As apresentações finais das peças de teatro da 21.ª edição dos Aprendizes do Fingir, levadas à cena pelos Núcleos de Teatro das escolas do Concelho participantes, vão decorrer nos dias 15 e 16 de maio, a partir das 15 horas, no Ateneu Artístico Vilafranquense.
Com esta iniciativa, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira pretende incentivar os alunos do Concelho a desenvolver o gosto pelo teatro e pela arte da representação, partilhando essa experiência, não só no espaço escolar, mas também em espaço extraescolar, culminado com a apresentação à comunidade do trabalho desenvolvido.
Nesta edição participam sete escolas (Escola Básica Soeiro Pereira Gomes, Escola Básica do Bom Sucesso, Escola Básica D. António de Ataíde, Escola Secundária de Gago Coutinho, Escola Básica de Vialonga, Agrupamento de Escolas do Forte da Casa e Escola Básica Pedro Jacques de Magalhães) que vão desde o 2.º ciclo do Ensino Básico ao Secundário, cujas apresentações incluem momentos de comédia, música, dança, com espaço para uma abordagem aos grandes clássicos como “O Auto da Barca do Inferno” e “Amor de Perdição”, entre outras vivências.
Este momento vem tornar público todo o trabalho e empenho de alunos e professores, que no último ano letivo trabalharam para levarem à cena uma peça de teatro, que, em conjunto com todas as atuações, oferecem uma tarde onde reina o espetáculo, onde se fomentou a formação da artística e crítica dos jovens, enfim na qual se promoveu a Cultura em geral.