NOTICIAS DO RIBATEJO EM SUMARIO E ACTUALIZADAS PERIODICAMENTE - "A Imparcialidade Na Noticia" - UMA REFERÊNCIA NA INFORMAÇÃO REGIONAL -
Domingo, 5 de Maio de 2019
TEMAS DE SAÚDE: Ame o seu coração

ANTONIETA DIAS.jpeg

Por: Antonieta Dias (*)

Ame o seu coração

 

Em Portugal as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte, representam uma das principais causas de morbilidade e invalidez.

Se pensarmos que 17% da nossa população nos rastreios efetuados diz ser hipertensa e que cerca de 19% das pessoas acima dos 10 anos de idade referem que fumam mais de vinte cigarros por dia, sendo que cerca de 50% tem excesso de peso, não admira que as nossas taxas de mortalidade sejam tão elevadas.

Acresce ainda o fato de ser Portugal o Pais da União Europeia que mais calorias consome e que menos atividade física pratica, deixando assim reunidos os fatores de risco mais alarmantes.

Torna-se absolutamente necessário programar e aplicar planos de intervenção assertivos que consigam motivar as pessoas a alterarem os seus estilos de vida a fim de minimizar ou abolir os efeitos nefastos destes indicadores.

A morte súbita está definida como uma morte inesperada que surge nas vinte e quatro horas que antecedem os sinais ou sintomas.

Estão excluídas desta designação as mortes de causa violenta (envenenamento, homicídio, suicídio, acidente, traumatismos) ou qualquer outra causa, que não seja “morte de causa natural”.

A morte súbita cardíaca representa 50% da mortalidade cardiovascular (CV).

Nas investigações efetuadas, sabe-se que a doença coronária aterosclerótica e a insuficiência cardíaca são as principais causas de morte acima dos 35 anos de idade.

Abaixo dos 35 anos, são  as patologias congénitas e hereditárias, tais como a Miocardiopatia hipertrófica (MCH), doença arritmogénica do ventrículo direito (DAVD) e anomalia das artérias coronárias que predominam, como as principais causas de morte.

Porém em 5 – 30% dos casos,  a causa  de morte não tem sido identificada (morte súbita de causa arrítmica).

Estima-se que nos Estados Unidos morrem por ano entre 250.000 a 400.000 adultos com morte súbita de origem cardiovascular. A cada 60 minutos, morrem quatro pessoas com uma doença cardiovascular em Portugal, enfarte ou acidente vascular cerebral (AVC). O cancro é a segunda maior causa de morte no País, matando três portugueses por hora. Os números do Instituto Nacional de Estatística (INE), agora revelados, referem que morreram 104 mil pessoas em 2008 e consolidam a tendência que se vem sentindo nos últimos anos: os mortos por cancro estão a crescer e os enfartes e os acidentes vasculares cerebrais (AVC) a diminuir.

Estas dramáticas estatísticas não surpreendem os especialistas. Rui Ferreira, coordenador das doenças cardiovasculares, afirmou ao DN que os números são ainda elevadíssimos mas espelham uma "redução progressiva da mortalidade" associada ao aparelho circulatório. "Se agora temos 33 mil mortes, em 2005 tínhamos mais de 36 mil." Recuando a 2002 e 2003, a contabilidade era ainda mais negra: cerca de 40 mil óbitos anuais. Ou seja, 109 por dia, entre quatro a cinco por hora. Há mais mulheres do que homens a morrer de doença do aparelho circulatório. No cancro, a proporção é inversa.

Se o cancro e as doenças cardiovasculares mataram mais de metade dos portugueses, as patologias respiratórias surgiram logo depois, com 11 mil mortes, seguindo-se as do aparelho digestivo (4500) e as diabetes com 429 vítimas. Acidentes, envenenamentos e violências estiveram na origem da morte de outras 4500.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) as doenças cardiovasculares (cardiopatia isquémica. Enfarte do miocárdio) matam 17, 3 milhões de pessoas ao ano em todo o mundo.

Cerca de 80% dos casos surgem nos países de baixo e médio nível socioeconómico.

Segundo a mesma fonte as doenças cardiovasculares são a primeira causa de morte  em todo o mundo. 

Estima-se que em 2030, o total de mortes  possa chegar  a 23.6 milhões. 

Existem fatores de risco importantes que se fossem minimizados ou abolidos iriam diminuir não só estes eventos como beneficiaram o tratamento de outras doenças.

O atingimento deste objetivo é muito simples de resolver, contudo existe a necessidade de cada pessoa interiorizar a gravidade destes fatores de risco a fim de tornar exequível a pratica da mudança dos hábitos de vida, porém existe uma grande resistência por parte da população, prejudicando os níveis de adesão e a eficácia nem sempre é conseguida tendo em conta que existem fatores sociais, econômicos e culturais que dificultam a intervenção na mudança comportamental na população em geral e na pessoa em particular .

Prevenir, detetar precocemente e corrigir estes fatores de risco deverá ser uma prioridade da Saúde Publica para combater estas doenças.

Criar alternativas conducentes à promoção de novos estilos de vida e de mecanismos efetivos de apoio às pessoas que desejam modificar o seu comportamento, tornando-o mais saudável é uma medida preciosa.

Os antecedentes familiares de fatores de risco cardiovascular não são modificáveis, porém existem outros fatores não menos importantes como sejam o sedentarismo, o tabagismo e a obesidade esses sim modificáveis, pelo que devemos organizar programas dirigidos especificamente a estes grupos de risco incentivando-os e estimulando-os para a mudança comportamental de estilos de vida saudáveis.

Num recente relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), salientou a importância da hipertensão arterial como fator de risco cardiovascular major, como a primeira causa de morte prematura evitável nos países desenvolvidos.

Tratar eficazmente a hipertensão reduz significativamente a ocorrência de acidentes vasculares cerebrais.

Outro fator de risco importante é a dislipidemia que deve também ser controlada.

Sabe-se que uma redução de 10 % no valor do colesterol total resulta ao fim de 5 anos numa diminuição em 25 % da doença coronária, pelo que se deve incidir no tratamento farmacológico, e /ou dieta.

Pensa-se que a probabilidade do desenvolvimento de lesões ateroscleróticas surge a partir dos 140 mg /dl, aumentando substancialmente o risco de doença cardiovascular (DCV) para valores acima dos 180-200 mg /dl.

 Outra doença que aumenta o risco é diabetes mellitus que engloba um conjunto de doenças metabólicas de etiologia múltipla.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) a prevalência da diabetes em todo o mundo era de 4.6 % na população adulta.

O prognóstico nos doentes que sofrem um enfarte agudo do miocárdio ou síndrome coronário agudo é claramente pior nos doentes que sofrem de diabetes.

Nos fatores modificáveis o consumo de tabaco é o principal fator de risco evitável da DCV.

Estima-se que 1.3 biliões de indivíduos adultos no mundo sejam fumadores.

O tabaco é responsável por cerca de 5 milhões de mortes por ano e, a manter-se as atuais tendências de consumo em 2020 duplicara.

Os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que cerca de um quinto das doenças cardiovasculares em todo o mundo são atribuíveis ao tabagismo.

Em Portugal e segundo o 4.º inquérito Nacional de Saúde aponta para uma prevalência global de fumadores com idades superiores a 10 anos de cerca de 19.6 por cento, 28,7 por cento no sexo masculino e 11.2 por cento no sexo feminino.

O tabaco tem efeitos fisiopatológicos nefastos a vários níveis do sistema circulatório nomeadamente efeitos protrombóticos e aterogénicos, estando por esse motivo associado a situações patológicas, tais como aterosclerose, enfarte do miocárdio, AVC, doença coronária, doença vascular periférica, espasmos coronários e arritmias entre outros.

Estudos epidemiológicos demonstram que os fumadores têm um risco 2.5 vezes maior de sofrer de insuficiência coronária em relação aos não fumadores. O risco de acidente vascular cerebral (AVC) é duas vezes maior no fumador que no não fumador.

Deixar de fumar traduz benefício em qualquer idade indivíduos fumadores sem história de doença coronária que deixem de fumar, mostram rápida redução do risco para enfarte agudo do miocárdio.

O risco de acidente vascular cerebral (AVC) após cessação tabágica desce significativamente em dois anos e torna-se similar ao dos não fumadores em cinco anos.

Em suma diminuir a obesidade, o sedentarismo, o consumo exagerado de álcool, corrigir os hábitos alimentares inadequados, excluir a terapêutica hormonal de substituição, evitar o stress e a depressão são fatores modificáveis que podem salvar o nosso coração.

Identificar, determinar e avaliar a importância dos fatores de risco a fim de implementar programas alvo adequados à prevenção das doenças cardíacas e à promoção da saúde são medidas de enorme importância que devem existir em qualquer modelo de saúde.

Se ama o seu coração evite situações de stress prolongado, controle a tensão arterial, os níveis de colesterol, dos triglicerídeos e da glicemia. Controle o peso para níveis de índice de massa corporal (IMC) normal, controle o consumo de sal e de álcool, e pratique atividade física.

Se é uma mulher hipertensa evite o uso de anticoncetivos orais.

(*) Médica



publicado por Noticias do Ribatejo às 08:00
link do post | comentar | favorito

pesquisar
 
Agosto 2022
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


posts recentes

...

Torneio de Sueca do Conce...

Comemorações do Dia Inter...

Município da Chamusca atr...

Município de Azambuja dá ...

AS PISCINAS MUNICIPAIS DO...

Chamusca recebe “Rua das ...

MERCADONA ABRE HOJE LOJA ...

Requalificação de Arruame...

Galeria Municipal do Entr...

Recolhas gratuitas de lix...

Município de Santarém mar...

Entroncamento vai ter cur...

Cineteatro da Chamusca re...

Município de Santarém apo...

REI E RAINHA DAS VINDIMAS...

Entroncamento realiza Tor...

Município de Azambuja vol...

“Artéria” – Programa de A...

Candidaturas abertas para...

VI Festa do Emigrante

Município de Azambuja com...

Já avançou a empreitada d...

Programa de Voluntariado ...

SUSPENSÃO NO ABASTECIMENT...

Associação Cultural e Rec...

AZAMBUJA: Empreitada de R...

Recolha de Sangue e Dador...

Assembleia Municipal apro...

CÂMARAS MUNICIPAIS DO CAR...

tags

todas as tags

arquivos

Agosto 2022

Julho 2022

Junho 2022

Maio 2022

Abril 2022

Março 2022

Fevereiro 2022

Janeiro 2022

Dezembro 2021

Novembro 2021

Outubro 2021

Setembro 2021

Agosto 2021

Julho 2021

Junho 2021

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Junho 2020

Maio 2020

Abril 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Julho 2019

Junho 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

DIRECTOR/rRESPONSÁVEL: António Centeio
Rua do Jardim, 2090-078 Alpiarça Telemóvel: 933 088 759
subscrever feeds