NOTICIAS DO RIBATEJO EM SUMARIO E ACTUALIZADAS PERIODICAMENTE - "A Imparcialidade Na Noticia" - UMA REFERÊNCIA NA INFORMAÇÃO REGIONAL -
Terça-feira, 9 de Outubro de 2018
TAXO E TABERNA DO GAIO CONQUISTAM LUGAR NO GUIA DE RESTAURANTES CERTIFICADOS DO RIBATEJO

TAXO E TABERNA DO GAIO CONQUISTAM LUGAR NO GUIA DE RESTAURANTES CERTIFICADOS DO RIBATEJO

  • Os dois restaurantes do Cartaxo foram certificados pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo em duas categorias – o Taxo na categoria Restaurante Contemporâneo e a Taberna do Gaio na categoria Restaurante Familiar.
  • Pedro Magalhães Ribeiro recebeu António Ceia da Silva que esteve no Cartaxo para entregar aos dois restaurantes os diplomas que os distinguem e lhes garantem destaque no Guia de Restaurantes Certificados do Ribatejo.
  • O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo destaca “o rigor e a exigência técnica da auditoria conduzida pela Entidade de Turismo para a atribuição desta certificação”.
  • Para o autarca “estes restaurantes são dois embaixadores da nossa excelente gastronomia e dos nossos extraordinários vinhos. Com esta certificação, vêm reconhecido o enorme esforço que as suas equipas de trabalho desenvolvem diariamente. Que este resultado seja inspirador para todos os que promovem a excelência do nosso território”.

 

António Ceia da Silva, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERT Alentejo e Ribatejo) trouxe ao Cartaxo, no dia 4 de outubro, dois diplomas que certificam dois restaurantes – o Taxo e a Taberna do Gaio. Resultado do processo de certificação iniciado no ano passado pela ERT Alentejo e Ribatejo, os diplomas distinguem os dois restaurantes em duas classificações diferentes – o Taxo na categoria Restaurante Contemporâneo e a Adega do Gaio, na categoria Restaurante Familiar.

 

Luís Espírito Santo, proprietário do restaurante Taxo, recebeu de António Ceia da Silva e de Pedro Magalhães Ribeiro, o diploma que o certifica como cumpridor do Referencial Para a Restauração Ribatejana, referindo a importância de ver reconhecido “o esforço de trabalhar com qualidade, de receber bem quem nos visita, de divulgar a nossa gastronomia e os nossos vinhos, a par de contribuirmos, enquanto empresa,  para a promoção social e cultural da comunidade onde nos inserimos”.

 

O Taxo, estabeleceu com o Município “uma relação de trabalho que tem sido muito positiva”, afirmou Pedro Magalhães Ribeiro que destacou “a importância deste Diploma para quem aposta na boa gastronomia e na qualidade do serviço prestado a quem nos visita”. O facto de “estarem dispostos a abrir as suas portas para serem auditados, é também um ato de abertura à inovação”, que lhes permite “passar a ostentar uma certificação que assegura aos seus clientes o rigor e a qualidade do seu trabalho, mas também constitui incentivo para que essa qualidade se mantenha e seja aprofundada”.

 

A importância da restauração na criação de uma oferta turística estruturada “é uma preocupação da Entidade de Turismo, a que temos vindo a dar corpo”, referiu António Ceia da Silva, para quem a o Diploma de Certificação é a face visível de um trabalho que visa “reconhecer o mérito a quem se diferencia pela qualidade, quer no atendimento, quer nos produtos selecionados, quer no rigor da execução, quer ainda na preocupação de integrar na sua oferta características gastronómicas e enológicas diferenciadoras”.

 

Na Taberna do Gaio, foram duas gerações da família proprietária do restaurante e a equipa de cozinheiras, quem recebeu o Diploma de Certificação das mãos de António Ceia da Silva que reconheceu ao restaurante “o papel enquanto embaixador do território”, destacando o mérito reconhecido pela certificação e “que vos assegura presença no Guia de Restaurantes Certificados do Ribatejo”. A ERT espera para “este guia, sucesso idêntico ao do Guia de Restaurantes do Alentejo que já foi reeditado diversas vezes e cuja versão em francês já vai para a terceira edição”.

 

Mário Cabral Silva, empresário e proprietário do restaurante, deu nota do “esforço da nossa família, para mantermos a qualidade todos os dias”, destacando o trabalho “de equipa que é necessário, o gosto que todos temos em receber bem e em oferecer a nossa gastronomia e os nossos vinhos que são de grande qualidade, a todos os que nos visitam”.

 

Pedro Magalhães Ribeiro reconheceu na Taberna do Gaio “um projeto familiar que traz ao Cartaxo muitos visitantes que sabem a qualidade que encontram neste espaço. É um restaurante que honra as nossas tradições gastronómicas e promove os nossos vinhos. Ser certificado é um selo que mostra a todos o nível do trabalho que fazem na promoção do nosso território”.

 

Cartaxo participa na promoção integrada do território

António Ceia da Silva deu ainda nota aos empresários de restauração, agora certificados, que o Cartaxo integra “os projetos de promoção turística que estão a ser trabalhados para o Ribatejo”, e nos quais o Guia de Restaurantes Certificados, é uma “peça muito importante”.

 

O presidente da ERT Alentejo e Ribatejo referiu entre os produtos turísticos que estão a ser estruturados e passarão pelo concelho do Cartaxo. Os percursos pedestres – com destaque para o Caminho de Santiago recentemente reconhecido por Santiago de Compostela, que vai ter passaporte de peregrino próprio para a região –, os percursos cicláveis, com dois centros de BTT e mais de 800 Km sinalizados, ou o Enoturismo “cujo Guia está em fase de finalização gráfica”, são apenas alguns dos projetos em fase avançada de execução.

 

Certificação de qualidade destaca mérito de restaurantes

Quanto ao processo de certificação atribuída aos restaurantes, resulta do protocolo estabelecido em 2017 pela ERT Alentejo e Ribatejo, Câmara Municipal de Santarém, Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo e Confraria Gastronómica do Ribatejo, que prevê a elaboração de uma carta gastronómica da região, a certificação de restaurantes e a edição de um guia dos restaurantes certificados.

 

Os restaurantes que se propuseram à certificação foram auditados quanto ao cumprimento do Referencial Para a Restauração Ribatejana da Lezíria do Tejo. O referencial foi elaborado com a colaboração de peritos de diversas áreas e abrange apenas os restaurantes que se enquadrem na classificação de Gastronomia Ribatejana, ainda que em diferentes categorias – contemporâneo, tradicional, típico ou familiar.

 

As auditorias efetuadas por clientes mistério, entre outra metodologia aplicada, avaliaram os restaurantes em áreas que contribuem para o serviço final prestado – da origem e qualidade das matérias primas, aos processos de confeção, receituário, instalações públicas e áreas de confeção, passando por formação de recursos humanos, acuidade da sinalética e  condições de acessibilidade.

 

 

 

CÂMARA AVANÇA COM PROTOCOLO PARA ATIVIDADES DE APOIO À FAMÍLIA

 

  • O protocolo assinado com a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento D. Sancho I e com os agrupamentos escolares, visa dar continuidade ao programa de Atividades de Animação e de Apoio à Família na Educação Pré-escolar, e inclui atividades desportivas, musicais e de promoção de alimentação saudável.
  • Crianças cujo agregado familiar, devido a compromissos profissionais ou outros, não têm a possibilidade de acompanhar os seus educandos, no período de prolongamento de horário no caso da educação pré-escolar, são os principais destinatários do programa.
  • Pedro Magalhães Ribeiro afirma-se “grato à Associação de Pais pela parceria que construímos”, bem como aos docentes pela “sua dedicação e competência no trabalho que desenvolvem nos jardins de infância públicos, nomeadamente, em Vila Chã Ourique, Vale da Pinta, Pontével, Lapa e Vale da Pedra”.

 

 

Município do Cartaxo, Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento D. Sancho I, Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo e Agrupamento de Escolas D. Sancho I de Pontével, assinaram o protocolo que estabelece as responsabilidades e as ações de cada parceiro, para a realização das Atividades de Animação e de Apoio à Família na Educação Pré-escolar.

 

Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo que, no dia 4 de outubro, recebeu Ana Belchior, presidente da associação de pais e os dois diretores dos agrupamentos – os professores Luís Bruno e Jorge Tavares –, destacou o empenho “de todos os parceiros, na concretização de um conjunto de atividades que, mais do que uma competência municipal, são um serviço público prestado às famílias”.

 

Para Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal e responsável pela área de Educação e Juventude, “o conjunto de responsabilidades partilhadas com o município, que a comunidade educativa tem assumido, tem permitido dar respostas integradas a necessidades concretas das crianças e das suas famílias”. O protocolo agora estabelecido com os três parceiros “é testemunho de que a associação de esforços contribui para melhores resultados comuns”.

 

O autarca destaca o trabalho efetuado no ano passado por “pais e encarregados de educação, diretores de agrupamento, educadores e professores, que nos jardins de infância acompanharam os nossos técnicos da área de Educação e Juventude, concebendo projetos de elevado valor social e pedagógico”.

 

O presidente da Câmara afirma que o prolongamento de horário nos jardins de infância, “o único apoio que algumas famílias têm, enquanto trabalham. Este deve ser um tempo que permita às crianças brincar, mas também desenvolver competências e adquirir conhecimentos que facilitem a sua integração nos níveis de escolaridade seguintes”, e este é um dos objetivos da parceria.

 

Entre as atividades a desenvolver, “haverá espaço para a atividade física e para a promoção de hábitos de alimentação saudável”. O presidente da Câmara explicou ainda que a autarquia tem especial preocupação com problemas relacionados com a obesidade infantil, pelo que “ter a possibilidade de contar com uma nutricionista do município”, que apoia e fiscaliza as refeições escolares e que “desenvolve iniciativas concretas, como o MiniChef, programa que promove a alimentação saudável junto das nossas crianças de um modo divertido, mas pedagógico, tem sido uma mais valia para a área de Educação e Juventude do município”.

 

 

 



publicado por Noticias do Ribatejo às 19:42
link do post | comentar | favorito

pesquisar
 
Dezembro 2018
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


posts recentes

NATAL

TEMAS DE SAÚDE: Sustentab...

Mãe Com Açúcar 

Aprovada candidatura que ...

Aproveite o que Santarém ...

Mercado de Natal na Chamu...

Plano Estratégico de Valo...

MERCADINHO DE NATAL NO CA...

Circule no Comboio de Nat...

DESFILE DA PAZ ASSINALA É...

Mercados de financiamento...

Ampliação do Centro de In...

Centro Cultural recebe es...

 Distrital do PSD de Sant...

Assembleia Municipal de A...

Coruche – Detidos em flag...

Bombeiros Municipais de S...

Santarém disponibiliza Pi...

Mais de 4000 passageiros ...

Município de Coruche ap...

Coruche promove programa ...

Município da Chamusca dis...

Município de Tomar preten...

CÂMARA MUNICIPAL DE SALVA...

Mercado de Natal dinamiza...

Exposição de Presépios em...

CINCO SENTIDOS PARA AS FÉ...

Município de Azambuja ref...

Tomada de Posse da Distri...

CRIANÇAS FAZEM DO CARTAXO...

arquivos

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

tags

todas as tags

subscrever feeds