esperamos poder contar com os Scalabitanos para vivermos a história do nossos País”.

 

A Vice-Presidente da Câmara de Santarém regozija-se pela coorganização destas comemorações, que conta com um apoio do Município de Santarém de 35 mil euros, aprovado por unanimidade, ontem, dia 26 de abril, na reunião do Executivo Municipal.

 

Joaquim Correia Bernardo, começou por informar que a Comissão das Comemorações Populares do 25 de Abril de Santarém teve necessidade de se constituir enquanto associação, a partir de hoje, Associação “COMEMORAÇÕES POPULARES DO 25 DE ABRIL – ASSOCIAÇÃO CULTURAL”, de modo a suprir problemas vários e “corresponder ao que foi a grande esperança do 25 de Abril”.

 

O Presidente da Assembleia Geral, Joaquim Correia Bernardo, explicou que o programa é vasto e composto por diversas atividades, das quais se destacam, os dias 3, 24 e 25 de abril.

 

João Madeira Lopes, Presidente da Associação “COMEMORAÇÕES POPULARES DO 25 DE ABRIL – ASSOCIAÇÃO CULTURAL” agradeceu à Câmara de Santarém o apoio e coorganização, e aos Órgãos de Comunicação Social, uma vez que são muito importantes para a divulgação do programa e, consequentemente, para que o público adira às iniciativas.

 

Jorge Rodrigues, lembrou a “necessidade de perpetuar os valores de Abril “e anunciou que Santarém está a trabalhar “para ser o palco das Comemorações Nacionais do 50º Aniversário da Revolução dos Cravos e que, ano após ano, aumenta a sua aposta na programação das comemorações do 25 de Abril”.

 

 

Este ano, o programa das comemorações abre com o Tributo a Salgueiro Maia, já no próximo dia 3 de abril (terça-feira), às 11h00, na data do seu falecimento, para uma homenagem, junto à estátua do Capitão de Abril, no Jardim dos Cravos, que conta com a presença de familiares, Executivo Municipal, Associação “COMEMORAÇÕES POPULARES DO 25 DE ABRIL – ASSOCIAÇÃO CULTURAL” e forças militares.

 

No dia 7 de abril (sábado), às 21h30, o Convento de S. Francisco recebe um Concerto do Núcleo de Santarém da AJA – Associação José Afonso, que conta com a participação de Francisco Fanhais 50 anos de Percurso ,  João Afonso, que se apresenta com A Buganvília - João Afonso & Rogério Pires, Rui Pato e Coro do Círculo Cultural Scalabitano.

Os bilhetes (10 Cravos) vão estar à venda junto dos membros da Associação “COMEMORAÇÕES POPULARES DO 25 DE ABRIL – ASSOCIAÇÃO CULTURAL, no Convento de S. Francisco (Telefone: 243 304 436) e na Emoção D'Imagens. As reservas também podem ser efetuadas através do e-mail: com25abrilsantarem@gmail.com

 

Dia 14 de abril (sábado), às 21h30, o Convento de S. Francisco acolhe o Espetáculo

ABRILARTE - espetáculo que conta com a participação de vários agentes culturais do Concelho: Tocata de Cavaquinhos da UTIS - Universidade da Terceira Idade de Santarém, Agrupamento de Danças e Cantares da Póvoa da Isenta, Rancho Folclórico de Alcanhões, CITAR - Centro de Iniciação Teatral e Animação da Romeira, Associação de Danças Desportivas de Tremez e Rancho Folclórico do Vale de Santarém, em colaboração com a União de Freguesias da Cidade de Santarém, Alcanhões, Póbvoa da Isenta, Vale de Santarém, União das freguesias da Romeira e Várzea, União de Freguesias de Azóia de Cima  e Tremez e União de Freguesias de São Vicente do Paúl e Vale de Figueira.

 

Os bilhetes (3 Cravos) vão estar à venda junto dos membros da Associação “COMEMORAÇÕES POPULARES DO 25 DE ABRIL – ASSOCIAÇÃO CULTURAL”, no Convento de S. Francisco (Telefone: 243 304 436) e na Emoção D'Imagens. As reservas também podem ser efetuadas através do e-mail: com25abrilsantarem@gmail.com

 

 

No dia 24 de abril (terça-feira), “Noite mágica do 25 de Abril em que na EPC se formou a Coluna Militar e a sua consequente saída da Cidade - momento simbólico para a Cidade, em que vai ser apresentado um espetáculo rico em imagens, valores e gritos de alma”, como referiu hoje Joaquim Correia Bernardo, ao explicar o espetáculo que está a ser preparado para o efeito, e que Santarém recebe, às 21h30, na Ex EPC - Escola Prática de Cavalaria de Santarém - Parada Chaimite, o Espetáculo “61 - Abril – 74 – da Guerra à Liberdade”.  Entrada de público a partir das 20h30. Gratuito.

Tiago Fernandes, explicou que este ano, o Palco vai ter outra disposição e vai estar num plano elevado, de modo a permitir a visualização do espetáculo por todos. O Espaço vai contar com cerca de 1000 lugares sentados e espaço para que todos consigam ver este espetáculo Multidisciplinar.

 

O Espetáculo retrata a vida dos portugueses num conturbado período da história de Portugal, num espectáculo que retrata as situações vividas nos diversos sectores da sociedade, durante os 13 longos anos em que os portugueses foram sujeitos a conflitos armados, e as suas famílias condicionadas à dolorosa incerteza de verem os seus filhos de volta a casa.

Uma produção multidisciplinar com Teatro, Música, Dança e Poesia, que conta com mais de 150 participantes de associações culturais, locais e concelhias, que unem esforços e talentos para que a noite de 24 de abril continue um marco das comemorações Nacionais da Liberdade.

 

Quem estiver interessado em participar neste espetáculo, como figurante, pode contatar com Carlos Oliveira (Chona) ou com Tiago Fernandes, da Associação “COMEMORAÇÕES POPULARES DO 25 DE ABRIL – ASSOCIAÇÃO CULTURAL”, através do e-mail:com25abrilsantarem@gmail.com .

 

Dia 25 de abril - Dia da Liberdade, das 10h00 às 12h30, há Pintura para crianças e e Manhã Desportiva, no Jardim da Liberdade.

Às 10h30, há Cravos para Salgueiro Maia, no Jardim dos Cravos. Esta cerimónia evocativa do 25 de Abril, conta com a presença de familiares, amigos, entidades públicas e oficiais, Executivo Municipal, Associação “COMEMORAÇÕES POPULARES DO 25 DE ABRIL – ASSOCIAÇÃO CULTURAL” e com a participação da Sociedade Filarmónica do Xartinho.

 

Às 12h30, o antigo Refeitório da Ex- Escola Prática de Cavalaria é palco do Almoço Festivo do 25 de Abril - Convívio “Revolução dos Cravos”. Reservas no Posto de Turismo de Santarém (Tel. 243 304 437), junto dos membros da Associação “COMEMORAÇÕES POPULARES DO 25 DE ABRIL – ASSOCIAÇÃO CULTURAL e ”Emoção D’Imagens.

 

Às 16h30, tem lugar uma visita ao “Mural do 25 de Abril”, no Jardim da Liberdade, que vai ser restaurado por César Pires e Francisco Camilo.

 

A preocupação de restaurar o Mural do 25 de Abril conta com mais de três anos e este ano, conseguiu-se contar duas das pessoas que participaram no seu restauro, há cerca de dez anos, César Pires e Francisco Camilo, na altura com quinze anos.

 

Às 17h30, a Igreja de Nossa Senhora da Graça acolhe o Tradicional Encontro de Coros do CCS - Círculo Cultural Scalabitano, integrado no Projeto “Abril Mês do Coro”, que conta com a participação do Grupo Coral “Os Loureiros” de Palmela, Grupo Coral de Oiã, Orfeão de Vila Praia de Âncora e Coro do Círculo Cultural Scalabitano.

 

 

Outras iniciativas do Programa:

 

 

Dia 4 de abril (quarta-feira), às 21h30, passa o Filme “Rosas de Ermera”, de Luís Filipe Rocha, no Teatro Sá da Bandeira, pelo Cineclube de Santarém. Cinema | Duração 125’ | Classificação M/12 | Preço 5€/2,5€ sócios Cineclube de Santarém

Reservas: cineclubedesantarem@gmail.com  |Mais informações: 243 309 460 (TSB)

 

“Em 1939, os irmãos João e José Afonso dos Santos vão de Moçambique para Coimbra para aí realizarem os seus estudos, enquanto os pais, o juiz José Nepomuceno Afonso e Maria das Dores, e a filha mais nova, Maria, viajam para Timor-Leste, onde o pai fora colocado. A eclosão da Segunda Guerra Mundial virá separar a família durante alguns anos, com os pais e Maria a serem eventualmente internados nos campos de concentração criados pelos japoneses em Timor-Leste. É uma pequena história "perdida" na grande história da relação entre Portugal e Timor, que o realizador Luís Filipe Rocha ("Cerromaior", "A Passagem da Noite", "Cinzento e Negro") conta neste documentário, cujo título vem das rosas daquela localidade timorense. É, também, uma história esquecida da vida do ícone da música portuguesa José Afonso (1929-1987), o mesmo José Afonso dos Santos que estava em Coimbra e não teve notícias dos pais durante três anos”.

Título original: Rosas de Ermera | De: Luís Filipe Rocha | Género: Documentário | Outros dados: POR, 2017, Cores.

 

No dia 12 de abril (quinta-feira), às 21h00, são inauguradas as Exposições: “Horizonte Revelado”, de Alves Redol e “Por todas as estradas do Mundo”, de Manuel da Fonseca, no Fórum Actor Mário Viegas - Centro Cultural Regional de Santarém, cedidas pelo Museu do Neorrealismo. Patentes até ao dia 28 de abril.

Às 22h00, é apresentado o livro “Mulheres da Clandestinidade”, que conta com a presença da autora Vanessa de Almeida e de Manuela Bernardino.

 

Dia 15 de abril (domingo), às 16h30, há Teatro para crianças “A mais louca corrida do mundo”, com Paulo Patrício, no Fórum Actor Mário Viegas - Centro Cultural Regional de Santarém.

 

Dia 19 de abril (quinta-feira), às 21h30, “Vamos falar sobre a Prostituição” - Palestra com Sandra Benfica,  do Movimento Democrático de Mulheres, no Fórum Actor Mário Viegas - Centro Cultural Regional de Santarém.

Às 11h00, há Cravos para Salgueiro Maia, no Jardim dos Cravos. Esta cerimónia evocativa do 25 de Abril, conta com a presença de familiares, amigos, entidades públicas e oficiais, e com a participação da Banda da Sociedade Filarmónica Instrução e Cultura Musical da Gançaria.

 

Dia 27 de abril (sexta-feira), às 21h30, a Casa do Campino acolhe o Espetáculo “Abril com Zeca” - Concerto pelo Núcleo de Santarém da AJA - Associação José Afonso, Integrado no Festival de Letras de Santarém 2018, que decorre de 21 e 29 de abril.



publicado por Noticias do Ribatejo às 18:57
link do post | comentar | favorito

pesquisar
 
Janeiro 2020
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
11


24
25

26
27
28
29
30
31


posts recentes

Yoga para crianças na Bib...

RUA SERPA PINTO E LARGO S...

NERSANT desenvolve Score ...

SUSPENSÃO NO ABASTECIMENT...

HORA DO CONTO

Projeto "Hora do Conto" ...

CONSTRANGIMENTOS E EVENTU...

Exposição de Pintura “Exp...

Inscrições abertas para a...

Câmara de Santarém aprova...

“Revist’ó Fado na Tasca d...

Suspensão do abastecimen...

Animais Errantes - Progra...

Trail “guiado” e caminhad...

Concerto de Ano Novo com ...

PONTÉVEL VAI RECEBER SEIS...

Angolana Aline Frazão dá ...

Programa Melhor Turismo 2...

Palavras

Cineteatro São João receb...

ENCONTRO DE INSTRUMENTOS ...

Câmara de Azambuja aprovo...

SUSPENSÃO DO ABASTECIMENT...

Arruda vai ter Orçamento ...

SUSPENSÃO DO ABASTECIMENT...

EMPRESA DE CAPITAIS LUSO-...

Centro Hípico Lebreiro de...

Câmara de Benavente gasto...

Coruche - Detido por poss...

Ricardo Gonçalves visita ...

arquivos

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Julho 2019

Junho 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

tags

todas as tags

subscrever feeds