É já no dia 1 de Junho que começa mais uma edição da Feira do Livro de Tomar. Como vem sendo hábito desde há dois anos, o certame decorre no Pavilhão Municipal, aproveitando a realização simultânea, em parte dos dias, da Semana da Criança e do Ambiente, para chegar a um público mais alargado e promover a leitura junto dos mais novos.
Balizada por duas datas relevantes, o Dia Mundial da Criança e o Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas, a feira prolonga-se de 1 a 10 de Junho, abrindo diariamente às 10 horas da manhã e fechando às 22. As excepções ocorrem apenas nos últimos dias, em que o encerramento será à meia-noite na sexta, 6, sábado, 7 e segunda, 9 e às 20 horas a 10 de Junho.
A presença de autores vai mais uma vez ser um dos pontos altos do certame, estendendo-se ao longo de praticamente todos os dias. O grande destaque vai para Simone de Oliveira, que virá apresentar o seu livro “Força de viver”, lançado no final do ano passado, na tarde de sábado, dia 7 de Junho.
Na noite do mesmo dia, outra figura bem conhecida, o jornalista João Fernando Ramos, estará também presente para falar da sua obra “D. João I, o pai da Ínclita Geração”. Ainda antes, logo a abrir a Feira, na tarde de 1 de Junho, outra jornalista, Joana Reis, estará também presente no certame.
Ao longo da semana, por ali irão passar vários outros autores. Na segunda-feira, dia 2, e especialmente para os mais novos, Maria José Venâncio, com o seu “As palavras como bichinhos de estimação”. Na terça, 3, Cristiano Gandra, a propósito de “Fases da Lua - influência sobre plantas e animais - sabedoria popular e conhecimento científico”. Na quarta, dia 4, será a vez de João Soares, que lançou recentemente o livro de poesia “Paixão Amor”. Na quinta, dia 5, Manuela Ribeiro estará presente em mais uma sessão especialmente dedicada às crianças. E o mesmo acontecerá dia 9, segunda-feira, com Luísa Lobão Moniz.
De fora não poderiam ficar os escritores tomarenses, que têm tido sempre um lugar especial reservado na programação da Feira. Desta vez, haverá oportunidade para o lançamento da primeira obra de um novo autor, Nuno Feijão, que decorrerá na noite de 6 de Junho, sexta-feira.
O programa, que ainda não está fechado, será complementado com ateliers e outros momentos de animação. Outra novidade deste ano é a presença de diversas associações de pais do concelho, que terão tendinhas nas imediações do Pavilhão e ajudarão a dinamizar a iniciativa.
Organizada conjuntamente pelo Município de Tomar e pela Livraria Nova, a iniciativa dará acesso a milhares de livros das melhores editoras nacionais a preços bem convidativos.