Este sábado, 12 de abril, pelas 18h00, é apresentado o livro “Viver e resistir no tempo de Salazar” na Biblioteca Municipal de Vila Franca de Xira. A apresentação está incluída no ciclo “Histórias de Vida / Vidas com história” e contará com a presença das autoras, Alice Samara e Raquel Henriques
A sessão será complementada com uma performance de Paulo Renato Rodrigues (voz) e Fernando Marques(viola), dedicada a autores que cantaram a resistência à ditadura do Estado Novo, com o título "As portas que abril abriu".
O livro "Viver e Resistir no Tempo de Salazar" nasceu da recolha de histórias de vida através de várias entrevistas que ajudaram a compor um quadro mais completo, abrangente e pessoal do que foi viver no tempo de Salazar, viver em tempos que para muitos foram de silêncio e de medo, mas também de luta e de coragem. E, em certo sentido, de esperança.
As autoras:
- Maria Alice Samara, Doutorada em História Institucional e Política (FCSH/UNL). Investigadora do Instituto de História Contemporânea.
- Raquel Pereira Henriques, Doutorada em História Cultural e das Mentalidades Contemporâneas (FCSH/UNL). Professora Auxiliar Convidada na Universidade Nova de Lisboa. Investigadora do Instituto de História Contemporânea.
Município assinala “Dia Internacional dos Monumentos e Sítios”
Sob o tema Lugares de Memória realizam-se este ano em Portugal, de 12 a 20 de abril, as comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Esta comemoração tem como objetivo sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para o esforço envolvido na sua proteção e valorização. Tal como em anos anteriores, o Município de Vila Franca de Xira, vai associar-se a estas comemorações, com o seguinte programa de atividades:
As visitas, gratuitas, carecem de marcação prévia, junto do Serviço Educativo do Museu Municipa