A Juventude Socialista saúda a postura deste executivo, pela solidariedade e apoio que tem tido para com os jovens tomarenses. É com enorme agrado que a JS Tomar vê as suas propostas e visões para o concelho de Tomar, tomarem “força e vigor”, algo que teimava em não acontecer no passado com o anterior executivo camarário!
A implementação do Orçamento Participativo (OP) tem um especial "sabor" pois, para além da promoção e estimulo ao ativismo social, cidadania e de ser um excelente mecanismo para o fomento da democracia local. Trata-se verdadeiramente de uma bandeira nossa, da JS Tomar. Esta é uma das várias propostas da campanha da Juventude, que foram introduzidas no programa autárquico e que nos permitiram ganhar a Câmara Municipal de Tomar num projeto liderado por Anabela Freitas.
Para compreender o presente e o futuro é importante não nos esquecermos do passado. Por isso relembramos assim com fotografia o debate promovido em Maio de 2012, sobre este tema, no mandato de 2011-2013, liderado pelo atual coordenador da JS Tomar Nuno Ferreira. Nele traçamos os principais entendimentos para a construção do modelo aplicado à realidade de Tomar, através do debate de ideias com o Rui Barreiro, ex-presidente da Câmara de Santarém e ex-Secretário de Estado, Hugo Costa que no momento era líder da JS Ribatejo e Anabela Freitas, atual presidente de câmara. Notamos que o (OP), foi aprovado em Assembleia Municipal por posposta conjunta da JS-PS/BE, mas que o anterior executivo desconsiderou.
Por fim, salientamos também a importância da atividade associativa do concelho, como uma expressão máxima da solidariedade, interajuda e dinâmica de qualquer autarquia, assim felicitando novamente o atual executivo pelo apoio dado ao tecido associativo (que triplicou 329% face ao ano anterior), assim como, o “Cartão Jovem Municipal” que agora assume um verdadeiro “dinamismo funcional”, diversificado e adaptado aos seus futuros utilizadores. As propostas das outras forças partidárias foram tidas em conta, como o alargamento do horário da biblioteca, uma bandeira da Juventude Popular de Tomar que também não foi esquecida e que muito contribuirá para a utilização dos nossos estudantes e utilizadores.
Hoje com Anabela Freitas, os Tomarenses tem um Horizonte, um Futuro um Rumo!