NOTICIAS DO RIBATEJO EM SUMARIO E ACTUALIZADAS PERIODICAMENTE - "A Imparcialidade Na Noticia" - UMA REFERÊNCIA NA INFORMAÇÃO REGIONAL -
Segunda-feira, 5 de Março de 2018
TEMAS DE SAÚDE: Exercicio fisico e gravidez

ANTONIETA

Por: Antonieta Dias (*)

 

 

Exercicio fisico e gravidez

 

 

O desporto representa por si mesmo e pelas suas múltiplas facetas, uma situação favorecedora da saúde. Ninguem põe em duvida os efeitos positivos que a pratica desportiva proporciona. O interesse cada vez maior pelo desporto tem feito com que o número de praticantes tenha vindo a aumentar consideravelmente.

No contexto atual praticar desporto é uma rotina quase obrigatória, havendo um número  cada vez maior de praticantes amadores e profissionais. A idade de inicio da pratica desportiva surge cada vez mais precocemente..

Os diferentes tipos de atividade desportiva impõem exigências variáveis aos desportistas que a praticam.

As exigências que diariamente são pedidas sobretudo aos atletas de elite para atingirem bons resultados, passam necessariamente por um aperfeiçoamento das técnicas, por  um número maior de horas de treino, por um aquecimento adequado, por um programa de treino e de competição intensiva, por uma ingestão suficiente de líquidos, por uma alimentação completa e variada por uma boa higiene geral (repouso, sono, abstenção de álcool). Apesar de uma constante melhoria das técnicas de treino e dos equipamentos ninguém fica imune ao risco de lesões.

Por melhor que sejam as qualidades pessoais do atleta, mesmo que a sua preparação técnica  seja excelente, o sucesso desportivo pode não ser atingido se durante a sua prática desportiva ficar lesionado.

O nosso papel será atuar a nível da prevenção. Divulgando medicas preventivas eficazes, a fim de impedir o aparecimentos de lesões.

A evidência científica demonstra claramente que a prática de exercício físico  na gravidez melhora a qualidade de vida, promove o bem estar mental, físico e social da grávida.

É uma prioridade para os especialistas de medicina desportiva incentivarem e recomendarem a manutenção da pratica desportiva durante o período gestacional.

A prática de estilos de vida saudável funciona como um dos mais importantes benefícios na prevenção das doenças.

A atividade desportiva a desenvolver pela grávida tem de ser compatível com o seu estado psicofisiológico para lhe proporcionar segurança e conforto.

O Exame de aptidão médico desportiva deverá ser realizado logo que a mulher engraviad, para permitir que o exercício físico que irá praticar seja seguro para a mãe e para o feto  e para que a mulher usufrua  de um verdadeiro beneficio desde o inicio da concepção.

São imensos os benefícios resultantes da prática desportiva, porém antes de iniciar a sua atividade, neste período tão especial da sua vida, a grávida necessita de efetuar uma avaliação  rigorosa e detalhada  do seu  estado de saúde  que deverá ser realizada por um especialista de medicina desportiva , complementada pela avaliação  do seu obstetra que a irá acompanhar durante o período gestacional, cujas recomendações são fundamentais para que o desenvolvimento fetal e a estabilidade física e psicológica da grávida não sejam prejudicadas.

Estas avaliações são obrigatórias e fundamentais  pois permitem fazer a transmissão dos conselhos e das recomendações mais importantes para que as orientações e sucessivas adaptações periódicas durante as várias fases da gravidez sejam enquadradas e contextualizadas de acordo com a especificidade do seu histórico clínico, da antecipação da prevenção  de eventuais  complicações (por exemplo risco de placenta prévia, hemorragias do 1.º 2.º ou 3.º trimestre da gravidez), bem como no controlo de patologias crónicas p´revias designadamente a existência de uma diabetes, patologia cardiovascular, endócrina, hipertensão arterial ou outras. 

Sem dúvida, que  a regularidade do desporto durante a gestação tem imensas vantagens, sendo um investimento essencial para a mulher, uma vez que para alem de aumentar os níveis de energia, diminui o excesso de peso, as insónias e previne do risco de desenvolver uma diabetes gestacional.

As desportistas têm ciclos na sua vida, designadamente  durante a gravidez, que necessitam de adaptabilidade funcional na execução de determinados exercícios que terão de executar

Praticar exercício físico durante a gravidez aumenta os níveis de e energia, previne o excesso de peso e diminui o risco de diabetes gestacional entre outras vantagens
Palavras chave: gravidez e exercício físico, benefícios do exercício físico na gravidez , tipos de exercício físico aconselhados na gravidez
Os benefícios da atividade física durante os meses da gravidez são muitos e vale a pena o esforço inicial
Antes de começar
Em primeiro lugar consulte o Obstetra para receber os conselhos e determinar as eventuais adaptações tendo em conta o contexto da sua história clinica e das possíveis complicações designadamente diabetes não controlada, hipertensão arterial , patologia cardio vascular , placenta previa ( inserida perto do colo do útero
Destinada a avaliar a possibilidade de executar exercício físico seguro para a grávida e para o bebe

 

A atividade física esta normalizada na atleta de alta competição e tem de ser entendida como parte integrante de um ciclo de regular da sua vida diária.

Todavia, poderá haver necessidade de fazer algumas adaptações  nas várias modalidades e designadamente na  execução de certos exercícios para não perturbar as mudanças fisiológicas que a gravidez gera na mulher.

Sem dúvida que a gravidez origina na mulher alterações fisiológicas e psicologicas

Sem duvida que a pratica do exercício físico contribui para melhorar o bem estar e o conforto da atleta, que necessita de manter a sua atividade de forma regular.

É óbvio que o primeiro patamar de decisão passará pela observação e orientação do obstetra que deverá ser o primeiro profissional médico a dar o seu contributo na manutenção do exercício.

Apesar de todas as atletas gravidas vivenciarem uma situação comum, nem todas reagem da mesma forma, pelo que as adaptações terão que ser individualizadas de acordo com a modalidade praticada e com as características da atleta.

Em todas as circunstâncias temos que manter o beneficio do exercício físico, com as recomendações adequadas para cada uma das atletas.

Todos sabemos que a pratica do exercício físico é um fator de equilíbrio emocional e físico na gravida, aumentando o seu bem estar e mantendo-a ativa.

Um estilo de vida sedentário diminui a massa muscular, origina um aumento excessivo de peso durante a gravidez, aumenta o risco de desenvolver diabetes gestacional e pré- eclampsia, desenvolvimento de varizes, aumento das queixas físicas como dispneia e lombalgias resultantes das mudanças físicas que ocorrem durante a gravidez e uma menor adaptação psicológica a este período único na vida da mulher.

O exercício melhora o controlo glicémico em gravidas com diabetes gestacional e pode ter um papel importante na sua prevenção

Evidencias sugerem um efeito protetor  da doença coronária, osteoporose, hipertensão, redução do risco de cancro do colon e provavelmente do cancro da mama e redução da percentagem corporal de gordura.

Naturalmente que o esforço corporal excessivo não é recomendável para a grávida, havendo por isso algumas restrições durante o período de gestação não só no que concerne a determinadas modalidades desportivas ou /e determinados exercícios  que possam ser executamos com mais violência e/ou agressividade  como sejam os desportos de elevado risco que possam induzir traumatismo abdominal nos quais se inclui o salto de trampolim, o esqui náutico ou alpino, o parapente, a escalada, a patinagem  ou o alpinismo

  Se é certo que o beneficio é muito superior ao risco, por vezes  temos  de ponderar a necessidade de interromper a atividade temporária das atletas, designadamente nos casos em que exista uma hemorragia genital, atraso do crescimento intrauterino, rutura prematura de membranas  e em todos os nalguns  casos em que existam comorbilidades que  possam  interferir com o desenvolvimento fetal.

Definir uma estratégia com linhas programáticas bem definidas e estruturadas de forma a satisfazer a motivação da atleta e de todo o fenómeno desportivo é uma exigência do seu bem estar e satisfação pessoal conduzindo inevitavelmente ao sucesso.

Todavia é certo que o parecer do medico obstetra é fundamental para dar as orientações que considere mais importantes para o caso em apreço.

A alimentação deve ser uma prioridade na gravida sendo que o grau de exigência na seleção de alimentos  numa atleta de alta competição tem que está gravida deve ser realizada com maior rigor.

Um estudo efetuado sobre a percentagem de atletas de alta competição que usam suplementos alimentares realizado pelas faculdades de Desporto e de Ciências da Nutrição da universidade do Porto, que abrangeu 304 atletas das várias modalidades (râguebi, triatlo, natação, judo, ciclismo, ginástica atletismo, esgrima, basebol, andebol, boxe, natação, basebol) revelou que 66% dos atletas  de alta competição usam suplementos alimentares, dos quais os mais utilizados são os polivitaminicos, o magnésio, as proteínas e as bebidas desportivas..

A atleta gravida deve estar esclarecida sobre o tipo de exercício que pode praticar, frequência. Duração e intensidade, não só durante o período da gestação como no pós parto. 

Se a gravidez decorre de forma natural, a atleta deve ser estimulada a manter o exercício  físico, podendo em casos pontuais de adaptar o  programa de treino.

Se a gravidez é de risco, deve ser feito um exame de avaliação medico desportiva, rigoroso destinado a  ajustar os exercícios mais indicados para evitar prejudicar a mãe ou o feto.

A  resposta ao exercício na mulher gravida vai depender do impacto  que as alterações fisiológicas e psicológicas provocam na mulher.

Tendo em conta o aumento ponderal que  a mulher adquire durante a gravidez, não podemos excluir uma maior probabilidade de inaptidão para a modalidade pois o excesso de peso irá de certeza interferir na execução .

Durante o período de gravidez  o metabolismo glicídico altera-se  podendo levar nalguns caos a situações de hipoglicemia em jejum e hiperglicemia pós-prandial .

Constatamos que os níveis de insulina aumentam , todavia no terceiro trimestre  há um aumento de resistência à insulina.

As atletas gravidas correm o risco de fazerem hipoglicemias pelo que se aconselha que tenham uma alimentação  com mais calorias  e das redução  do tempo de exercício, sendo no máximo 45 minutos.

Para além das alterações metabólicas  o volume de sangue circulante aumenta , havendo por isso necessidade de uma monitorização permanente ao exercício  para não criar problemas.

Existe  alguma evidencia  que comprova  que a atividade  física na gravida reduz as insónias, melhora

Os exercícios mais adequados  são os de intensidade moderada, natação ou caminhada ou corrida  reduzem a duração do trabalho de parto e o risco de complicação do mesmo.

 

As gravidas devem evitar os desportos  violentos e todos os  exercícios com risco de trauma ou queda

Contra-indicações a pratica do exercício físico

Segungo a  ACOG

CONTRA-INDICAÇÕES Absolutas são.

Doença cardíaca

Doença pulmonar restritiva

Colo uterino incompetente

Gestação múltipla com risco de parto pré-yermo,

Hemorragia persistente durante o segundo e treceiro trimestre

Placenta previa apos as 26 semanas de gestação

Trabalho de parto prematuro durante a atual gestação

Rutura de membranas

Hipertenção gestacional

Segundo a ACOG as contra-indicações relativas são

Anemia severa (Hg§100g/l,

Arritmia cardíaca materna não avaliada,

Diabetes de tipo I mal controlada,

Obesidade morbida (IMC maior que 40),

Magreza excessiva (IMC  menor que 12);

Historia de um estilo de vida extremamente sedentário ;

Restrição de crescimento intra-uterino na gravidez atual;

Hipertensão /pré-eclâmpsia mal controlada ;

Limitações ortopédicas;

Doença convulsiva mal controlada :

Doença tireoideia mal controlada ;

Fumadora pesada (mais de 20 cigarros dia )

 

Sinais de alerta –suspender o exercício físico durante a gravidez

Segundo o ACOG os sinais de alerta são:

Hemorragia vaginal;

Dispneia após o esforço;

Tonturas;

Cefaleias ;

Dor torácica;

Fraqueza muscular;

Dor ou edema dos tornozelos (diagnostico diferencial de tromboflebite deve ser tido em consideração );

Trabalho de parto prematuro ;

Diminuição dos movimentos fetais

Perda de líquido amniótico.

Longo vai o tempo em que as gravidas eram aconselhadas a interromper o exercício físico, devido ao fato de se pensar que proporcionava um risco de abortamento e de parto prematuro, todavia desde há cerca de trinta anos que se pensa de forma diferente .

Segundo as recomendações de 2011 na Sports Medicine  demonstram evidencia para os programas de exercício fisíco  de intensidade progressiva  com duração e frequência   harmoniosos, equilibrados de forma a estabelecer potenciais  benefícios e evitar os malefício.

A prescrição do exercício físico de deve ter em conta o estado de saúde da gravida para poder programar e adaptar o exercício adequado

Tipos de exercício

Em suma,

São muitos os benefícios que a gravida recebe com a pratica do exercício físico, designadamente  a diminuição da fadiga, varizes e edema das extremidades

A evidência científica demonstra que a pratica do exercicio físico na gravidez melhora a qualidade de vida, promove o bem estar mental , físico e social e gera um
Estilo de vida saudável sendo por isso recomendado e incentivado pois é benéfico em qualquer ciclo

 

(*) Prof.ª Doutora na Faculdade de Medicina do Porto



publicado por Noticias do Ribatejo às 10:41
link do post | favorito

Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

pesquisar
 
Agosto 2022
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


posts recentes

...

Torneio de Sueca do Conce...

Comemorações do Dia Inter...

Município da Chamusca atr...

Município de Azambuja dá ...

AS PISCINAS MUNICIPAIS DO...

Chamusca recebe “Rua das ...

MERCADONA ABRE HOJE LOJA ...

Requalificação de Arruame...

Galeria Municipal do Entr...

Recolhas gratuitas de lix...

Município de Santarém mar...

Entroncamento vai ter cur...

Cineteatro da Chamusca re...

Município de Santarém apo...

REI E RAINHA DAS VINDIMAS...

Entroncamento realiza Tor...

Município de Azambuja vol...

“Artéria” – Programa de A...

Candidaturas abertas para...

VI Festa do Emigrante

Município de Azambuja com...

Já avançou a empreitada d...

Programa de Voluntariado ...

SUSPENSÃO NO ABASTECIMENT...

Associação Cultural e Rec...

AZAMBUJA: Empreitada de R...

Recolha de Sangue e Dador...

Assembleia Municipal apro...

CÂMARAS MUNICIPAIS DO CAR...

tags

todas as tags

arquivos

Agosto 2022

Julho 2022

Junho 2022

Maio 2022

Abril 2022

Março 2022

Fevereiro 2022

Janeiro 2022

Dezembro 2021

Novembro 2021

Outubro 2021

Setembro 2021

Agosto 2021

Julho 2021

Junho 2021

Maio 2021

Abril 2021

Março 2021

Fevereiro 2021

Janeiro 2021

Dezembro 2020

Novembro 2020

Outubro 2020

Setembro 2020

Agosto 2020

Julho 2020

Junho 2020

Maio 2020

Abril 2020

Março 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Julho 2019

Junho 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Fevereiro 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

DIRECTOR/rRESPONSÁVEL: António Centeio
Rua do Jardim, 2090-078 Alpiarça Telemóvel: 933 088 759
subscrever feeds